De armazém de sal a magnífico restaurante

Maria Miranda—HOMIFY Maria Miranda—HOMIFY
Restaurante Salpoente, GAAPE - ARQUITECTURA, PLANEAMENTO E ENGENHARIA, LDA GAAPE - ARQUITECTURA, PLANEAMENTO E ENGENHARIA, LDA Commercial spaces
Loading admin actions …

Hoje falamos-lhe de Aveiro. É uma cidade conhecida vulgarmente como a ''Veneza Portuguesa'', a verdade é que a paisagem desta cidade está muito influenciada pela presença da magnífica ria e até pela proximidade ao mar.

Esta posição relativamente a um contínuo de água salobra, influenciou também as ocupações humanas ao longo dos tempos e deste modo, a própria arquitectura. Em Aveiro fazia-se, e ainda hoje se faz a extração de sal, nas salinas. O homify 360º de hoje mostra-lhe dois armazéns de sal que se transformaram num magnífico restaurante de padrões de grande qualidade.

O projecto é da autoria do gabinete GAAPE, de Aveiro , que conta com uma experiência já de mais de 30 anos e está vocacionado para arquitectura, decoração e design, e conta já com vários projectos nesta zona.

Não é todos os dias que lhe damos a conhecer este tipo de espaços, conheça estes interiores porque vale a pena! Uma reconversão que respeita o passado e traz para o presente, com grande requinte, este espaço de restaurante.

Armazém de sal

Eram 2 antigos armazéns de sal, inseridos num conjunto em vias de classificação como bens imóveis de interesse cultural, na sua origem totalmente em madeira, com telhados de duas águas em telha cerâmica tradicional. 

O projeto, manteve os edifícios iguais, no seu exterior, com o seu ripado de madeira caraterístico, propondo as alterações para a sua união como um espaço único, no seu interior. 

O objetivo, segundo o GAAPE foi conferir características idênticas aos dois espaços, uniformizando as cores das traves e do forro do teto, o soalho de madeira, os mezaninos e escadas idênticas, criando uma imagem que harmoniza os dois antigos palheiros, num todo em que se lê o diálogo do antigo com o novo

Recepção

Ao entrar no edifício, com um aspecto de bonito armazém renovado, vai ficar totalmente surpreendido. 

Na recepção é possível entender o estilo requintado e o conforto deste restaurante. O chão de madeira, a iluminação cautelosamente disposta para criar um ambiente muito especial.
A própria escolha do mobiliário, também contribui muito para este look.

Seja o colorido balcão, em cores quentes , a bonita porta de correr em madeira com perfurações horizontais que permitem uma certa transparência ou mesmo os quadros na parede, peça que confere sempre muita personalidade a um espaço e que neste restaurante estão bastante presentes e estimulam o observador. Todos os elementos formam este magnífico ambiente de cores quentes que transmitem a sensação de conforto em que em simultâneo não falta elegância.

Espaço balcão

Repare no balcão corrido com uma calha de iluminação, um elemento com muito charme.

A madeira foi um material muito utilizado, quer nas cadeiras e o chão.  O elemento maciço ao fundo em aço corten, é um vão de escadas de acesso para uma sala superior, mais reservada.  

O espaço de sofás parece inacreditávelmente confortável, como se de uma verdadeira sala de estar se tratasse, um espaço muito acolhedor enquanto aguarda por chegar ao espaço seguinte…

Também o tecto, um elemento a que não vai ficar indiferente, mantém a estrutura que corresponde à que existiria no passado mas restaurada e  super bem integrada neste espaço, lembrando-nos da bonita história que conta este edifício.

Conheça outros espaços de restauração aqui!

Sala principal

A sala principal é magnífica! 

Um espaço amplo que pode servir vários grupos de pessoas ou simplesmente um grande acontecimento coletivo.

O chão é em madeira e a estrutura do tecto continua bem evidente, quanto à decoração mantém-se a aposta nas cores quentes, usando o amarelo e o vermelho pontualmente, dando uma leitura de conjunto e ritmo ao espaço.

As estruturas de iluminação formadas por arcos são super originais e inspiradoras.

Se reparar, também daqui é visível uma sala que se encontra num nível superior.

Sala reservada

Este espaço mantém o traçado e todos os elementos decorativos da sala que vimos anteriormente, mas é um espaço a uma cota superior e um espaço mais pequeno, mais reservado, para jantares mais íntimos ou grupos de empresas, etc…

No tecto estão duas pequenas clarabóias que permitem a entrada de luz natural durante o dia.

Sala de jantar

Esta sala é ''a cereja no topo do bolo'', muito requintada e íntima. Tem apenas uma mesa redonda, para um grupo de pessoas, para celebrar um acontecimento importante por exemplo. 

O conforto é garantido pelas cadeiras vermelhas e o candeeiro, também redondo no topo é uma peça com muito charme que confere a este espaço todo o encanto.

Veja ideias para cadeiras e mesas em restaurantes, dos mais variados estilos.

Algumas peças decorativas deste espaço são também muito especiais, como é o caso do globo e do magnífico armário colorido que vê do lado esquerdo uma referência do design de mobiliário português.

Por fim, este foi um armazém muito bem aproveitado, fruto de uma requalificação bem conseguida que transforma um armazém de sal num restaurante de referência a nível nacional.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine