7 vantagens de ter uma cozinha-corredor

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

7 vantagens de ter uma cozinha-corredor

Fernanda Maranha—homify Fernanda Maranha—homify
 Kitchen by ARQ_IN , Modern
Loading admin actions …

Atualmente, especialmente nas plantas de apartamentos menores, é muito comum ter cozinhas estreitas, e nestes casos a melhor opção é optar pelo layout da cozinha em estilo corredor, ou seja, dispondo os móveis e eletrodomésticos em apenas um lado do ambiente.

Se você pretende optar por este design em sua cozinha, veja algumas vantagens deste modelo e ainda se inspire com algumas imagens maravilhosas de cozinhas do tipo corredor.

1. Facilita a circulação

Quando todos os móveis e eletrodomésticos estão de um lado só, fica mais fácil circular pela cozinha, seja ela grande ou pequena. Você não terá nada no meio do caminho te atrapalhando e até visualmente acaba criando uma cozinha mais livre e clean.

2. Economiza espaço

Se esta disposição facilita a circulação, em cozinhas pequenas ou muito estreitas ela ainda economiza espaço, justamente por não ter nada no meio da cozinha.

Ter tudo de um lado só ainda dá uma maior sensação de unidade e te possibilita a explorar a cozinha em um sentido vertical, instalando armários ou prateleiras na parte superior, por exemplo, te dando maior espaço livre.

3. Facilita o fluxo de trabalho

Quando a geladeira, a pia e o fogão estiverem um do lado do outro, o seu trabalho fica mais fácil ao cozinhar, basta dar alguns passinhos para o lado e ter as tudo ao seu acesso.

Lembre-se de colocá-los nessa ordem, já que geladeira e fogão lado a lado não é recomendável. Geralmente, abaixo e acima da pia, ainda ficam armários e gavetas, que também facilitam o trabalho por ter todos os itens sempre à mão.

4. Iluminação

Uma cozinha-corredor deixa a instalação de iluminação mais fácil. Se a iluminação for artificial, você pode focar ela apenas para este lado do ambiente, em que você vai focar o trabalho de cozinhar ou lavar as louças por exemplo.

Já se tiver a opção de desfrutar de iluminação natural em sua cozinha, como na imagem acima, também é muito mais cômodo. Com apenas algumas janelas, instaladas em uma das paredes, você consegue uma bela iluminação direcionada para trabalhar durante o dia.

5. Decoração de paredes

Está na moda ter a faixa de parede entre a parte de baixo – pia e fogão – e os armários superiores com uma cor marcante ou azulejos, como o da foto acima. E essa decoração de paredes destaca o local.

Como, nesse fomato, uma parede concentra toda a cozinha, ela ser destacada acaba sendo mais interessante ainda.

6. Perfeito para uma cozinha americana

Outro formato de cozinha bastante em alta é a cozinha americana, no qual ela é integrada com a área social, na maioria das vezes, separada da sala apenas por um balcão.

É possível aliar muito bem estes dois tipos de cozinha: americana e corredor. Ao colocar os móveis e eletrodomésticos de um lado, o outro fica disponível apenas para o balcão, como no exemplo acima.

7. Integrando a área de serviço

Outra opção para se integrar na cozinha-corredor, especialmente se seu apartamento for pequeno, é uma área de serviço. Com uma máquina, um tanque e um espaço para varal ao fim da cozinha, você acaba criando outro cômodo no fim de seu corredor.

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!