Camas com dossel para se apaixonar!

Rafaela Maia Rafaela Maia
homify Modern Bedroom
Loading admin actions …

A cama com dossel é um item  da decoração que exala muito luxo e requinte para o cômodo. Mas além disso é um acessório útil que traz conforto na hora de dormir. A cama com dossel era muito utilizada por reis e rainhas, que além de embelezar os cômodo reais, também servia como proteção contra mosquitos e até contra o frio. Com o tempo, ela foi mudando, ganhando versões modernas e interessantes e hoje, além de embelezar, ela se tornou um item bastante funcional e uma peça interessante, que garante uma linda decoração no quarto.

A cama com dossel geralmente é caracterizada com quatro pilares nas suas extremidades, para que nele, seja aplicado o tecido. Ou também podem ser embutida no teto, na parede ou anexada na própria cama. A armação geralmente é feita em metal ou madeira, mas outros materiais também são utilizados. Um dos tecidos mais utilizados para aplicar no dossel é o voil, que é um tecido leve e transparente, mas também é possível utilizar outros tipos de tecidos, com texturas ou temas diferentes, criando sobreposições com estampas e cores inovadoras. A intenção é que o efeito decorativo seja positivo e favorável ao estilo escolhido, mas é importante que esse tecido seja leve e tenha caimento, para criar um belo visual, aliado ao conforto.

Seja no teto, em conjunto com a cama ou fixada na parede, a cama com dossel é algo que confere ao quarto um charme único na hora de decorar este ambiente tão importante da casa.

Há quem pense que a cama com dossel é um item feminino demais, ou muito clássico. A cama com dossel é facilmente adaptável a qualquer estilo. 

Se surpreenda com esta seleção de camas com dossel e inspire-se para a decoração do quarto!

Suavidade romântica

Para um quarto dos recém casados, nada como apostar em uma decoração leve e romântica na medida certa. Este quarto, projetado em um casa em Jurerê Internacional, assinado pela arquiteta Samara Barbosa, possui decoração minimalista e moderna, com móveis em tons claros e sutis. Aqui, a cama com dossel, é a peça chave na decoração e garante um ar mais aconchegante e perfeito para os pombinhos!

Rústico e natural

A utilização da cama com dossel em ambientes mais rústicos ou com um ar praiano também fica maravilhosa. Neste quarto de casal, a cama possui estrutura com um belo acabamento em madeira bruta. O tecido escolhido para cobrir o dossel, é aplicado por argolas que prendem de um a um sobre as vigas na parte superior da estrutura, funcionando como uma cortina para a cama, transmitindo para o ambiente suavidade e leveza, adicionando fluidez e comodidade para quem descansa. 

Descolada e divertida

Para este quarto, a cama com dossel, ajuda a manter o estilo clássico do cômodo, que conta com elementos coloridos, mantendo uma atmosfera descontraída e simples. A opção por não utilizar tecidos para fazer a cobertura do dossel, é uma aposta mais moderna e irreverente. Este projeto é assinado por Taller Estilo Arquitectura, em uma residência no México

Sensação tropical

Neste quarto, que possui traços fortes e é marcado pelo papel de parede que define o estilo estilo tropical do cômodo, a cama com dossel, se encaixa muito bem, e complementa a decoração despojada e livre. A opção por não utilizar tecido no dossel, também é válida e deixa o ambiente leve e fresco. 

Beleza mística

Este quarto de inspiração palaciana, mostra que o dossel é um componente interessante e que define a decoração do cômodo. Num clima de estilo mediterrâneo, a combinação com tecidos de cores claras e terrosas, que compõem o dossel da cama, intensificam ainda mais o clima mistico do quarto. 

Romantismo moderno

O clima romântico dado pela cama com dossel, encanta este quarto elaborado para a mostra Casa Cor, assinado pela arquiteta Denise Barreto. Os detalhes com tecidos leves e fluidos que caem sobre a cama, trazem uma sensação acolhedora e confortável para este cômodo. O ambiente com estilo moderno, não atrapalha o clima de romantismo, com a harmonia entre as cores dos mobiliários e da iluminação mais baixa, deixam o clima ais envolvente e tranquilo. 

Delicadeza campestre

O quarto de estilo campestre incorpora muitos tons de madeira, cores leves e fluidas, que podem ser utilizados nos móveis e nas peças de decoração. Para transformar seu quarto em uma ambiente aconchegante e com clima da fazenda ou de uma casa de campo, invista em uma cama com dossel.  Como por exemplo, neste cômodo projetado pela arquiteta de interiores Eveline Sampaio, onde o tecido em voil de cor clara, cobre a cama de cima a ponta, fazendo uma cobertura suave e transparente, deixando ainda mais confortável e aconchegante este cantinho do casal. 

Sutileza eclética

Neste cômodo, o objetivo do dossel é somente dar a decoração do quarto de casal, uma característica moderna e contemporânea dentro do estilo desejado. Suspenso por cordas sobre a cama, o tecido no estilo navy (marítimo em inglês) é marcada por listras brancas e azul marinho, e garantem um charme e estilo a mais para o ambiente, formando uma decoração, forte e cheia de personalidade.

Toque asiático

Para quem gosta de uma decoração voltada para o clima asiático, este quarto assinado por Jayesh Archictecs, na Índia, é um belo exemplo de que a cama com dossel, se encaixa perfeitamente e contribui para uma decoração forte e impactante. Com a cama toda trabalhada em madeira, o dossel recebe um acabamento em tecido na cor bege, em suas extremidades, o modelo de cama, faz lembrar uma cama de estilo clássico, mas  neste ambiente ela se integra totalmente ao estilo oriental. O restante da decoração, é incorporada com um mobiliários ricos em detalhes coloridos, nos tons próprios do estilo, que valorizam enriquecem a decoração do ambiente. 

Minimalismo

A cama com dossel também pode integrar facilmente um ambiente moderno, e ser ao mesmo tempo aconchegante. Como neste ambiente, de estilo minimalista, onde os tecidos transpassam presos no teto, caindo sobre a parte frontal da cama, e proporcionam a sensação de privacidade e individualização do ambiente do quarto. Neste caso, o dossel, com tecidos mais firmes, ajudam a filtrar a luz vinda das janelas e equilibrar, tornando um ambiente com iluminação baixa e puro conforto na hora de dormir. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine