Um apartamento decorado do zero!

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
Apartamento Colorido - Antes e Depois, Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores Living room
Loading admin actions …

Decorar um ambiente é muito mais que enchê-lo de móveis. É dar-lhe personalidade e caráter, aquele cunho próprio e pessoal. É conseguir a partir de um espaço sem alma um verdadeiro lar. Mudar a decoração de uma casa ou apartamento a partir do zero é a reforma mais simples e econômica, porque não requer grandes obras e não é necessário despender demasiado tempo, só é preciso muita criatividade.

Hoje mostramos a magia do décor pela mão da conhecida Brunete Fraccaroli, localizada em São Paulo. Entre os projetos habitacionais e comerciais destaca-se pelo uso da cor e pelo seu estilo eclético. Foi utilizada a cor turquesa e o roxo para formar contornos muito coloridos dentro do apartamento de 390m². As exigências foram: um lugar amplo, para receber amigos e familiares, e que transmitisse o estilo da família.

Com o objetivo de satisfazer as necessidades dos proprietários Brunete sugeriu demolir paredes em algumas áreas comuns e criar espaços integrados. Vamos conferir!

Construção recente e luminosa

Na imagem vemos um apartamento de construção recente e com bastante luz natural. Podemos notar também que apesar de não ser uma construção nova, mas encontra-se em muito bom estado, como pode verificar pela paredes impecáveis.

Vamos ver como esta divisão foi decorada?

Sala de estar e de jantar

A sala de estar parece outra e como pode ver a sua dimensão foi aumentada consideravelmente. Em primeiro plano vemos o sofá roxo pertencente à sala de estar, e ao fundo, a sala de jantar. Uma linha de espelho camufla o teto duplo e faz parecer mais baixo na área junto à janela. O lugar eleito para se realizarem as refeições é perfeito, é isolado, mas não necessita de ser uma divisão totalmente isolada.

Espaço funcional e alegre

Voltamos novamente à sala de jantar onde pormenores vistosos têm de ser mostrados com cuidado. No canto direito conseguimos visualizar parte de uma cadeira da mesa de refeições e assim localizarmos-nos no espaço. Os espelhos mais uma vez têm a capacidade de criar um jogo visual único e exclusivo. Uma mesa azul com poltronas roxas enfeita e dá apoio ao bar. As garrafas com tons entre o azul e o roxo completam o ambinte mostram-nos como as cores são importantes e fazem toda a diferença.

O espaço exala muita alegria interior, pois é muito dinâmico e contem um estilo muito pessoal e próprio.

Paredes demolidas

A chaminé deste da sala foi eliminada, pois ocupava muito espaço e não teria muito uso, já que o apartamento se localiza em São Paulo. As divisões conseguidas por paredes não eram precisas e por não serem estruturais podiam ser demolidas. 

Com essa decisão positiva ampliou-se o ambiente e tornou-se tudo muito mais funcional. Se precisa ganhar amplitude visual é importante criar cômodos limpos e abertos onde se compartilhem diversas funções nos mesmos ambientes.

A sala de estar vista de outro ângulo

Voltamos mais uma vez a um espaço totalmente vazio, sem mobiliário e sem decoração. Percebemos que muitas paredes e portas segmentam de forma desnecessária e que como já compreendemos pelos exemplos anteriores, um apartamento poderá ser bem mais funcional com paredes menores ou abertas.

O ar condicionado encontra-se apenas nesta divisão maior, logo o seu sucesso de funcionamento em outros espaços era quase nulo. A diferença de revestimentos de pisos é visível, sendo uma área em madeira e outra em cerâmica, aumentando a sensação de divisão de ambientes.

Materiais eficientes

Na fotografia do sofá roxo, outro sofá se refletia no espelho, pois bem, nesta imagem vemos por completo. Sobre ele observamos o reflexo de um moderno sistema de ventilação e dos focos embutidos que criam luminosidade à casa e quase passam despercebidos. O estilo adotado é algo entre um clássico e um moderno especial. A mesa de centro expõe valiosos objetos decorativos em vidro que iluminam de forma transparente e clara todo o ambiente.

Um quarto cheio de detalhes

O quarto principal também caiu sobre os encantos da cor turquesa. A parede de cabeceira de cama tem uma imagem que nos faz sonhar e relaxar. As dunas e o céu azul encaixam perfeitamente nos têxteis escolhidos para cobrir o colchão. Os candeeiros suspensos sobre as mesas de cabeceira são vistosos e destacam-se no ambiente. Mais uma vez o espelho é usado, mas agora para revestir os móveis. Aos pés da cama uns bancos em alumínio brilhante compõem o lado sofisticado e moderno.

Mais ideias criativas para o seu dormitório: Que cor deve ser usada nas paredes do meu quarto?

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine