Cozinhas pequenas: sete dicas para optimizar o espaço

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
BON TON BY OFFICINA DESIGN, ARREX LE CUCINE ARREX LE CUCINE Kitchen
Loading admin actions …

cozinha é, pela função específica que lhe está inerente e pelo tempo que lá passamos, uma das áreas mais importantes das nossas casa. Por vezes, podemos ter a ideia de que numa casa pequena estamos condenados a não ter uma cozinha funcional e confortável, mas acredite que isso está longe de ser verdade. Tudo o que precisa é de optimizar o espaço de forma a ter nela tudo aquilo de que precisa para a poder utilizar da melhor maneira. Com as decisões acertadas e a escolha de mobiliário e equipamento correcto é perfeitamente possível criar uma área que cumpra na perfeição a sua função e onde exista organização, arrumação e espaços bem definidos. Tudo o resto, como a decoração e a forma como liga a cozinha com as restantes áreas da casa, vai depender de si e das suas preferências estéticas. 

Hoje deixamos-lhe algumas dicas para o ajudar fazer da sua pequena cozinha, um espaço verdadeiramente funcional e aprazível.

Optimizar a configuração

A configuração de uma cozinha pequena importa para optimizar o espaço. Tomemos a imagem como exemplo. A cozinha, ainda que comprida, é estreita. Logo, optou-se por colocar armários ao longo de uma única parede, deixando o resto desimpedido para a distribuição de mobiliário de apoio como a cadeira ou a mesa para que lá se possam fazer refeições. Repare que os electrodomésticos estão todos embutidos deixando as superfícies lisas e elegantes. No entanto, se a sua cozinha se assemelha a esta, também pode optar por colocar o frigorífico e uma zona de arrumação numa linha paralela à dos balcões. Porém, perderá algum espaço a meio. 

O planeamento cirúrgico aliado à brancura intocada das paredes e ao revestimento em pedra mármore, clara e elegante, fazem desta cozinha um espaço muito agradável. 

Armários de cozinha

Numa cozinha pequena, a forma de construir e organizar a disposição dos armários é fundamental para a rentabilização dos espaços e para definir a capacidade de arrumação. O ideal para áreas exíguas é que os armários se prolonguem em comprimento, divididos entre portas e gavetas. Se possível, pense verticalmente e construa-os do chão até ao tecto. 

Tente fazer dos armários um espaço multifuncional onde possa não só ter zonas de arrumação ou electrodomésticos, mas também uma bancada de trabalho onde consiga manusear tudo sem constrangimentos. Construa os seus armários numa parede exposta à luz natural da cozinha e pinte-o numa cor clara e brilhante para que seja possível usar os reflexos e características da cor para transmitir uma sensação de espaço mais amplo.

Optimizar

Para quem tem uma casa de áreas pequenas, a optimização de espaços é o segredo para a criação de um ambiente agradável e funcional. 

No que à cozinha diz respeito, é necessário ter em consideração a função principal para que ela existe, ou seja, importa definir e organizar as diferentes áreas de modo a que seja possível circular nela sem dificuldade e usá-la de forma correcta para tudo o que precisamos sem obstruções provocadas por móveis a meio do caminho.

Uma cozinha que não cumpra o seu propósito será sempre um incómodo e não terá vontade de ir preparar alimentos, tampouco de os consumir no seu interior. Se reparar na imagem que lhe mostramos dos britânicos Danby Interiors, consegue facilmente perceber como um espaço pequeno pode ser bem aproveitado de forma a termos uma cozinha esteticamente agradável, funcional, com áreas bem definidas e uma decoração moderna e actual. 

No fundo, foi criado uma zona central que permanece livre para circulação. Depois, o espaço é dividido por três paredes, a zona de trabalho na parede do lado direito, a zona de arrumação do lado esquerdo e a zona de electrodomésticos na parede frontal. A delimitar a cozinha, foi colocada uma pequena península que serve como mesa. 

Armários embutidos

Uma das melhores soluções para economização de espaço numa casa são os armários embutidos que, ainda assim, têm a sua eficácia directamente ligada à forma como as suas divisões interiores são criadas. Aproveite ao máximo o espaço interior do armário para quando o abrir ser surpreendido com um cenário de arrumação digno de catálogo. 

Faça uma gestão inteligente da área de que dispõe e daquilo que precisa de arrumar na sua cozinha através do recurso a gavetas, a portas, a prateleiras e até a um pequeno balcão que lhe permita guardar apetrechos que precisa de ter à mão de semear. Se essa balcão servir, por exemplo, como zona de refeições, pode guardar lá pratos, individuais, guardanapos, entre outras coisas. Esta é uma forma prática de ter a cozinha arrumada sem ter de recorrer a enormes armários que facilmente tomariam conta de toda a decoração—como um louceiro ou uma ilha que funcionam melhor em cozinhas grandes. Abra-os quando precisar e tenha uma pequena despensa à sua disposição. Feche-o quando não precisar e tem apenas duas portas que podem estar tão bem disfarçadas que facilmente passam por parede. 

Organizar gavetas

Tal como os armários, também as gavetas são muito importantes para a arrumação se forem organizadas de forma correcta. Para começar, veja o tipo de coisas que vai ter que guardar e construa gavetas de tamanhos diferentes—umas mais estreitas e outras mais profundas—para que todos os seus objectos tenham lugar. Por dentro, é essencial que as gavetas estejam compartimentalizadas para que, ao abrir, os objectos não se misturem uns com os outros e permaneçam nas suas respectivas divisões. Assim, manterá as coisas sempre no sítio correcto e evita a desarrumação e as surpresas desagradáveis ao abrir a gaveta. Esse sistema de organização deve ser simples e prático para que não seja depois difícil de retirar e arrumar cada acessório. Separadores como os da imagem, encontra-os amiúde nas mais diversas lojas e materiais, do plástico, ao metal, à verga e à madeira. É só escolher! 

Instalar prateleiras

E por que não aproveitar os espaços mortos da parede da sua cozinha para criar zonas de arrumação? Numa cozinha pequena, qualquer recanto é fundamental e, muitas vezes, com imaginação, criam-se soluções inusitadas, mas muito funcionais e úteis para o uso diário.

Aproveite, por exemplo, o espaço vazio entre um armário e uma parede para colocar pequenas prateleiras onde possa guardar alguns dos seus elementos da cozinha como especiarias ou recipientes cereais, café ou massas. Crie prateleiras com tamanhos e intervalos distintos entre elas para que assim lhe seja possível guardar objectos pequenos como chávenas ou copos e objectos grandes como garrafas ou jarras. Esse pequeno espaço morto transformar-se-á, assim, numa área de arrumação visualmente interessante que acrescentará um toque de irreverência e dinâmica ao conjunto. 

Caixas

As caixas são objectos interessantes para acrescentar à decoração da sua cozinha. Pode ser um objecto para colocar em zonas visíveis como a mesa, o balcão e até o chão e servir para guardar coisas interessantes como livros de culinária, revistas ou frascos de compotas, mas podem também ser colocadas em sítios mais recônditos da decoração e até espaços mortos como naquele espaço entre o topo dos armários e o tecto. Se as colocar nesta zona, aproveite para guardar todo o tipo de objectos precisam de ser guardados, mas que não pretende ter à vista. Escolha bem as caixas e encontrá-las-á em formas, materiais e cores interessantes que acrescentarão muito valor à sua cozinha. As caixas de madeira, como por exemplo as de vinho, denotam um charme único, mas pode sempre optar por outros materiais como o plástico ou o cartão de acordo com o que pretende. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine