Mansão de madeira fabulosa

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО, ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT Living room
Loading admin actions …

Uma das escolhas mais importantes na hora de construir é sem dúvida a escolha dos materiais e da técnica construtiva. Estas escolhas têm impactos diretos na qualidade estética e ambiental da edificação e principalmente no custo final da obra. Existem casas com estrutura pré-fabricadas e vedação em madeira que são verdadeiras obras-primas da arquitetura, que comprovam que a madeira, certificada e de boa qualidade, é um material excelente em termos de qualidade estética e material.

Apresentamos um projeto residencial fenomenal, localizado em uma vila chamada Polivanova, próxima a Moscou, na Rússia, assinado pelo arquiteto Aleksandr Zhydkov, que emprega uma estrutura pré-fabricada e vedação em madeira, mimetizando-se na paisagem natural em meio às Bétulas do imenso bosque. O projeto de traços modernos e estilo escandinavo é a expressão da atemporalidade e qualidade material e estética da madeira. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto simplesmente fenomenal, que reserva em seu interior ambientes aconchegantes e cheios de estilo e personalidade.

Fachada frontal

A fachada frontal da residência é composta de dois volumes. O prisma de dois pavimentos abriga a maior parte do programa de necessidades, enquanto o prisma menor abriga a garagem, casa de máquinas  e instalações técnicas. Ambos volumes possuem uma espécie de emolduramento, que serve como beiral devido ao avanço em relação às paredes da casa. Tábuas posicionadas horizontalmente e verticalmente revestem o plano que emoldura e dá contornos à edificação, enquanto tábuas posicionadas na diagonal revestem as superfícies do corpo principal da edificação, intercaladas com aberturas de vidro, do piso ao teto.

Fachada posterior

A fachada posterior é marcada pelo revestimento de madeira e pelos amplos painéis de vidro, que permitem a integração dos ambientes com a paisagem externa e proporcionam vistas privilegiadas para as Bétulas do bosque ao redor da edificação. Uma plataforma de madeira elevada desprende-se do volume principal, formando um terraço aberto, que serve como sala aberta mas privativa, de onde se contempla a beleza do bosque de modo mais intenso.

Hall de entrada

Apesar da expectativa por ambientes rústicos, nesta residência de estilo escandinavo predominam sim revestimentos feitos de materiais naturais, como a madeira, mas a convivência com materiais arrojados e com o mobiliário de design contemporâneo resultam em uma atmosfera cosmopolita e aconchegante. No hall de entrada o painel de madeira, o aparador de design arrojado e o espelho evidenciam a modernidade e a elegância do espaço.  

Sala de estar

A sala de estar com pé-direito duplo e generosos planos de vidro, permitem aos moradores ter contato direto com a paisagem natural circundante e desfrutar dos raios solares matinais, graças ao cuidado em orientar a sala de estar e quartos para a face leste. Os painéis de madeira e a parede de tijolos à vista, na cor cinza, que emoldura a lareira dão um toque rústico e aconchegante ao ambiente, enquanto o vidro, das janelas e do corrimão, e o mobiliário contemporâneo, como o sofá de cor azul, evidenciam a atmosfera moderna e arrojada do ambiente.

Cozinha

A cozinha, integrada à sala de jantar, é espaçosa, moderna e funcional. As cores neutras predominam, numa combinação elegante de marrom, bege e branco, resultado principalmente do uso das cores naturais dos materiais. A cozinha possui armários planejados de madeira, que combinam com os tijolinhos à vista, dando um toque mais natural ao ambiente, enquanto as bancadas da pia e da ilha, feitas de madeira com acabamento em laca branca, combinadas os pendentes da Tom Dixon, dão um toque de elegância e sofisticação à cozinha. 

Sala de jantar

A sala de jantar se destaca pelo design sofisticado do mobiliário e pelas vistas privilegiadas da paisagem natural circundante. O mobiliário inclui uma mesa de madeira com suporte metálico, conjunto de cadeiras DSW, desenhada pelo casal Eames, com desenho inspirado na Torre Eiffel, e luminárias pendentes feitas de latão, que dão mais personalidade e elegância ao ambiente. 

Se você se interessa pelo design de mobiliário e deseja conhecer mais cadeiras icônicas do design internacional, sugerimos a leitura deste artigo.

Sala íntima

No pavimento superior encontramos a sala íntima, um espaço de convivência familiar, que abriga a coleção de livros dos proprietários. O destaque, portanto, é a estante de madeira com nichos abertos, que deixam os livros à mostra como artigos decorativos. O mobiliário de design contemporâneo e de cores neutras, o tapete e o piso de madeira garantem o conforto e aconchego dos moradores.

Quarto de casal

No quarto do casal predomina a qualidade dos materiais de acabamentos. A parede de madeira e o piso de pedra natural traz requinte e aconchego ao ambiente, enquanto o forro de gesso dá um toque de elegância ao ambiente. Cortinas de cores neutras garantem o controle da luminosidade e, consequentemente, o conforto dos moradores, já que o dormitório está orientado para o lado leste, para aproveitar os raios de sol da manhã, além do vista para o bosque de Bétulas.

Banho do casal

Os banheiros da residência são uma atração a parte, devido à qualidade de seus acabamentos. No banho do casal a combinação do revestimento em mármore com painéis de madeira cria um ambiente luxuoso e ao mesmo tempo aconchegante. A luz natural abundante realça a elegância e a qualidade estética dos materiais. O espaço amplo, além de maior conforto, permitiu a instalação de uma banheira de hidromassagem, emoldurada pela base de madeira.

Banheiro

No banho do casal o destaque é o revestimento em mármore, que cria um ambiente elegante e charmoso. O forro de madeira dá um toque de aconchego, enquanto a banheira oval em estilo free standing assegura aos moradores o prazer de um banho confortável e cheio de requinte. O espelho amplo incrementa a decoração e agrega funcionalidade ao espaço.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine