De ruínas a refúgio campestre

Luciana P Luciana P
Casa Ribeira Seca, MSB Arquitectos MSB Arquitectos
Loading admin actions …

Surpreenda-se com mais um daqueles projetos com transformações impressionantes. Um antes e depois que nos convida a uma experiência completamente nova!

Nesta construção que sofreu ao longo dos anos diversas ampliações em diferentes áreas, tudo o que restou foi ruínas. Desta forma, seguiu-se sua necessária reconstrução, com grande respeito aos princípios arquitetônicos de seu passado. Agora trata-se de uma casa totalmente renovada em estilo campestre que tudo tem a ver com seu legado. Localizada na ilha da Madeira em São Vicente 

Uma construção que sofreu diversas ampliações em alturas diferentes, do qual restavam ruínas. Assim procedeu-se à sua reconstrução, respeitando os princípios arquitectónicos do passado. Agora é uma moradia totalmente renovada com um estilo campestre que não o vai deixar indiferente. Localiza-se na ilha da Madeira, em Portugal, e foi recuperada pelos profissionais da MSB Arquitectos, sediados em Portugal e que contam premiações em seus projetos a nível nacional e internacional.

Charme do passado

Era apenas uma ruína de que restavam alguns traços arquitetônicos do passado, um telhado muito tradicional, janelas despedaçadas, uma chaminé antiga, onde tudo ameaçava ruir…  

A natureza começava a tomar conta do espaço. Uma casa inserida na paisagem rural… Apesar do estado em que se encontrava, já se notava sua alma de antiga e charmosa moradia de campo, de que ainda preserva alguns traços.

Ruínas que inspiram o projeto

Nesta imagem podemos perceber que a casa teria dois pisos juntos à inclinação do terreno, ligados por escada externa. 

As janelas são tradicionalmente pequenas e das paredes maciças restavam apenas as camadas mais resistentes, quando os arquitetos começaram o projeto. Os resultados são inacreditáveis!! Mantendo toda a estrutura acima descrita, foi possível criar uma casa totalmente renovada e com um visual campestre modernizado e surpreendente.

Moradia campestre

Localizando-se numa zona inclinada, em que a diferença de cota era relativamente grande, a casa estava inserida numa encosta, desenvolvendo-se em dois pisos, o de baixo anteriormente destinado ao comércio e o segundo à habitação. Este último contou com uma planta retangular e um volume contido em uma pequena torre.

O novo projeto aumenta a fachada na sua maior dimensão e também adiciona a torre, dando-lhe uma maior proporção. A chaminé que conhecemos na primeira imagem é recriada, preservando este charme do passado e enriquecendo a composição volumétrica desta casa rústica.  Os tons vermelhos escolhidos chamam à atenção e denunciam claramente que se trata de uma casa renovada com um novo visual, mais moderno e ainda que mantendo os traços e estilo campestres. A moradia está numa posição alta em relação à vila, o que permite ter magníficas vistas para o vale e para a vila e uma eficiente integração na paisagem. 

Detalhes de charme

Este é um detalhe que adoramos, a porta de madeira, maciça, à antiga, com um aspecto muito resistente e uma delicada moldura cinza , que se destaca no vermelho da fachada, além do vermelho mais escuro em lista na base da casa.

Um pequeno desnível é vencido por escadinhas de pedras rústicas, mais um toque de charme evidenciando o estilo campestre.

Recantos exteriores

Nesta imagem entendemos melhor a fachada da casa, renovada, todos os seus detalhes e relação com as áreas externas.
Aqui é evidente o uso das diferentes tonalidade de vermelho com traços modernos que se relacionam com a sombra do telhado. A casa é também cercada por um muro de pedra muito tradicional deste tipo de vila portuguesa. Gosta do estilo rústico? Conheça aqui mais uma casa com beleza estonteante e uso de materiais naturais.

Terraço para desfrutar

Alguns recantos externos tornam este projeto ainda mais encantador, como este terraço na área superior com ótima exposição solar, que certamente permitirá vistas esplendorosas sobre a vila sem deixar de manter a privacidade neste espaço.

O estilo campestre não deixa de nos surpreender…

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine