18 guardas e corrimões para uma escada fabulosa

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Wnętra domu jednorodzinnego , Konrad Muraszkiewicz Pracownia Architektoniczna Konrad Muraszkiewicz Pracownia Architektoniczna industrial style corridor, hallway & stairs
Loading admin actions …

Existem, na nossa casa, alguns espaços que utilizamos diariamente, mas que não nos preocupamos em decorar de forma adequada, convertendo-os em pontos mortos que acabam por ser desaproveitados por pensarmos que são meramente funcionais, como é o caso das escadas e do espaço sob elas. Contudo, lembramos-lhe que para uma casa totalmente confortável e funcional, é necessário que aproveitamos cada espaço.

A escada é uma estrutura mais importante do que pensamos, pois encarrega-se de unir a zona privada aos ambientes comuns. Para convertê-la num ponto de interesse dentro do todo que é a casa, podemos investir na sua estrutura básica. Pode-se, por exemplo, utilizar degraus flutuantes para a tornar mais elegante e ousada ou uma estrutura de madeira para oferecer mais calor ao espaço ou, simplesmente, utilizar um corrimão diferente para fazer da escada uma experiência incrível.

Veja as nossas propostas.

1. Simplicidade e força

Para ter um corrimão com personalidade e solidez, não é necessário eleger materiais dispendiosos ou demasiado apelativos. Um design elegante, mas bem definido, também pode ajudar-nos a consegui-lo, tal como nesta imagem.

2. Uma superfície de vidro

A função dos corrimões é, sobretudo, dar-nos apoio para evitar acidentes e, ainda que os utilizemos com uma medida standard, também podemos experimentar estilos mais altos e irreverentes como o desta bonita escada com uma protecção em vidro.

3. Menos é mais

O corrimão não precisa de ser muito rebuscado para chamar a atenção. Se for simples e acompanhar as linhas da escada pode ser perfeitamente elegante, numa estética mais minimalista. No caso da imagem, o contraste entre as linhas pretas do corrimão e o branco das escadas é perfeito.

4. Escadas flutuantes

Este é outro modelo de corrimão completamente diferente daquilo a que estamos habituados a ver. As escadas flutuantes apoiam-se entre as barras de ferro que se prolongam até à clarabóia. O efeito é surpreendente, mas pouco aconselhável a casas com crianças.

5. Geometria com estilo

O corrimão desta escada é mais clássico e incorpora formas geométricas que se repetem em todo o projecto, desde as janelas até às arandelas. 

6. Ultra-moderno

Nunca viu uma escada parecida com esta, pois não? De lado, faz-nos até lembrar uma escada rolante. A base é em madeira, mas logo se transforma em metal branco. O corrimão tem linhas vanguardistas e usa o vidro, permitindo-nos ver o formato dos degraus.

7. Traços únicos

Se quer oferecer à sua casa um aspecto mais divertido ou decorar de forma única as escadas, pode experimentar um design completamente irregular com linhas coloridas. 

8. Um design mágico

O corrimão desta escada parece flutuar no espaço, transmitindo-nos uma sensação algo mágica. A ilusão óptica conseguiu-se devido ao uso da cor. Entre os cilindros de metal, a estrutura foi pintada de branco, cor essa que se mistura com o ambiente de fundo. 

9. Uma barreira

Para os amantes do estilo moderno ou para os que querem dar um ar mais artístico à casa, esta corrimão é perfeito. Tem um desenho forte e bem definido que se impõe em qualquer espaço, cativando todos os olhares e convertendo a estrutura num elemento escultural. 

10. De madeira

A madeira é um dos materiais mais utilizados para construir escadas e corrimões. Tem propriedades físicas e decorativas que a tornam adaptável a qualquer estilo, do rústico ao minimalista. Nesta escada, tantos os degraus, como os corrimões, foram construídos em madeira. Um dos corrimões assume também a função de estante. 

11. Vermelha e enviesada

Temos agora um exemplo que segue uma linha mais industrial. O betão e a pedra evidenciam-se neste espaço, cuja paleta cromática é apenas interrompida pelo amarelo da mesa e pela linha que conforma o corrimão. 

12. Com um pouco de luz

Um projecto simples pode transformar-se em algo incrível se lhe acrescentarmos luz. Pode colocá-las directamente na estrutura do corrimão ou a par com cada degrau. O que importa é que não se esqueça delas, seja no interior ou no exterior. 

13. Linhas irregulares

O que nos provoca alguma estranheza também pode ser divertido. Adoramos este corrimão dourado que parece representar um qualquer quadro abstracto.

14. Puro minimalismo

Departamento, AT103 AT103 Minimalist corridor, hallway & stairs

O estilo minimalista ajuda-nos a ampliar os espaços, a torná-los mais elegantes e a poupar dinheiro. Para além disso, permite-nos jogar com a imaginação ao converter algo na sua expressão mínima. O resultado pode ter tanto de simples, como de impressionante, tal como este corrimão nos prova. 

15. Uma escada camuflada

Se não tem muito espaço para decorações adicionais, pode transformar a sua escada num elemento decorativo por si só. Inspire-se neste desenho vanguardista que não deixará ninguém indiferente. 

16. Traços, traços e mais traços

E por falar em desenhos irregulares, encontramos outro painel vertical que mais do que um corrimão é uma parede/divisão artística. O preto contrasta com o branco das escadas, sobressaindo ainda mais.

17. O vintage nunca esteve tão na moda

O estilo vintage faz as delícias de cada vez mais pessoas devido à sua estética acolhedora e familiar, precisamente o que precisamos para nos refugiarmos da vida atarefada que levamos.

18. Uma rede

Uma solução simples, económica, elegante e original para fazer da sua escada um espaço completamente diferente. É perfeita para casas com crianças pois oferece maior segurança à zona.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine