Novo apartamento, novas oportunidades!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Las Boas Ibiza, Vondom Vondom Mediterranean style bedroom
Loading admin actions …

Dez imagens, dez apartamentos novos. Um apartamento novo é como uma folha em branco à espera de ser preenchida. Há caminhos decorativos vários pelos quais podemos enveredar e muita inspiração à espera de ser interpretada. 

Afinal, como decorar um apartamento novo? Por ser novo tem que ter uma decoração moderna ou minimalista? O que é que a arquitectura moderna constrói—e reconstrói—hoje em dia? 

No artigo de hoje, percorremos dez exemplos que vão desde fachadas a interiores, dos estilos mais clássicos aos contemporâneos. Em comum têm o bom gosto, a funcionalidade e o aconchego e, entre eles, encontrará o que de melhor se faz em Portugal pelas mãos dos nossos profissionais.

Mudou-se para uma casa nova? Então, inspire-se.

Não, não é Photoshop

Encetemos o nosso artigo sobre apartamentos novos com a incrível fachada do moderno Las Boas, em Ibiza, projectado por Jean Nouvel. As varandas em aço inoxidável coloridas e as linhas orgânicas do projecto dão este efeito que nos agarra a atenção sem que a consigamos desviar novamente. Inspirado pela “vida loca” e luxuosa de Ibiza, este exuberante edifício oferece uma experiência de vida única que nos envolve na essência da ilha. O formato da estrutura é inspirado no de um anfiteatro romano. A abertura no centro permitiu a construção de uma piscina cujo formato lembra um lago. Os apartamentos têm vista ou para a cidade velha de Ibiza, património da UNESCO, ou para Formentera. 

Peças de design a elevar a decoração

Um novo apartamento para uma nova família. O branco e as tonalidades sóbrias prevalecem e é-lhes quebrada a monotonia por via da adição de objectos de design como as cadeiras vermelhas ChairOne assinadas pelo alemão Konstantin Grcic ou a muito confortável e famosa poltrona Charles and Ray Eames, modelo A670. São elas que compõem um recanto de leitura e de estudo que ladeia a sala de estar. Em jeito de contraste com o vibrante vermelho, surge o aparador com uma superfície em que os veios e as nuances naturais da madeira sobressaem. Assim é. Porque a modernidade e o saudosismo retro podem perfeitamente conviver neste novo apartamento para uma nova família.

A requintada sala de Bilbao

Apartamentos modernos, ambientes de branco total. Ou quase. A versatilidade do branco e a facilidade com que se constrói ao seu redor agrada a todos. Na imagem, vemos uma divisão que abriga a sala de estar e a sala de jantar. A leveza do branco e das cores claras saem reforçadas com a colocação de vários pontos de luz no tecto—aos lados e sobre a mesa—e  no aparador. Também o espelho contribui para uma noção de amplitude, sofisticação e modernidade. As suas linhas alongadas acompanham as do aparador, um móvel importante para organização. A mesa é redonda e rodeada por quatro cadeiras de design. O pé alto e esguio sobre o qual se sustem torna esta peça ideal para um espaço pequeno por não tomar muito espaço. Uma proposta pelas mãos da MADG Architect que chega até nós de Bilbao.

Explosão de cor

É como se o arco-íris, em vez de ser uma criação da natureza, tivesse sido criado aqui. Esta sala mexicana destaca-se pelo uso das cores que intervalam estridentemente um pano de fundo num sóbrio bege. Na parede, vemos como que um xadrez ampliado feito com pinceladas em verde, vermelho e azul. O tapete sobre o qual se colocou a mesa de centro segue-lhe o espírito na cor e na jovialidade também. À parte disso, só encontramos apontamentos de cor no suporte da mesa de centro, no móvel de televisão e nas almofadas. Ousaria reproduzir isto em casa?

It's oh so quiet… shh, shh!

Love Maison. É o nome deste apartamento. E não podia vir mais a calhar porque é impossível não nos perdermos de amores por estes interiores tão leves e refinados de um apartamento de fim-de-semana—podemos ir para lá durante a semana, por favor? – onde um ambiente muito relaxante e descontraído, por via das cores suaves, convida ao tão desejado descanso. Neste apartamento, todas as divisões estão ligadas entre si o que resultou na criação de áreas comuns que apelam à convivência e à união das pessoas. Um verdadeiro oásis made in Portugal.

Decoração intemporal

E porque um apartamento novo não tem necessariamente que ter uma decoração moderna, deixamos-lhe um exemplo de um interior onde o clássico e o contemporâneo se encontram em plena harmonia. As cores mais outonais escolhidas para a zona de estar tornam a atmosfera deveras acolhedora. Esse sentimento é reforçado pela aplicação criteriosa de pontos de luz a ladear os sofás, ideais para criar um ambiente familiar à noite ou para ler um bom livro depois de chegar a casa. Note-se, porém, que a mesa de centro em vidro suportada em pés metálicos é de laivos modernos o que torna o conjunto mais equilibrado e leve.

Para os solteiros

Sair de casa dos pais e procurar independência é a grande aspiração da maior parte dos jovens e a primeira meta de adulto a cumprir. Este apartamento foi precisamente projectado para um jovem solteiro e dispõe de apenas 35m². A planta da casa divide-se em dois corpos. Um integra a cozinha e a sala e o outro o quarto e a casa de banho. Para propiciar aconchego à atmosfera, recorreu-se a madeiras e a tons café com leite em alguns têxteis. O resto das superfícies foram entregues ao branco, o catalisador visual e “ampliador” de espaços.

Um pequeno apontamento de cor

Continuemos por Portugal. Desta vez, vamos até ao apartamento modelo de um prédio novo em Oeiras. Decorada pela Traço Magenta - Design de Interiores, esta suite de casal é o epítome do conforto e do luxo. Não falta uma cama confortável, tampouco a poltrona para um momento privado de lazer quando não nos apetece estar na sala de estar. A luz natural entra livremente através da cortina clara e a cor surge nos padrões geométricos em coral estampados nos têxteis que tão bem ficam contra a tonalidade cappuccino da parede.

Inspiração nórdica

O bom gosto e a simplicidade do design escandinavo leva a que o encontremos amiúde enquanto estilo decorativo de apartamentos novos. Os móveis reduzem-se ao essencial, as cores baixam o volume e percorrem os tons leves e neutros e os apontamentos que as interrompem surgem nos têxteis ou em pequenos objectos decorativos. O resultado são interiores arejados, funcionais e aconchegados. A sala de estar da imagem exemplifica este conceito. O azul—pouco vibrante—é uma das cores mais usadas pelos nórdicos para decorar os interiores e está presente nesta sala tanto nos sofás em azul ganga, como nas cortinas em linho que intercalam com as brancas.

Branco total

Acabamos o artigo com esta sala de estar, de um apartamento no Porto, que representa o epítome da linguagem minimalista. Este projecto, pelas mãos do gabinete Cláudio Vilarinho Arquitectura e Design Lda., destaca-se pela aposta no branqueamento das carpintarias escuras previamente existentes para dar lugar a um branco total que em muito favorece a entrada de luz. O mobiliário foi, claro está, reduzido a um mínimo: sofá, mesa de centro e móvel de televisão. Num espaço mais pequeno, considere uma estética semelhante.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine