Armários à medida, a solução para aproveitar o espaço mais difícil!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Armários à medida, a solução para aproveitar o espaço mais difícil!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
by homify Industrial
Loading admin actions …

Sejamos realistas:—a arquitetura nem sempre produz obras totalmente lineares e simétricas! Devido à implantação de umas escadas, à implantação da construção no terreno, à posição de uma viga, à inclinação de um teto, ou à geometria da distribuição espacial entre apartamentos, em todas as casas existe aquele espaço difícil de mobilar. Ora porque é estreito, ora porque tem pouca profundidade, porque é pequeno ou porque tem uma forma estranha, não conseguimos encontrar no mercado nada que ali se adeque! O que é normal pois os móveis de produção em massa têm medidas uniformizadas e geometrias muito simples para se adequarem ao maior número de locais possível. 

Mas não desespere, porque embora possa ser um pouco mais dispendiosa, a solução existe! Há profissionais especializados em produzir o móvel perfeito para aquele espaço de sua casa que parece impossível de preencher. No quarto ou na cozinha, na casa de banho ou no corredor, conheça as nossas propostas de armários incríveis em locais difíceis e inspire-se!

1. Um espaço no sótão

Os lofts, ou sótãos, estão na moda e propiciam a criação de ambientes incríveis em qualquer estilo, mas moblilá-los sem que pareçam uma mante de retalhos pode ser um desafio de criatividade! Os tetos inclinados e o alto pé-direito dão um ar arejado ao espaço mas também dificultam na hora de fazer o aproveitamento da área. 

Veja esta fantástica ideia que nos chega da Alemanha: para obter espaço de arrumação e uma biblioteca optou-se por criar um móvel à medida com zonas fechadas e estantes abertas, que acompanha a inclinação do teto e preenche toda a parede, tornando-se a peça central da decoração do espaço multifuncional.

2. Uma sala de geometria irregular

by AÏDO Industrial

Uma sala cheia de nichos pouco profundos e espaços esconsos é uma dor de cabeça? Não com um móvel especialmente concebido para eles. Nunca falha, desde que se integre perfeitamente no estilo do restante mobiliário e se ajuste bem ao espaço que pretende ocupar!

3. Um escritório num cantinho

Study Modern Study Room and Home Office by homify Modern
homify

Study

homify

Um canto pequeno, que não dá para fechar a não ser se for para ser um armário. A necessidade de um espaço de trabalho. Um pouco de criatividade. E nasce um misto de armário e espaço de trabalho, totalmente feito à medida da área disponível, em harmonia com o estilo escolhido e absolutamente funcional.

4. Um quarto que é tudo menos retangular

Uma divisão que ladeia uma viga e tem uma geometria poliédrica? Não se assuste, desenhe um armário como este, que percorre algumas das faces sem janelas do compartimento. A forma geométrica permanece e consegue um fenomenal espaço de arrumação!

5. A incómoda coluna cilindrica

Às vezes vemos casas com características assim:—uma viga cilindrica que faz um esconso. Parece muito interessante quando compramos, mas depois não sabemos como tirar proveito desse canto e acaba por ficar apenas vazio. Se a isso aliarmos um teto inclinado o quebra-cabeças adensa-se! Um armário adaptado, que reveste a coluna e que homogeniza a estética, é a solução! Perfeito!O quarto é pequeno e o espaço é pouco

6. Entre a cama e a casa de banho

O quarto é pequeno e o espaço é pouco? Não sabe onde colocar o armário e as soluções comerciais não servem? Desenhe o seu armário à medida do espaço que tem disponível, com a estrutura de que precisa para ser funcional. Veja o exemplo da imagem, um aproveitamento inteligente do espaço entre a mesa de cabeceira e a entrada da casa de banho, e inspire-se!

7. Um armário num nicho

Modern Corridor, Hallway and Staircase by TAFF Modern

Um nicho pouco profundo, já o dissemos, pode representar um desafio para mobilar, mas colocar ali um armário à medida é provavelmente uma das melhores soluções. Adapte o tipo de armário à localização do nicho… Se for num corredor de entrada poderá ser uma sapateira, ou um cabide, num quarto pode conter um toucador.

8. Curvas e contra-curvas

Um espaço concavo é uma dor de cabeça para aproveitar? Não temos dúvidas! E se a ele se juntarem zonas convexas a situação complica-se bastante. Utilizá-lo para colocar um armário ou um móvel é talvez a última coisa de que nos lembraríamos, mas como pode ver pela imagem acima é possível. Vai precisar de profissionais muito competentes, e provavelmente não será barato, mas pode resultar muito bem.

9. Assimetrias sob as escadas

Os eternos esquecidos vãos de escadas… Se tem um destes casos bicudos em casa, não o deixe desaproveitado! Inspire-se na imagem e preencha-o com um armário à medida. Esqueça os módulos em série porque, por melhor que fiquem, nunca se irão ajustar na perfeição.

10. Aquele espacinho manhoso

As cozinhas, pela sua especificidade são, a par das casas de banho, os espaços em que mais vezes é preciso recorrer a mobiliário à medida. Mesmo quando a cozinha está completa, se é preciso trocar um eletrodoméstico formam-se espaços vazios difíceis de preencher de forma satisfatória com as ofertas do mercado. Já sabe a solução!

11. A solução para problemas sem solução

Num registo um pouco diferente, temos a necessidade de acoplar móveis ao que já existem num espaço, como na cozinha da imagem, em que foi preciso adicionar mais espaço de arrumação à cozinha e a solução foi adicionar armários, bloqueando parcialmente a janela. Este seria um problema complicado, se os profissionais não tivessem conseguido harmonizar os novos elementos aos existentes. Nunca conseguiria este efeito com móveis em série!

12. Aproveitar qualquer cantinho com classe

Um móvel criado especificamente para o espaço em questão permite-lhe homogeneizar a estética dos compartimentos e evitar aquelas soluções de recurso que acabam por estragar o estilo da decoração e o transformam numa manta de retalhos. Mesmo em recantos tão angulosos como este da imagem, uma casa de banho da autoria da HO ARQUITECTURA DE INTERIORES!

13. As casas de banho são espaços perfeito para os amários à medida

Silestone Stellar Blanco Quartz Modern Bathroom by Marbles Ltd Modern
Marbles Ltd

Silestone Stellar Blanco Quartz

Marbles Ltd

Tal como as cozinhas, as casas de banho são locais propícios à formação de espaços difíceis de ocupar. Uma loiça que é substituída, uma bancada com medidas pouco convencionais ou uma cabina de banho que não ocupa toda a área disponível e lá sobra um buraquinho que fica bastante feio se não tiver um preenchimento à altura!

14. Teto inclinado, espaço desaproveitado?

Nunca, os esconsos são locais de arrumação perfeitos, desde que devidamente aproveitados com um móvel especial! Inspire-se neste magnífico closet, ou nos exemplos do artigo ’Armários feitos à medida (espaços esconsos)’.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!