Antes & Depois: De celeiro dilapidado à casa de campo moderna

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Rustichella, supercake supercake Modern Houses
Loading admin actions …

O nosso Antes & Depois é a seção que nos leva à descoberta da surpreendente transformação, de um projeto italiano.
O nosso tour de hoje te leva para a região de Val di Ledro em Trentino, na Itlia, onde um celeiro construído em 1800, hoje o que era um celeiro antigo e inabitável, se transformou em uma linda residência.

O projeto, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Supercake, enfatizou traços modernos que deram vida e características funcionais ao espaço.  O antigo celeiro agora possui dormitórios que mesclam seus traços entre o novo e o velho.

Construído com matéria prima, o seu interior é inovador e contemporâneo. O seu exterior nos lembra de uma casa rústica nas montanhas. O projeto literalmente dispensa introdução já que as imagens fala por si mesmas. Veja!

Antes—Um espaço dilapidado

Nesta primeira imagem, queremos mostrar o espaço como era antes da reforma. Obviamente, como se trata de um celeiro antigo, o ambiente não está em boa condições. O resultado da transformação é muito impressionante.  

Antes—mãos à obra

Para seguir a estrutura original do celeiro, o plano de reforma, deixou que o ambiente permanecesse com suas janelas abertas, afim de obter um espaço ventilado. Para evitar interiores com uma aparência escura e úmida as janelas e as aberturas já existentes no espaço original, foram mantidas. 

Antes—o telhado

O telhado mostra sinais de envelhecimento com o uso de diferentes telhas irregulares. Para transformar um celeiro em uma casa você tem que começar a partir do exterior, certificando-se de que a estrutura está pronta para aceitar as grandes mudança fundação da estrutura. Provavelmente, este celeiro passou por uma reforma intensiva e detalhada, pois tudo nele precisava de atenção especial.

Depois—uma casa de verdade

Aqui está a primeira imagem exterior após o processo de reforma: um único espaço convertido em três níveis,  o piso térreo é a sala de estar, cozinha e lareira; piso superior se localiza os dormitórios e uma pequena sala de estar, onde se pode desfrutar de um ambiente sereno que proporciona descanso. Além disso, os espaços interiores parecessem ser amplos e espaços devido ao pé direito duplo, existente na construção original do celeiro.  

Depois—Bela e arrojada

Neste ângulo, se pode ver toda a estrutura externa da casa de campo. Sua característica rústica e campestre acrescenta o charme único e original dessa casa. Suas paredes exteriores representam uma textura bruta que se encaixa perfeitamente junto à paisagem circundante. O visual da casa contra as montanhas da região de Val di Ledro torna a casa mais requintada e exuberante ao mesmo tempo.  

Depois—o interior

Aqui estamos em uma casa arejada e confortável em que nada lembra um celeiro: a transformação é visível, o que também é visível é a precisão e alta qualidade, da equipe responsável por este projeto. A casa ganhou paredes em cor branca e teve seu telhado e seu piso revestidos com madeira. Além disso, para garantir a iluminação , claraboias e grandes caixilhos foram instalados no telhado e nas paredes da propriedade. 

Depois—simplicidade rústica

Esta imagem nos dá uma visão completa da área reservada para a sala de jantar e cozinha; os ambientes são bem amplos, este último dá acesso direto à cozinha, ao fundo. As vigas de madeiras expostas nos permitem vivenciar o clima rústico da casa.

Depois—a cozinha

cozinha, em estilo rústico perfeito, foi inteiramente equipada com todas as comodidades modernas incluindo a característica campestre. O gabinete construído em pedra nos faz lembrar cozinhas tradicionais de uma era no passado. 

Uma determinada parte do telhada foi revestido com pedra exposta, tudo para enfatizar a atmosfera campestre e simplista dessa cozinha. 

Depois -um pequeno sótão

Estamos chegando ao terceiro nível da casa, onde um pequeno sótão foi construído. Além de ser um observatório, o espaço tem diversas utilidades, como ser um cômodo extra para armazenas caixas ou até um quarto de hospedes! 

Rustichella, com foi batizada pelos arquitetos italianos responsáveis pelo projeto, mantém um clima rústico sem abrir mão do conforto contemporâneo. 
Seu estilo tradicional nos mostra o quanto o charme de uma residência assim, ainda pode ser sedutor. Sua atmosfera é realmente intimista e nos mostra que qualquer ambiente pode ser recuperado e transformado, desde que seja pelas mãos de profissionais competentes e dedicados.  Se você gostou desse projeto e gostaria de ver mais como esse, clique aqui.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine