Ideias fabulosas para revestir as paredes da sua sala

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
BOSQUES, Estudio Tanguma Estudio Tanguma Modern Living Room
Loading admin actions …

Antes de escolhermos seja o que for para a nossa casa, é sempre conveniente dar um passeio visual pelas múltiplas alternativas existentes. Desenhos, formas, cores, texturas, cada um destes elementos faz com que cada detalhe, até o mais diminuto, sobressaia de outra forma.

Dentro dessa vasta gama de possibilidades encontram-se os revestimentos de paredes que jamais passam despercebidos, menos ainda quando vestem as paredes de uma área social como a sala de estar, divisão feita para a partilha de momentos com a família, os amigos e outras visitas.

Comecemos, então, a mostrar-lhe os projectos mais criativos nos quais os revestimentos se evidenciam.

Madeira de um lado, granito do outro

Longe ficou a ideia de que as paredes da sala devem ser todas revestidas da mesma forma. Claro que isto não significa que deva ser uma de cada nação. Importa haver concordância em termos de cor, textura ou estilo, como neste projecto acontece. A madeira e o granito, não obstante as características distintas, harmonizam-se na perfeição.

Telhas de madeira

As peças de madeira similares em forma, tamanho e colocação com os azulejos tradicionais de cerâmica apresentam-se agora como uma alternativa eficaz e inovadora a revestir as paredes desta sala. O relevo da colocação apela também ao sentido do tacto.

Rugosidade bem detalhada

Lembra-se da altura em que uma casa não estava concluída até que as suas paredes estivessem totalmente lisas? Pois hoje em dia, muitos acabamentos feitos com a mesma minúcia exibem um aspecto inovador: a rugosidade. Veja o exemplo do projecto da imagem. Quão bem fica a parede bege nesta sala? Parece que a parede está coberta por areia. 

Betão com subtis relevos

O betão ao natural chegou de forma expressiva, culpa do estilo industrial. A sua frieza, sofisticação e originalidade não deixam ninguém indiferente, pelo que o material, deixado ao natural, é cada vez mais usado em projectos modernos. Mas, tenha cuidado. Quando usado em excesso pode criar ambientes demasiado frios. Combine-o com materiais mais quentes como a madeira e móveis com têxteis e cores confortáveis. 

Vigas que cobrem

As vigas de madeira são cada vez mais encontradas em contexto de interior nas coberturas onde são deixadas à vista com toda a sua naturalidade e robustez. Embora sejam essencialmente típicas do estilo rústico, encontramo-las amiúde em ambientes modernos.

Pedra

Uma parede de pedra fica sempre bem. O material é bonito e resistente. Em vez de ter todas as paredes da sala em pedra, escolha uma. Pode ser uma parede divisória, a parede da lareira, a parede por detrás do móvel de televisão, entre outras. O que importa é que haja equilíbrio.

Revestimento e aconchego

Recordemos que um revestimento não tem que ser apenas eficaz, mas sim algo mais. Deve contribuir para que um espaço fique mais bonito e confortável. Nesta sala de estar, a missão foi bem sucedida. Os tons terra dos materiais compõem uma atmosfera cómoda e acolhedora. 

Tijolo largo

O tijolo nunca esteve tão na moda. Use-o como revestimento em distintos tamanhos. Nesta sala, usou-se um tijolo largo que chama a atenção e transforma o ambiente.

Papel de parede que engana o olhar

Dentro da variedade de revestimentos está o papel de parede que oferece uma ampla gama de possibilidades. Neste caso em concreto, o papel cria a ilusão de óptima de que a parede tem relevo.

Madeira

A madeira tornou-se famosa por cobrir o chão, mas é também uma boa ideia para revestir as paredes. 

Papel de parede colorido

Já falámos sobre o papel de parede e sobre a sua capacidade de criar texturas, mas é também uma boa opção para acrescentar cor às paredes, fazendo-as contrastar com as superfícies lisas.

Relevos delicados

Como última ideia deste artigo sobre revestimentos para a sala—ainda que também se possa aplicar noutras divisões—está uma parede com relevos numa abordagem mais clássica e refinada.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine