O projecto para a sede da Google na Califórnia

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
Google's new Californian HQ - Mountain View - Heatherwick + Bjarke Ingels Group, Heatherwick Heatherwick
Loading admin actions …

Já todos estamos habituados à variedade de espaços de trabalho da Google, seja numa casa de fazenda na Dinamarca ou um quarteirão inteiro em Nova Iorque, sempre nos surpreendem pelos seus escritório exclusivos e inspiradores.

O novo projecto para a sede da google foi projecto por Bjarke Ingels e Thomas Heatherwick e apenas foram proposto recentemente ao conselho da cidade de Mountain View na Califórnia. Já se fala bastante do projecto de uma cidade auto-suficiente construída a partir do zero. Super flexível e visualmente eco-friendly, o conceito central é criar não só uma nova sede para a empresa mais inovadora do mundo, mas também criar uma comunidade, e melhorar o habitat natural local.

O projecto ambicioso quando concluído chegará sem grande surpresa ou novidade aos que têm acompanhado os empreendimentos anteriores. Apesar de terem sido os campeões da arquitectura comercial mais inovadora por algum tempo, a Google ainda está entre os projectos mais emocionantes, e hoje temos a sorte de partilhar e discutir este projecto consigo. Iremos ver em profundidade as características individuais desta nova sede da Google prestes a ser construída em Mountain View.

Combinação de arquitectura e natureza

O projecto visa unir natureza e a arquitectura moderna para formar um espaço vibrante e dinâmico. Os espaços verdes e prédios de escritórios de grande porte vão existir lado a lado como parte de um amplo, mas também auto-contido, edifício.

Embora o design seja sem dúvida exclusivo, não será acessível apenas a convidados; se quiser ir dar uma corrida, fazer um piquenique com amigos, ou apenas aproveitar a vista, todos são bem vindos.

Seja bem vindo !

A Google já tem edifícios de escritórios neste local, e a proposta será apenas para reconstruir e aumentar significativamente  a área da sede. 

Mountain View foi o local escolhido pela empresa há 15 anos como o local para a sede princiapal por causa da beleza da baía e da proximidade com grandes universidades.

o ambiente ideal para a família e a chance de trabalhar em uma cidade no coração do Vale do Silício . Google quer dar a volta à comunidade que tem apoiado e congratulou-se com eles desde o início.

Áreas ecológicamente sensiveis

Em vez de serem construídos edifícios de betão imóveis, a equipa decidiu optar antes por estruturas adaptáveis e leves que podem ser movidas facilmente.

Era importante para a Google que o projecto incorporasse os recursos ambientais no interior, assim sendo, através das grandes copas em vidro reforçadas estruturalmente, deixam entrar muita luz e ar fresco.

Fronteiras indifinidas

Estas estruturas cobrem cada zona e criam uma espécie de dentro de casa, apesar de estar no exterior. A indefinição de fronteiras entre natureza e arquitectura é exactamente o que a Google, juntamente com a equipa de arquitectos queria.

Foram criadas ciclovias, grandes zonas relvadas, cafés e escritórios e são estas que formam a paisagem desta área que abrange toda a beleza de ambos os espaço naturais e os construídos pelo homem.

Proteger o meio ambiente

Sobre o tema de espaços verdes, uma das principais prioridades da Google com este projecto era dar uma nova vida ao ambiente natural. Seja em relação aos ninhos das corujas ou ao alargamento do habitat de certos animais, a Google está a fazer os possíveis para proteger a vida selvagem local e fazer desta nova sede, uma área ecologicamente sensível.

Apoiar a comunidade local

A Google percebeu que este projecto será a oportunidade de dar a volta à área de Mountain View, mantendo a comunidade junta não pensando apenas na sua sede. 

Os objectivos em incorporar inúmeras ciclovias e oportunidades de retalho, tais como restaurantes, proporcionarão emprego e ordenados, tal como dar a outras empresas locais a oportunidade de florescer.

Um bairro urbano

A sede da Google não vai ser apenas para funcionários mas também para quem quiser desfrutar da paisagem deslumbrante e aproveitar ao máximo os espaços verdes. Na verdade, a Google espera encarnar a vivacidade de um bairro urbano onde as pessoas realmente se sintam parte.

A equipa

 O projecto da sede da Google será o resultado de uma colaboração proeminente entre o arquitecto britânico e fundador dos estúdios Heatherwick, Thomas Heatherwick, e o conhecido arquitecto dinamarquês Bjarke Ingels, fundador do BIG.

A arquitectura do BIG emerge de uma análise cuidadosa de como a vida contemporânea evolui e muda constantemente, e Ingels foi seleccionado pela Google para abordagem o design em linha com o objectivo de proporcionar um espaço que serve de instalações da comunidade.

Heatherwick foi seleccionado pelo seu tamanho e beleza, tal como o seu famoso e extenso portefólio. A parceria profissional entre os dois arquitectos e suas respectivas empresas resultou num design mais criativo e original do que  se tivesse sido concebido apenas por uma única mente, e uma única abordagem. 

Um ambiente criativo e estimulante

Criatividade gera criatividade e assim, logicamente, uma abordagem criativa para design de escritório irá ajudar na atitude das pessoas que lá trabalham. 

Ambientes de trabalho da Google são conhecidos para acomodar as necessidades dos trabalhadores, permitindo-lhes tomar o tempo e relaxar quando necessário, com o objectivo de aumentar a sua produtividade em geral, e de ser ao mesmo tempo estimulante e confortável. Este projecto faz jus a, e até ultrapassa, as expectativas de um projecto verdadeiramente espectacular!

Nós esperamos que tenha gostado deste projecto megalómano e se quiser ver projectos idêntico veja os seguintes:

O projecto para a sede da Google na Califórnia

O projecto do maior aeroporto do mundo é da autoria de Zaha Hadid

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine