Casa moderna de interiores fantásticos

Maria Miranda—HOMIFY Maria Miranda—HOMIFY
Moradia TM, Visual Stimuli Visual Stimuli Modern Houses
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe uma casa muito moderna com espaços fantásticos. Mas o que lhes confere um um toque especial é a iluminação. A iluminação pode ser um aspecto fulcral de um projecto, tanto para quem o vê de fora como para os que habitam este espaço. É graças a ela que, durante a noite alguns espaços se tornam muito especiais e cénicos, palco das vidas de que quem lá habita. A luz transmite-nos emoções, ou porque é demasiado forte e branca e por isso cria algum desconforto, e até ofusca, ou porque é de tal forma harmoniosa que nos sentimos muito confortáveis e até perplexos. É deste último tipo de ambientes que falamos hoje.

Este é um projecto na Comporta, em Setúbal, com um espaços incríveis, fora do comum, característica que a luz reforça. A iluminação foi desenvolvida pela empresa Visual Stimuli de Lisboa, que é especializada em design iluminação juntamente com arquitectura de Pedro Espírito Santo.

Conheça outros projectos desta equipa aqui! 

A moradia, luz e sombra

A casa é um volume com contornos muito modernos, geométricos. Nas traseiras, que vemos na imagem, tem uma bonita varanda virada para o jardim, que deverá ligar aos quartos da casa.

A sala, com uma janela ampla, comunica com o espaço exterior, onde existe uma plataforma de estadia e um elemento de água, também um jardim relvado onde um pavimento de lajes de pedra traça o caminho. Nesta imagem os focos de iluminação provém maioritariamente do tecto e existem ainda alguns focos ao longo da fachada, uma iluminação subtil e muito harmoniosa. Que cumpre a sua funcionalidade de forma graciosa. O elemento de água tem também iluminação no seu interior. Nesta imagem, torna-se evidente a intenção da Visual Stimuli em que o exterior flui para o interior e existe um jogo de luz e sombra que resulta num ambiente agradável.

Exterior: caminho

O ritmo arquitectónico, originado pelas paredes, as escadas, o muro, é reforçado por um alinhamento de árvores assim como pela iluminação, pequenos focos iluminam o caminho e as escadas, debaixo para cima, de forma subtil. Também a fachada da casa é iluminada por este tipo de focos. 

Interiores: cozinha

Esta é uma bonita cozinha, muito eficiente por ter uma bancada ao centro, um elemento muitíssimo funcional.

O espaço de arrumação está embutido nas paredes, onde se insere também o forno e na bancada. O candeeiro sobre a bancada tem um design muito moderno e ilumina de forma muito equilibrada, sendo suficiente para quem está a cozinhar por exemplo, mas não demasiado. A calha de iluminação, na parte superior do armário de parede, foi uma ótima solução. Deixe-se inspirar por estas ideias.

Casa de Banho

Esta casa de banho parece quase que um spa, um lugar para relaxar e preocupar-se consigo! A bancada, com dois lavatórios é muito elegante, num material muito bonito.

A escolha do material para o chão também parece muito adequada pois este é confortável e de fácil limpeza. A particularidade do uso de pedras sob a banca é uma solução muito original que nos da ideia de um ambiente especial. Dois pequenos candeeiros fazem a iluminação deste bonito espaço, criando todo este cenário de relaxamento.

Inspire-se nesta ligação, com casas de banho em estilo asiático.

Jardim interior

A zona de duche, confinada por uma parede em vidro, está associada a um outro elemento que a torna super especial. Um espaço de jardim interior, um canto envidraçado com alguma vegetação com uma textura interessante. Em que a luz ao incidir na vegetação, reflete as sombras da folhagem para toda a área de casa de banho, criando um ambiente muito especial. A iluminação e o jardim interior são duas intervenções que se complementam e criam este magnífico espaço.

Um banho tornou-se algo ainda melhor…

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine