12 erros de cozinha que todos cometemos, mas devemos evitar

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

12 erros de cozinha que todos cometemos, mas devemos evitar

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
 Built-in kitchens by Grange México,
Loading admin actions …

Se lhe disséssemos que, possivelmente, cometeu alguns erros no design da sua cozinha, talvez não acreditasse. Mas, quando vir a nossa lista sobre os erros comuns encontrados neste espaço, acabará por admitir que cometeu um ou outro. Felizmente, pode recorrer à ajuda de um designer de cozinhas que saberá tirar partido do espaço da melhor forma. Todavia, se tiver que planear tudo sozinho, então vale a pena ler este artigo para ter em conta estas questões.

1. Não pensar bem no tipo de chão

Ao prestar muita atenção aos armários, se calhar está a negligenciar outro ponto importante: o chão! Ao deixar o chão para o fim, corre o risco de ver a sua escolha de materiais reduzida, assim como de cores. Pense nele desde o início para o fazer sobressair.

2. Misturar mal as cores

Já todos nos entusiasmámos e tentámos combinar cores que, na realidade, não funcionam juntas. Antes de pôr mãos à obra, defina com cautela a paleta cromática do espaço. Peça amostras e coloque as cores lado-a-lado para ver se ficam bem e depois atribua-as a cada elemento—armários, chão, electrodomésticos, ornamentos de decoração, etc.

3. Não pensar no tecto

Tal como o piso, o tecto ocupa uma boa parte do espaço, pelo que não o pode ignorar. Pense para além das cores. Foque-se também no tipo de revestimentos que pode usar para o cobrir, na volumetria e na iluminação.

4. Descurar os detalhes funcionais

Se pensar apenas na parte estética, vai acabar por se esquecer que, acima de tudo, a cozinha deve ser funcional. Lembre-se dos porta-utensílios, dos frisos para as gavetas deslizarem, dos ganchos para pendurar panos, entre outras coisas.

5. Pensar na ilha de cozinha por último

Se sempre quis uma ilha de cozinha, deve planear como a vai inserir no espaço logo à partida. Juntar uma ilha depois de estar tudo concluído pode fazer com que esta fique um pouco deslocada e em pouca harmonia em relação aos restantes. Pelo contrário, se o fizer logo no início, ela surgirá naturalmente na área.

6. Fazer más escolhas de materiais

Não nos passa pela cabeça que vá escolher maus materiais, mas pode fazer escolhas menos acertadas em relação à conjugação entre eles. É fácil ficarmos obcecados com a ideia de um tampo em mármore, sem verificar se este fica bem com os armários, por exemplo. 

7. Não pensar em quem vai usar mais o espaço

Ao projectar uma cozinha, não perca o foco no que diz respeito ao uso do espaço. Alguns elementos, como a altura do balcão, podem ter que ser personalizados. Também deve pensar no estilo de pratos que cozinha para determinar os electrodomésticos de que precisa (se fizer muitos assados, precisa de um bom forno; se tem o frigorífico sempre cheio, este deve ser grande; etc.).

8. Não ter toques pessoais

Numa tentativa de ir ao encontro de uma estética moderna, as pessoas têm vindo a optar por tons neutros, mesmo quando preferem cores mais ousadas. Não se esqueça que é a SUA casa e por isso os toques pessoais são essenciais. Divirta-se com a decoração.

9. Ficar satisfeito com maus azulejos

Colocar azulejos é uma tarefa que não parece nada difícil, mas quando são mal colocados ou têm má qualidade, o resultado pode ser desastroso. Azulejos desiguais e linhas tortas são alguns dos erros que podem ocorrer ao aventurar-se sozinho nesta labuta. 

Leia o nosso artigo sobre a importância dos azulejos na cozinha.

10. Não pensar no valor das prateleiras

As prateleiras podem-lhe parecer ultrapassadas, sobretudo agora que as cozinhas são tão adaptáveis e têm armários por todo o lado. Mas, adoramos um conjunto de prateleiras. São leves e oferecem uma boa área para armazenar ou colocar objectos de decoração.

11. Assumir que o minimalismo não serve para si

Muitas pessoas acham que o minimalismo não é para elas porque têm casas cheias de gente, mas nós não concordamos. Começar com pouco e manter os balcões livres de desordem fará com que possa desfrutar de uma área de trabalho ampla e convidativa. Vai adorar o espaço que tem disponível!

12. Não manter a cozinha limpa

O maior erro de todos—e já todos o cometemos—é não manter a cozinha sempre limpa. Não se trata de ser preguiçoso, mas sim de, por vezes, não termos tempo e permitirmos que outras actividades levem a melhor. Leve o seu tempo para fazer limpezas regulares na cozinha, assim como arrumações de fundo.

 Houses by Casas inHAUS,

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!