Soluções para varandas pequenas no Inverno

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Dachterrasse in Hamburg, 30qm, DIE BALKONGESTALTER DIE BALKONGESTALTER Modern Terrace
Loading admin actions …

Não, não é o único a ter uma varanda pequena, onde luta contra os metros quadrados dela. É claro que todos queremos um espaço gigante para colocar isto ou aquilo, mas a verdade é que temos de encarar a realidade e sujeitarmo-nos ao que temos. Há que ver o lado positivo e pensar que por mais pequena que possa ser, já é bom ter uma varanda. Apenas lhe deve dar o devido valor e aproveitar corretamente o seu espaço, sem que esta seja um depósito de arrumação ou outra coisa. 

Vamos lá tornar a sua pequena varanda bonita e acolhedora, e sim mesmo nestes dias invernais. Descubra a nossa galeria de imagens, repleta de soluções incríveis, que permitirão aproveitar corretamente o espaço e tornarão a sua varanda com muito mais pinta!

Versão marquise

Se quiser aproveitar ao máximo da sua varanda nos dias frios de inverno, mesmo quando chove, pode optar por fechá-la e criar uma marquise. Mas atenção uma marquise com estilo e não um depósito de tralhas, tal como esta inspiração. 

Numa varanda fechada pode colocar qualquer tipo de mobiliário ou têxtil, candeeiros, plantas e até algum mobiliário, sem correr o risco de se danificar com o tempo.

O objeto de desejo

Este suporte de varanda é sem dúvida um objeto de desejo e que vos deixará com certeza de boquiaberta. A sua versatilidade e a sua praticidade torna este objeto um must-have para pequenas varandas. Com ele pode desfrutar da sua pequena varanda para tomar uma refeição ou até mesmo trabalhar, com um portátil. Por outro lado, este suporte dispõe de um pequeno espaço frontal para colocar vasos com plantas, flores ou ervas aromáticas.

Para iluminar as noites

Sabemos que no inverno os dias são bem curtos e se quisermos desfrutar um pouco da nossa varanda e criar um ambiente cozy, é necessário iluminar o espaço. Existem vários tipos de iluminação no mercado—lanternas, candeeiros, velas, tochas, luzes LED's ou solares, entre outras. 

Objetos luminosos

Se preferir pode optar por uma peça luminosa, um banco ou um vaso. Ficará super giro e divertido na sua pequena varanda. Arrisque!

Criar várias áreas

Na sua pequena varanda pode optar por alterar ou sobrepor outro tipo de chão, por exemplo com deck, pedras ou até mesmo com relva artificial, tal como fizeram nesta inspiração. Aliás aqui até foram mais longe e criaram diferentes tipos de áreas mediante o tipo de chão. 

Inspire e dê um upgrade à sua varanda!

Florir e soluções DIY

Seja a varanda pequena ou não, há algo que nunca pode faltar por lá— umas belas flores e plantas. Estas dão vida e trazem um energia bastante positiva ao ambiente. Basta uns pequenos vasos para dar aquele toque!

Por outro lado, pode construir o seu próprio mobiliário, com umas paletes de madeira. Desta forma consegue facilmente adaptar o tamanho do móvel ao espaço.

Suspender vasos

Haverá solução mais simples do que esta para aproveitar bem o espaço?! Acreditamos que não… Toca aproveitar as paredes da sua varanda para dar uma tonalidade natural ao espaço. 

Se não tiver muito tempo para cuidar das plantas, escolha umas que não requerem tanto trabalho, como uns cactos ou suculentas, por exemplo.

Aproveitar a grade da varanda

O que não nos falta são mesmo soluções para florir uma varanda pequena. Depois disto já não tem mais desculpas! Pode encontrar facilmente no mercado floreiras que se colocam na grade da varanda. 

O vaso desta imagem agradou-nos particularmente, por estar numa posição direita e fazer o ângulo da varanda. Ficou bem amoroso!

Um mobiliário de jardim, é claro!!

Mediante o espaço que tiver, escolha um mobiliário de jardim (mesa, cadeiras, banco, sofá… ), pois desta forma pode desfrutar ao máximo deste espaço, mesmo no inverno. Tendo em conta que Portugal é um país com um clima mais ameno.

Atenção na escolha do seu mobiliário, este deve ser resistente à chuva. Prefira um material como o plástico e outros polímeros, ferro ou a madeira (requer manutenção anual). 

Mais ideias sobre varandas? Veja este livro de ideias, repleto de soluções fantásticas!

27 soluções baratas para decorar uma varanda.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine