Pequeno apartamento em Paris em tons pastel !

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
Appartement Paris 11ème, Sandra Dages Sandra Dages Living room
Loading admin actions …

Este apartamento parisiense é de facto um bom exemplo de como é possível levar brilho e criatividade para dentro de uma habitação. Projectado por Sandra Dages, a decoração é de estilo nórdico e bastante funcional. O que teve de ser uma premissa mais do que obrigatória visto o apartamento ter apenas 27m². O apartamento foi redesenhado e decorado com detalhes subtis que marcam a diferença estética no espaço. 

Sem exageros, o apartamento ficou com um ar feminino além da questão espacial, de luminosidade e modernidade terem ficado completamente resolvidas. Veja o álbum de fotografias que seleccionei para si.

Design interior de sucesso

Apesar de reduzido tamanho, este apartamento oferece um forte sentido de grandeza! Olhando para as imagens a sensação que se tem é que o apartamento apenas com 27m² não parece assim tão pequeno, além de que não falta nada. Pergunta-se porquê? Devido à escolha das cores, à disposição dos móveis e à proporção e forma dos objectos! Todo este conjunto de características permite que o ambiente esteja perfeito sem atravancar ou bloquear zonas de passagem. Na verdade, a escolha de mesas de apoio baixas e redondas foi mais um aspecto bem pensado e que ajuda a tornar toda a área mais consistente.

Se lhe agradam ideias para espaços pequenos, veja o seguinte artigo.

Mini apartamento

Nesta perspectiva quase é possível ver a totalidade do mini apartamento. Vê-se a porta de entrada, a sala e o quarto. Apenas não se consegue ver a cozinha e a casa de banho, mas já se fica com uma ideia bem geral da planificação desta habitação. A ideia de não haver paredes a dividir a sala do quarto faz com que todo o apartamento pareça mais amplo e maior. A opção recaiu sobre uma cortina que divide o espaço quando é necessário ganhar privacidade numa das zonas. Quando a cortina está aberta é possível ter-se um espaço maior com interiores bastante luminoso. Claro que a cor base, o branco, ajuda nesta atmosfera calma e de paz.

Charles & Ray Eames

Como já referi, a presença de cortinas permite definir a área de dormir e oferece um charme extra com a predominância de tom cinza e estampado de formas circulares. A cama foi embutida no armário de cor cinza claro e molduras brancas que limitam o espaço a toda à volta da divisão. Espaço de arrumação não falta, visto ser um dos factores que os proprietários de casas pequenas ou grandes são maior valor. Apostou-se então, na altura total das paredes para a colocação de armários, ajudando a economizar espaço e melhorando o conforto.

Claro que qualquer elemento de design num espaço cria uma espécie de aura e valoriza o espaço. Aqui, foi escolhida a cadeira de baloiço RAR de Charles & Ray Eames, que cria um canto de leitura ou de descanso.

Grafismos

Os elementos gráficos e a paleta de cores pastel é usada em todo o apartamento proporcionando uma sensação de serenidade e simplicidade em qualquer divisão. No quarto, em todo o perímetro e em toda a altura apostou-se em roupeiros de tom cinza. Em destaque aparecem os elementos gráficos no nicho do roupeiro em verde água e rosa claro,servindo de cenário a objectos decorativos. A cabeceira da cama foi pintada no mesmo tom de verde e foi colocada uma prateleira que facilitou o encaixe do candeeiro de mola.

Cores pastel

A linguagem, aliás, o conceito de cores pastel e elementos gráficos foi usado pontualmente em toda a área do apartamento. Na zona de refeições foi, de maneira original, pintadas as cortinas brancas e o chão e parede nos tons que já nos habituamos a ver— verde água e rosa pálido. Este jogo de cores torna-se importante no aspecto em que se quer trazer a luz natural para o interior. Repare como a forma geométrica no chão e parede causa a sensação de profundidade à zona e também a marca. O mobiliário escolhido para a zona de refeições é de mesa e cadeira de look vintage, criando uma mistura de géneros inteligentes e consistentes.

Pormenores

Para terminar, concluímos com uma imagem que destaca a prateleira por cima da cama. Sabemos já, que os detalhes servem para destacar zonas de forma simples e original e aqui é a prova mais que provada que é conseguido. São eles que dão vida aos interiores. São apontamentos, como simples palavras ou frases que captam atenção do proprietário e de possíveis visitantes.

Para ver todas as fotografias deste apartamento, clique aqui

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine