Uma linda varanda gourmet em 3D | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Uma linda varanda gourmet em 3D

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Modern Houses by SM Arquitetura e Engenharia Modern
Loading admin actions …

Sonho de consumo de muita gente, uma varanda gourmet é o lugar perfeito onde reunir amigos e familiares para um belo churrasco, regado a cerveja gelada e conversas animadas. O prazer de se estar com as pessoas queridas compensa em muito o custo de construção da área, que pode ocupar um quintal sem uso definido.

No livro de ideias a seguir, mostramos o projeto em 3D realizado pela SM Arquitetura e Engenharia, sediada em Araxá, Minas Gerais. Cada cantinho ganhou função e agrega mais conforto e praticidade ao conjunto, que também prima pela estética moderna e despojada. Dê uma espiadinha nessa varanda gourmet e tenha boas ideias para a sua!

1. Espaço bem utilizado

A ideia do projeto é aproveitar ao máximo o espaço do quintal localizado no fundo da casa, permitindo que a área possa ser utilizada de forma independente da construção principal. Assim, a estrutura é sólida e bem acabada, com ambientes distintos para a área da churrasqueira e bancada de trabalho, bancada de refeições, mesa de apoio, estar externo, estar interno e lavabo. As linhas são puras e simples e os tons, neutros. Um minijardim serve de área intermediária entre a varanda gourmet e a casa. 

2. Telhado sólido e clean

A construção toda recebe uma cobertura sólida com telhas cinza e clean, que tornam o conjunto moderno e bonito. A intenção, é claro, é que a construção seja resistente às chuvas e outras intempéries, o que permite que o espaço da varanda gourmet seja utilizado em qualquer tempo. 

3. Jardim zen

O espaço conta com uma área verde, que pode ser chamada de jardim zen, graças ao minimalismo do seu paisagismo. Ambiente intermediário entre a casa e a varanda gourmet, o jardim conta com grama verdinha recortada por passeios de pedra. Algumas árvores baixas criam áreas de sombra e dão um toque de natureza que rompe com a aridez dos revestimentos de vários tipos.

4. Área gourmet com toques rústicos

A área gourmet propriamente dita mistura elementos bem rústicos, como o forno à lenha feito com tijolos à vista, e outros bem modernos, como as banquetas brancas altas junto à bancada de refeições. Tudo é planejado para que a varanda gourmet comporte todos os eletrodomésticos necessários, além da churrasqueira. Tons neutros como branco, preto, bege e cinza aparecem nas paredes, no piso e no mobiliário, dando um visual limpo ao espaço. Uma pequena mesa complementa a bancada de refeições, permitindo a acomodação de mais pessoas. A estrutura em madeira da varanda gourmet confere aconchego ao ambiente.

5. Jardim vertical no estar externo

Um cantinho simpático é a área de estar externa, localizada no pequeno jardim, onde estão dispostas duas confortáveis poltronas em fibras naturais. Atrás delas, um jardim vertical deixa o espaço mais fresco e mais bonito. Outro detalhe é o pergolado em madeira, que delimita a área. Por sua vez, as paredes vazadas ao lado da área de estar são essenciais para preservar a intimidade, vedando a visão de quem olha da rua. 

6. Home-theater no estar interno

Se a área de preparo de alimentos é toda aberta, voltada à interação entre as pessoas nos diferentes ambientes da varanda gourmet, na parte fechada da construção procura-se privacidade. É o caso do estar interno, que nada mais é do que um home-theater, com mobiliário apropriado para a atividade, como sofás e pufes. Assim, as pessoas podem acompanhar um jogo de futebol, por exemplo, sem se afastar demais da área de refeições e lazer. 

7. Lavabo elegante

E, para tornar total a independência da casa principal, um lavabo simples mas elegante foi pensado. A bancada em madeira torna o espaço acolhedor, enquanto a cuba preta sobreposta confere a ele um certo requinte, Novamente, os tons neutros marcam piso e paredes, dando sensação de amplitude ao ambiente.

Para outras dicas sobre varanda gourmet, leia este artigo

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!