15 cozinhas lindas e econômicas para ver antes de fazer a sua

homify Kitchen
Loading admin actions …

As cozinhas são os espaços favoritos em nossas casas, pois são nelas que encontramos inspiração e com muito prazer enchemos a barriga. Portanto, tal lugar torna-se uma eficiente ferramenta para surpreender tanto a família quanto os amigos e amantes. Além de prática e proveitosa, a cozinha deve refletir o estilo de seus moradores a fim de ser um lugar atraente e charmoso. Existem mil maneiras de desenhá-las, apesar de sempre pensarmos que há regras a seguir e o custo final nunca é baixo.

Há quem pense que seja impossível desenhar uma cozinha econômica e atraente, mas hoje vamos lhe apresentar 15 exemplos de nossos profissionais arquitetos que provam o contrário! Venha conosco e aprenda diferentes formas de montar sua cozinha sem gastar muito.

1. Móveis modulares

Utilizar móveis modulares é uma das opções mais práticas e comuns que existem no mercado. Pode-se encontrar inúmeras lojas e fornecedores especializados em cozinhas planejadas para ajudar. O melhor destas soluções é que é possível montar o ambiente aos poucos, comprando as peças parte por parte, começando pelo que é essencial e mais urgente. Em geral estes moveis são feitos em madeira compensada revestida com laminado, portanto a variedade de acabamentos é enorme e a gama de preço bastante vasta. Desta forma você pode escolher a que melhor se adapta ao seu bolso.

2. Materiais econômicos

Se você gosta de projetar e colocar a mão na massa, temos uma dica original e econômica. Construa sua cozinha com madeira Pinus e laminado! O Pinus é uma das madeiras mais baratas do mercado e pode ser encontrado em diferentes tipos. A cozinha que vemos na imagem a cima é cômoda e versátil, suas gavetas e gabinetes a tornam prática e moderna. As prateleiras, por sua vez, permitem que se use sobras de madeira e a cozinha fica cheia de personalidade.

3. Ideias minimalistas

Na hora de economizar o minimalismo é o estilo que mais vem a calhar. Conceber um espaço a partir de ideais que baseiam-se na simplicidade ajuda a evitar o acumulo de objetos. Muitos pensam que tal estilo acaba sendo entediante, mas isso não é verdade. Veja por exemplo como esta cozinha é elegante e sofisticada apenas com tons de cinza e um gabinete baixo discreto. A bancada é lisa e contínua, revestida com pintura tipo epóxi. Com planejamento e organização, gabinetes alto são dispensados e a entrada de luz natural é permitida sobre a pia.

4. Poucos elementos

Uma maneira de economizar em uma cozinha é projetar portas e gavetas sem puxadores. Parece uma ideia complexa, pois desta forma deve-se pensar em outra maneira de abrir tais elementos, mas a verdade é que é super simples. Basta desenhá-los com uma ranhura para acomodar os dedos ao puxa-las. Uma ideia tão simples economiza material, e faz diferença nas contas finais.

5. Bancada resistente

Há determinados elementos na hora de planejar a cozinha, nos quais devemos pensar a longo prazo, e portanto para evitar dores de cabeça no futuro, deve-se investir mais dinheiro no começo. Estamos falando dos tampos! Estas partes são as que mais sofrem ao longo do tempo, são submetidos a grandes quantidades de água, golpes fortes, altas temperaturas e cortes. Portanto, recomendamos que vá em busca de um material resistente e duradouro como mármore ou granito. Este é um gasto alto no começo, mas permanecerá em sua cozinha para sempre, economizando a longo prazo. 

Quer deixar o canto do fogão e pia especiais? Veja mais informações sobre como revestir!

6. Materiais simples, mas originais

Para dar um toque de limpeza e deixar a cozinha ainda mais cômoda, as pastilhinhas são o material perfeito. A combinação de cores utilizada neste projeto é o que o torna tão especial. Isto porque a paleta de cores é leve e romântica.

7. Decoração pessoal

Muitas vezes a cozinha planejada precisa de um toque pessoal para deixá-la com a sua cara. Felizmente, esta é uma intervenção super fácil de ser feita, basta escolher os utensílios de acordo com o seu gosto para poder deixa-los a mostra. Vasinho com temperos frescos são sempre muito bem vindos.

8. Tons neutros e uma atmosfera moderna

Como já comentamos, os materiais para revestir os armários e gabinetes podem ser encontrados em diversas cores. Para quem não quer investir em um material caro, brincar com os tons é uma solução diferente que deixar os ambientes modernos e interessantes. Aqui os tons de cinza foram utilizados para conformar um espaço sóbrio e elegante.

9. Detalhes decorativos

Veja como esta solução é simples, mas com algo de especial. Os materiais e soluções presentes neste ambiente são super simples, mas ainda assim modernos. Isto por si já deixa a cozinha maravilhosa. Este projeto foi um pouco mais além, apenas aplicando uma pintura colorida na parede que serve como uma moldura para as prateleiras que acomodam decorações super pessoais.

10. Minimalismo

Ao contrário do que parece, uma cozinha toda branca fica linda sem nenhuma decoração. O estilo é super chique e vai bem em qualquer estilo arquitetônico.

11. Criatividade na decoração e mobiliário

Na hora de compor a cozinha, vale apostar naqueles achados que encontramos em lojas de antiguidades mas não sabemos muito bem aonde colocar. No projeto a cima, o gabinete em estilo vintage na cor roxa deixou a cozinha super charmosa.

12. DIY—faça você mesmo

Abuse da criatividade e mergulhe em projetos faça você mesmo. Montar a própria cozinha é mais fácil do que imaginamos. Tais soluções, como fechar o gabinete da pia com um tecido, podem ser temporárias ou permanentes.

13. Cores vivas

Para uma cozinha com soluções simples, aplicar cores vivas e inusitadas nas paredes vai transformar o espaço. Pintar as paredes é muitas vezes a intervenção mais barata para mudar a cara dos diversos ambientes.

14. Planejando com praticidade

Na hora de montar a cozinha, praticidade é tudo. A ilha central é perfeita para dividir ambientes integrados enquanto serve de área de armazenagem e bancada de trabalho, sendo assim um elemento multifuncional.

15. Organização despojada

Deixar os utensílios à mão de forma e de forma organizada é uma forma interessante de manter um ar jovem e despojado na cozinha. A barra metálica é fácil de ser encontrada em casas de construção e simples de instalar, depois basta pendurar as peças de uso constante com o auxílio de ganchos.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine