Os seis erros mais comuns ao limpar a cozinha: evite-os!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Os seis erros mais comuns ao limpar a cozinha: evite-os!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
  by Studio cocina,
Loading admin actions …

cozinha é uma das divisões da casa que devia estar sempre limpa e organizada por razões óbvias: é lá que são preparados os alimentos que consumimos. Acredite em nós quando lhe dizemos que, embora a cozinha, por vezes, pareça limpa, está mais suja do que aquilo que pensamos. 

Há seis erros que se cometem com frequência no que diz respeito à limpeza da cozinha. Para que os evite, decidimos juntá-los neste livro de ideias.

Veja quais são.

1. Não distribuir os espaços adequadamente

 Kitchen by vora,

Ao organizar a cozinha, especialmente se esta for pequena, podem-se cometer muitos erros no que diz respeito à sua distribuição, como por exemplo não deixar uma área especialmente destinada ao trabalho de cortar as verduras ou as carnes e não ter uma tábua diferente para levar a cabo cada uma destas tarefas e assim evitar a contaminação cruzada.

2. Esquecer-se de limpar o forno

Limpar o forno pode ser uma tarefa completamente entediante o que nos leva a adiá-la infinitamente. O pior é que, ao fazer isto, tornamos o trabalho mais difícil, pois a gordura com mais antiguidade é mais difícil de ser removida e pode deixar marcas para sempre, para além de impregnar com um odor desagradável a nossa comida. Limpe o forno, pelo menos, uma vez por mês.

3. Limpar incorrectamente o aço

O aço inoxidável é muito popular na cozinha, tanto nos electrodomésticos, como enquanto material de base para as prateleiras e mesas de trabalho. Com tempo, pode começar a ficar raiado ou em mau estado. Está a limpá-lo correctamente? O aço não deve ser limpo com detergente normal, mas sim com limpa-vidros e vinagre.

4. Varrer enquanto cozinhamos

Varra, sim. Mas, não enquanto cozinha. Se varrer enquanto cozinha, corre o risco de levar o pó para a sua comida. Referimo-nos a partículas microscópicas, mas que, como é óbvio, não devem ser ingeridas. 

5. Lavar toda a louça junta

Se tem uma máquina de lavar louça, então poupa muito tempo no dia-a-dia. Mas, não se deve lavar tudo junto e da mesma maneira. Por exemplo, os talheres devem ser lavados individualmente e com uma esponja própria, pois os restos de comida podem não sair.

Se tem copos de vidro e não sabe como tirar as manchas, o nosso conselho é que os lave em três fases: passe-os por água quente, detergente e um pouco de bicarbonato; depois, passe por água fria e vinagre e, por último, enxagúe. Ficarão como novos. 

6. Não limpar as superfícies de trabalho diário

As superfícies de trabalho como os balcões, a ilha ou a barra de pequeno-almoço devem ser limpas todos os dias para não se acumular sujidade que contamine os nossos alimentos. O mesmo acontece com o frigorífico: não o limpe só por fora. De duas em duas semanas, deve limpá-lo a fundo com um produto próprio.

 Houses by Casas inHAUS,

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!