15 cozinhas que cabem perfeitamente em casas pequenas

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

15 cozinhas que cabem perfeitamente em casas pequenas

Sirlene Sales Sirlene Sales
 Kitchen by Diseño Distrito Federal
Loading admin actions …

Diversos aspectos precisam ser levados em conta quando pensamos em decoração, mas, o principal deles, sem sombra de dúvidas, diz respeito ao tamanho do local que se pretende trabalhar. É a dimensão do ambiente que vai nos dizer quais elementos o poderão compor, como mobília, cores de paredes e demais acessórios.

Quando o espaço é pequeno, pode se tornar difícil levar para a realidade as ideias de decoração que se tem em mente. Difícil… mas, não impossível.

Vamos imaginar uma pequena cozinha, por exemplo. Ainda que ela possua uma metragem pequena, não existirão empecilhos para que se possa elaborar uma decoração com bom gosto e estilo.

Podemos lhe provar isso com boas 15 ideias que você não pode perder!

1. Adicione uma ilha

ilha tornou-se bastante comum em todos os tipos de cozinhas. Para dar um ar mais dinâmico e até moderno, você pode utilizar esse item sem medo. Com ele é possível separar a cozinha de outros ambientes, como uma sala comum ou sala de jantar, bem como expandir a área destinada à preparação de alimentos e espaço para as refeições.

Ao final, a ilha é um bom elemento funcional para a sua cozinha.

​2. Delimite os espaços pela cor

Os espaços pequenos têm as suas áreas bem integradas. Ainda assim, em um mesmo espaço é possível ter ambientes diversos, como sala de estar, cozinha e sala de jantar. Para delimitar esses campos, faça uso das cores em móveis e paredes. Cada tonalidade demarcará o recinto a que pertence.

​3. Adapte a sua cozinha

 Kitchen by homify
homify

Kitchenette

homify

Esta é uma imagem que comprova não haver lugar pequeno que não se possa adaptar às necessidades. Esta habitação tem o básico: um ambiente para dormir, lavar e comer. Ou seja, não se trata apenas de uma pequena cozinha. O ambiente, como um todo, é bastante compacto. A foto demonstra que nenhum ambiente, por menor que seja, deve ser subestimado.

​4. Móveis em “T”

É ideal que os móveis utilizados em pequenos espaços sejam práticos e funcionais. Nesse sentido, os modelos em formato T são ideais porque permitem a livre circulação entre uma área e outra da cozinha, facilitando o acesso aos equipamentos do ambiente, como o lavatório de louças, fogão, micro-ondas etc.

​5. Aproveite cada canto!

Os cantos podem ser muito úteis se você adaptar bem a mobília. Nesta charmosa cozinha temos uma grande peça em formato L que, como vemos na imagem, acomoda bem a máquina de lavar roupas, o fogão e, na parte superior, o lavatório de louças. Tudo no seu devido lugar de maneira organizada e elegante.

6. Dê amplitude e luminosidade

A cor branca é simplesmente poderosa em ambientes como a cozinha e oferece diversas vantagens: dá a sensação de expansão, contribui com a iluminação do local, propicia uma aparência moderna e, até mesmo, viabiliza a higiene do local. Não tem cor melhor do que o branco.

​7. Utilize os lugares altos

Outra maneira de otimizar o espaço é dar utilidade à extensão das paredes com mobiliários altos. Assim você pode aproveitar os espaços verticais adaptando prateleiras e armários que acomodem aparelhos como o forno de micro-ondas, por exemplo.

​8. Cor única

 Kitchen by Studio Duggan
Studio Duggan

Westbourne Gardens

Studio Duggan

Para um resultado mágico, uma boa alternativa é a unificação de cores. Essa estratégia pode dar a sensação de algo que existe, mas não é perceptível. É uma ideia interessante para ambientes compactos, que tende a ficar menos carregado.

​9. Use as paredes para armazenar

Toda cozinha requer lugar para guardar as coisas. O problema reside, muitas vezes, na existência de armários pouco confortáveis, com medidas além da conta. Qual seria a solução, então, para um ambiente pequeno? Uma boa pedida seria o aproveitamento das paredes e suas profundidades que podem amenizar na utilização de espaços que não se sobressaem no ambiente.

​10. Que tal esconder a sua cozinha?

Uma boa escolha para ambientes pequenos é a utilização de portas dobráveis que permitem isolar a cozinha de outros espaços da casa. Pronta a sua refeição, basta fechar a cozinha e desfrutar do seu alimento em um ambiente distinto. Ao voltar para a cozinha, bastará abrir a porta que separa a área das demais pertencentes ao imóvel.

11. Não ignore os cantos

Os ambientes se tornam menores quando deixam de ter os seus cantinhos rigorosamente explorados. É um grande desafio aproveitar cada um deles, mas quando isso é feito é um sucesso tremendo. Observe a imagem e perceba como os ângulos são milimetricamente aproveitados. É uma solução inteligente para usar os espaços da maneira mais correta possível.

​12. Procure uma estrutura que se encontre

A estrutura da cozinha também é relevante na montagem de uma decoração interessante. A passagem bem definida para esse ambiente vai propiciar uma boa adequação na hora de decorar a esse espaço.

​13. Aprenda a gostar das dimensões pequenas

Se a sua cozinha é pequena, adapte-se ao espaço que tem disponível sem medo. Aprenda a gostar do espaço compacto para nele conviver em harmonia.

​14. Procure um mobiliário discreto

O estilo moderno tem trazido opções de muita originalidade e versatilidade, como aqueles modelos de mobília feitos de plástico transparente. Na imagem é possível observar as cadeiras próximas ao balcão que, além de terem um design elegante, levam ao ambiente um toque iluminado e de extremo bom gosto. Esses modelos são grandes aliados de lugares pequenos, você não acha?

​15. Não limite a sua cozinha

Se o espaço da sua cozinha é bem definido, você pode experimentar em quebrar ou eliminar as barreiras, ampliando a sua entrada com os demais ambientes da casa. Uma ideia é abrir dois acessos para o ambiente, como na imagem. É uma forma de deixar todo o ambiente bem charmoso e acessível.

 Houses by Casas inHAUS

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!