Como personalizar cada ambiente da sua residência

Marcio L Santos Marcio L Santos
APARTAMENTO APINAGÉS, Zoom Urbanismo Arquitetura e Design Zoom Urbanismo Arquitetura e Design Kitchen
Loading admin actions …

No dicionário, personalizar tem vário significados. Entre eles, podemos destacar alguns: personalizar significa tornar pessoa, individualizar. Pode significar também dar caráter original a um objeto fabricado em série. Aqui no homify, nós podemos dizer que personalizar significa deixar com a sua cara. É isso o que todos querem quando buscam um projeto de design para uma residência, certo? Deixar o espaço com a sua cara, com a sua personalidade. 

Todos sabemos que o projeto de decoração é um trabalho a quatro mãos. Tudo começa com o projeto do designer, que trabalha com tendências, estilos e orientações a partir do briefing do cliente. Juntos, vão determinar qual a melhor solução para aquele ambiente e que atenda a todas as expectativas. Ainda assim, é comum que o morador queira colocar seu toque pessoal no espaço recém-criado, seja em objetos de decoração, peças específicas ou lembranças de viagem, assim como em elementos que remetam a hobbies, paixões e estilo de vida. 

Vamos conferir agora alguns ambientes customizados de acordo com o estilo de vida e com a personalidade do morador. Você vai perceber que, no fundo, é muito fácil deixar aquele espaço com a sua cara. Venha com a gente!

Na sala

Esta cobertura no Leblon, no Rio de Janeiro, é um belo exemplo de um espaço personalizado de acordo como estilo de vida do morador. O projeto de design é impecável ao criar uma sensação de descontração e leveza, mas são os detalhes que fazem desta sala uma extensão da vida e do cotidiano de seus moradores. Se há algo que salta imediatamente aos olhos é o despojamento presente no projeto, assim como os elementos absolutamente pessoais envolvidos no décor. São quadros na parede, livros, revistas, tudo impregnado de cultura, história pessoal e aprendizado. Os tons neutros dos móveis, das paredes e dos pisos fazem com que estes elementos vivazes ganhem ainda mais destaque, assim como a bela mesa de centro em madeira e tampo de vidro, que tem uma inspiração praiana irresistível.

No quarto

O quarto do casal talvez seja o local da residência que mais deva ter a cara de seus donos. Afinal, trata-se do ambiente mais íntimo e pessoal de toda a casa. Uma dica das mais importantes é acertar com o designer quais materiais devem ser utilizados na ambientação deste espaço. Aqui, por exemplo, temos um quarto que traduz em seu décor uma leveza e uma descontração que devem ser características do casal que vive aqui. Percebam como o uso do papel de parede aliado a painéis de madeira deixam o espaço mais amplo e iluminado. Há ainda um excelente trabalho com as cores do espaço, que investem em tons fortes como o vermelho, o amarelo e  verde. Detalhes pessoais como livros e revistas nos criados mudos completam o ambiente.

No escritório

Ainda que seja um local de trabalho e concentração, o escritório ou home office também pode ser personalizado de acordo com o estilo de vida do morador. Nestas horas, vale tudo: desde quadros que remetam à suas paixões ou hobbies, até objetos bem específicos. Neste exemplo, temos um home office personalizado a partir de diversos elementos de decoração, tanto relativos à musica como
à prática do surf: uma guitarra aqui, uma mini prancha ali, fotos do mar nas prateleiras…

Com um tom predominantemente leve na decoração, esta sala conta ainda com um inteligente projeto de iluminação e uma luz natural que chega de forma difusa e suave através da persiana. E vale a dica, a decoração poderia trazer quaisquer elementos que fossem do interesse do morador: quadros com temas relativos à cinema, ao esporte, ao teatro ou à arquitetura, por exemplo. O céu é o limite para uma personalização caprichada.

No banheiro

Mozaiki z płytek, Deeco Deeco Modern Bathroom

Sim, é possível personalizar até mesmo banheiros ou lavabos. Ainda que sejam os locais da residência que pedem uma decoração das mais simples e diretas, os banheiros também podem ser tornar espaço que tragam a personalidade dos moradores em detalhes do design. E não precisam ser elementos pessoais, mas peças que traduzam, com eficiência, o estilo de vida e as paixões dos moradores. Um casal apaixonado por arte, por exemplo, pode espalhar pela casa—inclusive no banheiro—fotografias artísticas em preto e branco em molduras dos mais diversos tamanhos. Além de trazer uma dose de elegância e sofisticação ao ambiente, as fotografias tornam o ambiente mais leve—e o banheiro, que é uma peça essencialmente impessoal, em um espaço cultural dos mais inusitados.

Na cozinha

A gente já sabe que a cozinha, hoje, se destaca como um dos ambientes mais em alta nas residências. Graças a sua nova posição como espaço de lazer e interação, a cozinha é praticamente uma área nobre. Até por isso mesmo, a atenção à sua personalização torna-se cada vez mais prioritária. A cozinha permite diversas soluções de customização—seja na cor, nos móveis ou em detalhes como azulejos ou pisos. Neste projeto da Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, temos uma proposta de personalização das mais interessantes e ousadas. Apaixonado por astronomia—e constelações -, o casal pediu que todos os móveis do apartamento fizessem referência a esta temática. Os furos funcionam ainda como puxadores e ainda contribuem para a ventilação das peças. Na cozinha, é impossível não pensar, entretanto, que os furos façam referência não a constelações, mas a um bom queijo suíço!

No jardim

Para quem mora em apartamento, ter um jardim em casa nem sempre é fácil. Uma das soluções mais comuns é instalar o jardim em uma varanda ou uma sacada. Esta é também uma boa oportunidade para criar um espaço personalizado, que tenha a cara dos moradores e que traduza com perfeição o seu estilo de vida. Neste pequeno jardim montado em uma varanda, por exemplo, temos um jardim trabalhado todo com elementos em madeira, tanto com peças específicas de jardinagem como com materiais reutilizados. O toque pessoal aqui chega com a cômoda transformada em canteiro de flores, o sofá, que fica de frente para um minijardim suspenso, e os vasos de inspiração praieira. Assim, os moradores têm um espaço aberto, verde, descontraído, que é exatamente a sua cara. Não há nada melhor.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine