9 truques engenhosos para poupar dinheiro na cozinha | homify

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

9 truques engenhosos para poupar dinheiro na cozinha

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
modern  by Mimasis Design/ミメイシス デザイン, Modern
Loading admin actions …

O dinheiro custa a ganhar. Não concorda? Tenhamos em abundância ou nem tanto, é sempre profícuo sabermos gerir e poupar o nosso orçamento. E não, não lhe vamos pedir para recortar cupões de desconto. Existem outras formas de poupar dinheiro e de melhorar o nosso balanço económico, mantendo a qualidade de vida. 

Neste livro de ideias, deixamos-lhe algumas sugestões para começar a poupar e para aumentar a sua liberdade financeira. São pequenos truques que qualquer um pode pôr em prática.

Preparado para se deixar surpreender?

1. Uma organização apropriada

O maior inimigo da poupança é a desordem. Ao ter gavetas ou armários desarrumados, acabará por perder objectos no meio da confusão e comprar novos sem necessidade. Faça uma limpeza e arrumação geral e atribua a cada coisa o seu sítio. Poupe tempo e dinheiro.

2. Adeus às comidas fora de casa

Comer fora é sempre agradável. Poupa-nos o trabalho de estar a cozinhar e a lavar a louça, mas, esse prazer acaba por se reflectir no nosso orçamento. Se não tem outra opção senão comer no trabalho, leve um recipiente com o almoço. É mais económico e, sem dúvida, saudável. 

3. Coma produtos da época

Comer produtos da época significa comer produtos mais frescos, melhores e mais baratos. Adquira menos alimentos que passaram por meio mundo para chegar à loja fora de época. Fique atento ao calendário e aproveite para se deleitar com produtos próprios da época em que está. 

4. Fabrique os seus acessórios

Um dos truques e métodos de cozinha mais surpreendentes para poupar dinheiro é apostar no Do It Yourself, ou seja, no Faça Você Mesmo. Pode começar por coisas simples como com uma tábua para cortar os alimentos e, mais tarde, por esculpir recipientes para as frutas e verduras. É divertido e, assim, fica com utensílios feitos por si, cheios de personalidade.

Veja os 26 melhores DIY de sempre!

5. Tomar o café da manhã em casa

modern  by Piwko-Bespoke Fitted Furniture, Modern
Piwko-Bespoke Fitted Furniture

White Modern High-Gloss Kitchen.

Piwko-Bespoke Fitted Furniture

Já alguma vez parou para pensar sobre quanto gasta a tomar o café da manhã fora de casa? Faça as contas e some o que gasta em todos os dias úteis. Ao fim do ano, esse valor pode significar fazer uma viagem ou dar a entrada para um carro. Acorde mais cedo para tomar o pequeno-almoço em casa ou deixe as coisas preparadas de véspera.

6. Crie os seus próprios produtos de limpeza

Numa época em que se aposta na naturalidade e na essência das coisas, que melhor maneira de ajustar o orçamento senão por reduzir o consumo de produtos químicos na limpeza da casa. 

Já deve ter ouvido quão eficaz é o vinagre para limpar a sujidade, mas, pode usar outros ingredientes, como o limão e o bicarbonato de sódio.

7. Desfaça-se dos velhos electrodomésticos e equipamentos

Parece paradoxal, mas não é. Com o passar do tempo, o estilo das cozinhas tem vindo a evoluir, assim como os elementos que fazem parte dela, como os electrodomésticos. Hoje em dia, já há electrodomésticos ecológicos que o farão poupar muito mais energia e, como tal dinheiro. São benéficos para o bolso e para o ambiente. Logo, vale a pena o investimento inicial.

8. Plante as suas próprias ervas aromáticas

modern  by chris+ruby, Modern
chris+ruby

Longboard Cherry by chris+ruby

chris+ruby

Se é um entusiasta da cozinha moderna, já reparou que os chefs, nos seus programas, têm sempre os seus próprios vasos com plantas aromáticas. E há lá melhor do que o sabor, a cor e o perfume destas ervas na nossa casa? Divirta-se e escolha algumas sementes para plantar as suas ervas aromáticas preferidas. É saudável e económico.

9. Molhos e conservas

Tal como nos produtos de limpeza, qualquer elemento preparado na cozinha pode ter a sua versão mais natural. Os molhos, as marmeladas e as compotas são alimentos-chave na sua dieta, pelo que pode fazê-los você mesmo para uma alimentação mais saudável e para poupar  dinheiro. Chame os seus filhos, cara metade ou amigos para o ajudarem.     

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!