Precisa cortar custos? 5 razões para limpar e organizar sua casa sozinho

Marina Mantovanini—Homify Marina Mantovanini—Homify
CHALET CONDE ORGAZ, Tarimas de Autor Tarimas de Autor Colonial style bedroom Wood Wood effect
Loading admin actions …

Uma grande parte das casas brasileiras têm um um trabalhador doméstico para ajudar com a limpeza e organização do lar. E não são apenas os ricos que conseguem ter este privilégio. Hoje em dia, por conta do trabalho cada vez mais exigente que mantêm as pessoas longe de casa por mais de 10 horas por dia, tem ficado cada vez mais difícil encontrar tempo para cuidar da limpeza. Especialmente se tivermos filhos. 

No entanto, com a atual situação econômica do país e com a necessidade de cortar custos, talvez esteja no hora de você diminuir os gastos e começar a cuidar da casa sozinho. Acha impossível? Não é! Com um pouco de organização, é possível fazer tudo, sem recorrer a qualquer ajuda externa. Como? Vamos descobrir neste livro de ideias dedicado às 5 razões para dispensar a faxineira, ou, pelo menos, reduzir os dias dela!

1. Para economizar dinheiro

As taxas dos serviços de limpeza podem ser muito diferentes. Em geral, no entanto, poderíamos dizer que é difícil encontrar um trabalhador doméstico para ganhar menos de cem reais a diária, o que significa que, caso ele vá duas vezes por semana na sua casa, você pagará R$ 800,00 no mês. O custo de uma viagem em um feriado prolongado!

O conselho: Planeje a sua semana, a fim de obter, pelo menos, três horas durante a semana para se dedicar a tarefas domésticas. Dedique meia hora por dia para cada ambiente e logo você vai perceber que já não precisa de ajuda externa.

2. Para entrar em forma

Comece a limpar a casa para economizar no custo da academia. Talvez você não saiba, mas com o trabalho doméstico, é possível queimar muitas calorias. Esfregar ou aspirar, por exemplo, pode queimar até 250 calorias por hora. Você pode emagrecer sem necessidade de submeter-se a exercícios extenuantes.

O conselho: Coloque uma música animada de fundo para ouvir enquanto limpa. Vai te dar um gás e energia nova para fazer um ótimo trabalho. 

3. Porque ninguém conhece a sua casa melhor do que você

Cada pessoa tem sua própria maneira organizar um lar. Isto significa que outras pessoas podem ter dificuldade em encontrar ou organizar objetos de acordo com a sua lógica. Por exemplo, quando você pede para uma faxineira arrumar suas roupas e acessórios, pode ser um grande desperdício de tempo, em detrimento a outros trabalhos, talvez mais urgentes.

4. Para evitar o risco de ser roubado

Deixar nossa casa nas mãos de uma empregada ou até mesmo de uma ' empresa de limpeza significa colocar uma confiança incondicional nas pessoas. De qualquer modo, o risco de ser roubado pode estar presente, por isso, devemos ter cuidado para não deixar jóias ou dinheiro em locais visíveis. 

O conselho: se você realmente não pode viver sem uma empregada doméstica, escolha uma pessoa que já conhece ou, pelo menos, alguém com excelentes referências.

5. Para manter a privacidade

O profissional de limpeza vai se mover nos cantos mais íntimos da nossa casa, como o banheiro ou o quarto. Portanto, se quisermos garantir a privacidade, melhor mesmo é cuidarmos de nossa casa. Ou, pelo menos, lembre-se de definir desde o início as regras rígidas que regem a entrada em cada um dos ambientes.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine