Lugares e refúgios perfeitos no campo!

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
La casa del tejado hasta el suelo. Becerril de la Sierra, Madrid, Manuel Monroy Pagnon, arquitecto Manuel Monroy Pagnon, arquitecto Rustic style corridor, hallway & stairs
Loading admin actions …

A chegada de uma nova estação do ano e a renovação de um ciclo, traz um espírito de tranquilidade e melancolia que crescem ao ritmo da vida quotidiana. Pare para relaxar e por momentos percorra os pitorescos parques da sua cidade, delicie-se  com o Inverno, que nos desperta uma renovação interior e material, inerentes à expressão e criatividade individual, para cada espaço da casa.  

Neste artigo mostramos-lhe algumas ideias para quem procura uma renovação e inspiração para esta época do ano  e destacamos os projectos e os profissionais que usam a madeira como principal material. Assim sendo, se o seu desejo passa por acompanhar a estética dos períodos sazonais, o gosto pelo detalhe e bem-estar no conforto da sua habitação, este artigo é o indicado para si. Inspire-se com as propostas, desafie as tendências e ponha em prática as suas ideias para um Inverno diferente e único.

Habitações tradicionais

Nas cabanas ou casas da montanha, o uso da madeira ou da pedra como material principal, garantem um conforto ergonómico, uma resistência e uma durabilidade elevada, tal como  uma qualidade espacial única.  No entanto, não descarte a procura de outro tipo de casas que sejam mais adequadas as suas preferências e bolsos. Existem alternativas e outros materiais na arquitectura de cada casa, que também possuem diferentes ambientes e qualidade de vida. Personalize os espaços com o uso controlado da iluminação e ventilação. Os espaços bem ventilados durante este período do ano, ajudará a regular o ar interior em casa.  Não se esqueça: para haver um equilíbrio estético do espaço e um ambiente interior, calmo e familiar, sintonizado com o exterior. será preciso ir ao encontro das melhores soluções arquitectónicas para a casa.

Na montanha

Esta proposta deixa-nos sem palavras, com a magnífica vista da varanda e o terraço projectado para esta habitação. O material transparente seleccionado foi deveras, a melhor alternativa possível para este tipo de paisagem: sem corrimão, sem placas de topo, apenas uma fina estrutura metálica vertical, um vidro fino mas muito resistente! Sim, e é tudo o que separa esta paisagem maravilhosa e a varanda!

Casas de madeira

A sua superfície mesclada por tons acastanhados e por vezes amarelados, representam toda a vivacidade e identidade deste período do ano. Para criar uma singularidade e uma estética visual personalizada, procure nos elementos inerentes à Natureza, as respostas à decoração do seu lar. O uso da madeira como material principal garante um conforto ergonómico, uma resistência e uma durabilidade elevada tal como  uma qualidade espacial única.  No entanto, não descarte o uso de outros materiais na decoração de cada espaço , tais como tecidos ou vidros, que criam diferentes ambientes no interior da sua casa (na imagem, uma vista da sala de estar do projecto Chalet Gstaad por Ardesia Design).

Interiores que nos fascinam

É prática habitual fazer-se escapadelas de fim-de-semana em casas de campo Eco-friendly.  Inserida num local montanhoso, encontramos esta casa camuflada e misturada no meio da natureza, conta ainda com um amplo jardim que se funde na mesma. Do ponto de vista construtivo, esta casa tem um design ecológico e climático: ela é construída com uma estrutura de madeira, isolamento natural, tintas e vernizes minerais de origem natural que proporcionam uma elevada eficiência energética.

Uma excelente maneira de viver próximo de um futuro mais ecológico!

Casas criativas

As formas tradicionais e consagradas da arquitectura, como a tipologia da cabana primitiva de Vitrúvio, ainda são válidas para a arquitectura contemporânea. Neste projecto, apesar da típica construção e estética a uma escala diferente, todos esses pontos contribuem para a transformação do projecto. Construído num bloco único em madeira (com excepção da esquina revestida em pedra) a imagem assemelha-se a uma grande escultura. Um excelente exemplo de arquitectura que reúne a tradição, qualidade material e uma harmonia entre ambientes construídos.

Chalé

Para finalizar, não deixamos à parte o tradicional chalé em madeira pode servir tanto como refúgio quanto como espaço para encontros com amigos e familiares. Estando disposto como um anexo da residência principal, este projecto, que para além do seu aspecto natural na estrutura, revestimento e móveis de madeira, a sua cobertura feita de palha  reforça a simplicidade e o aspecto rústico do chalé.

Cabana

Para quem sonha com a simplicidade e tranquilidade de um refúgio de madeira no meio da natureza, cercado de uma excelente sombra, com uma varanda espaçosa e coberta com algumas folhas secas, este projecto parece o ideal. A edificação é engolida pela paisagem e o seu luxo reside na simplicidade do seu desenho arquitectónico.

Tropical

A SPBR é um dos escritórios mais conhecidos no actual cenário da arquitectura brasileira. Esta residência no litoral norte de São Paulo é o projecto que agarra uma marca única e original. Rodeada pela beleza exuberante da vegetação local, o terreno usado para construir esta residência possui 50 metros de profundidade, com o objectivo de não danificar a paisagem existente. Angelo Bucci e a restante equipa SPBR valorizam o conceito de viabilidade económica, explorando pontos de vistas inovadores no campo da arquitectura.

Orgânica

A arquitectura brasileira sempre foi de grandes excentricidades nas suas linhas e o tem Oscar Niemeyer como o seu maior representante. Nesta imagem apresentamos M+P Arquitectura, com um projecto habitacional em Angra dos Reis. Esta casa mostra uma forte relação com a natureza que o rodeia e o estilo de vida tranquilo neste paraíso perto do Rio de Janeiro. Nesta tentativa bem sucedida de se ligar ainda mais com a natureza, observamos uma fantástica cobertura que se mistura com a vegetação envolvente. Projectada para proteger do sol, a sua estrutura é construída com madeira de eucalipto, revestida com pequenos pedaços de pinho. Uma maneira única de fazer com que este projecto seja realmente um dos destaques entre as demais casas de praias da região. Esta é sem dúvida, uma solução arquitectónica simples e eficaz, onde se respira tranquilidade. Nesta imagem é possível observar o detalhe do piso que se liga perfeitamente ao jardim, devido à sua estrutura subtil e ao cuidado que foi dado à escolha dos materiais – sobretudo à madeira.

À beira-rio

Reabilitar uma casa já existente é sempre a forma de intervenção mais sustentável no campo da construção. Procure utilizar os materiais disponíveis no local e  reutilizar as peças antigas. A foto mostra uma casa  que foi reabilitada recentemente. A inclinação da cobertura permite uma ampla absorção solar durante o dia, garantindo que a casa fique mais quente no Inverno e mais fresca no Verão.  As grandes portas de vidro de correr, podem ser abertas com a intenção de captar a brisa da água.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine