37 boas ideias para ter o seu próprio jardim vertical

Eduardo Prado—homify Eduardo Prado—homify
PAISAGISMO: JARDINS VERTICAIS BY MC3, MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores Rustic style garden
Loading admin actions …

Felicidade nos pequenos detalhes. Harmonia nas pequenas escolhas. As plantas com suas formas, cores e perfumes são escolhas que nunca falham. Com a presença delas, o lar fica mais agradável, a rotina ganha mais delicadeza, o cuidado fica mais atencioso. São companheiras ideias.

Sabendo disto, trouxemos hoje 37 ótimas ideias para que você também possa contar com um jardim. Se por um segundo pensou na falta de espaço disponível no seu lar, então é hora de olhar para as paredes vazia da sua casa. Qualquer pequeno espaço vertical pode ganhar também a presença de plantas. E é isso o que você irá conferir abaixo, com ideias simples e prontas para serem copiadas.

Siga conosco e inspire-se!

Como montar um jardim vertical

O jardim vertical é um projeto que pode ser facilmente colocado em prática a partir de soluções simples. Você pode utilizar cachepôs, vasos ou chachins, no casos de samambaias, definido a organização de acordo com o espaço livre que será utilizado.

Atualmente, existem inúmeros projetos fáceis e práticos que facilitam bastante a organização desse tipo de jardim. Lojas de paisagismo oferecem estruturas específicas com madeiras onde os vasos podem ser parafusos e presos com alças de metal. Outro tipo de solução interessante são vasos com garrafas pet, que podem ser recortadas frontalmente para receber pedra, adubo e, claro, a planta.

Existem ainda projetos de upcycling, onde antigas peças, como janelas e grades de ferro que podem ser organizadas nas paredes para acomodar suas plantas. Nesses casos, a criatividade fará toda a diferença.

Quanto ao cultivo, vale levar em consideração a mesma prática para outras plantas, como irrigação uma ou duas vezes por dia, sempre em horários com sol mais ameno, como manhã e noite, além de considerar aspectos naturais das plantas, como a melhor quantidade de luz e adubos orgânicos específicos. Em caso de dúvidas, bons profissionais paisagistas estão disponíveis aqui mesmo, no homify. Acesse e confira!

Quais as vantagens e desvantagens do jardim vertical

Considerar as vantagens e desvantagens dos jardins verticais é importante para entender se esse tipo de paisagismo é mesmo interessante para a sua casa.

No caso específico dos quadros verdes, onde faixas inteiras das paredes são tomadas por plantas, os jardins verticais proporcionam elegância e harmonia à decoração. Além disso, esse tipo de jardim funciona como uma proteção natural contra o desconforto térmico e acústico, permitindo que seu lar fique mais aconchegante e agradável.

Quanto às desvantagens, está a possível umidade que pode comprometer a estrutura das paredes. Aplicar impermeabilizantes é fundamental para que isso não ocorra. Além disso, como esse tipo de jardim é um elemento importante para valorizar a decoração, é importante que as plantas estejam sempre bem cuidadas e sadias para que o ambiente seja valorizado como pretendido.

1. Com upcycling

O upcycling é a técnica que reaproveita objetos que seriam descartados. Neste projeto, este papel é realizado com uso de folhas de janelas tratadas. Simples e criativos.

2. Escolhendo as espécies

Procure espécies que se adaptem facilmente ao cultivo vertical. Existem inúmeras que conferem especial efeito nas paredes. Na dúvida, visite uma casa especializada. Você encontrará soluções que se adaptarão perfeitamente ao seu lar.

3. Vasos criativos

Vasos criativos são ótimos para conferir visual original. Busque por opções que possam valorizar a decoração.

4. Variedade de plantas

Se a ideia é implementar um espaço mais alongado para o jardim vertical, opte por diferentes espécies de plantas para conferir um visual mais criativo.

5. Com fontes de água

A água é um elemento natural que sempre faz ótima soma aos jardins. Fontes são soluções para embelezar e complementar harmonia.

6. Quadro natural

Quadros criativos com elementos naturais são ótimos para complementar a decoração.

7. Quadro verde

Esta ideia compõe um conjunto denso de plantas, formando um quadro natural e agradável.

8. Organização criativa dos vasos

Deixe a criatividade fluir quando for organizar os vasos. Composições diferentes valorizam mais a decoração. Lembre-se de não abrir mão do equilíbrio visual.

9. Vasos integrados

Este belo conjunto de vasos integrados é perfeito para compor uma horta com temperos na parede. O frescor nas refeições convencerá você desta ótima ideia.

10. Sem medo de ocupar as paredes

Ocupe os espaços sem medo. Arrisque diferentes composições e encontre a opção perfeita para a sua decoração.

11. Orquídeas são perfeitas

Se surgirem dúvidas quanto às espécies, saiba que orquídeas são delicadas, coloridas e se adaptam facilmente em jardins verticais.

12. Espécies diferentes

Plantas de diferentes espécies são boas opções para criar um jardim variado e completo. Para compor o mesmo espaço, opte por plantas que tenham cultivo semelhante.

13. Vida nos pequenos cantos

Suas paredes livres são pequenas? Não tem problema. Um jardim de formato alongado ficará excelente na decoração.

14. Com elementos de estilo clássico

Neste projeto, uma grade de ferro com design clássico compôs um lindo painel.

15. Combinação com madeira

A madeira sempre será um complemento perfeito para decorar jardins.

16. Janela reinventada

Mais uma ótima dica para a decoração ficar mais charmosa: utilizar uma janela em estilo clássico como painel.

17. Com ripas horizontais

Escolhas simples também fazem toda a diferença, como este painel feito com ripas de madeira com organização horizontal. 

18. Plantas em formato cascata

Espécies que se alongam em direção ao solo irão preencher naturalmente todos os espaços da parede, criando uma agradável cortina natural no ambiente.

19. Parede verde no banheiro

Este grande quadro verde ficou espetacular para a decoração do banheiro. Além do efeito lindo, este tipo de jardim protege a estrutura e proporciona conforto acústico e térmico.

20. Tradicionais samambaias

Samambaias e seus belos galhos em cascata são ótimas para proporcionar aconchego e visual às paredes.

21. Com um fundo colorido

Encontrou vasos em cores claras? Pinte uma parede em tom colorido e crie um ótimo efeito!

22. Painel de jardineiras

Este painel reveste toda a parede lateral da varanda e traz consigo um belo conjunto de jardineiras para embelezar o espaço.

23. Marcando o quintal

Se o tamanho do muro no quintal for amplo, por que não aproveitar o espaço com mais de uma composição com jardim vertical? O resultado será ótimo!

24. Preenchendo espaços

Pequenos cachepôs foram organizados para preencher e organizar o muro com um novo jardim.

25. Complementando o muro de pedras

Revestimentos de pedras são perfeitos para organizar um espaço natural com pequenas plantas cultivadas verticalmente.

26. Brincando com a geometria

Os pequenos painéis criativos com formatos geométricos trouxeram beleza, delicadeza a um moderno mosaico para o jardim.

27. Marcando paredes simples

Em paredes simples, sem texturas, as plantas ficarão ainda mais evidentes e valorizadas na decoração.

28. Com bromélias

Estas espécies tropicais crescem naturalmente de maneira vertical em grandes troncos de árvore e ficarão perfeitamente adaptadas ao seu jardim vertical.

29. Em pequenos aquários com pedras

Esta ótima ideia tem como base aquários reutilizados e preenchidos com pedriscos brancos. A organização vertical trouxe visual agradável e harmônico ao cenário.

30. Com um toque rústico

Estes pequenos vasos de madeira deram um visual rústico e sensível ao espaço externo.

31. Harmonizando um pequeno espaço

Este pequeno terraço ficou incrível com o uso de um pequeno quadro com cachepôs acompanhado de fontes de água em tamanho grande.

32. Escolhas simples

Esta grande placa de madeira recebeu pequenas plantas distribuídas, conferindo um resultado excelente.

33. Um toque de cor é infalível

Pequenas espécies com folhas coloridas organizadas verticalmente traz um resultado agradável e sensível à decoração. Um pequeno estrado de madeira será suficiente para organizar as espécies.

34. Conjuntos de cachepô

Organizados de maneira mais próximas, estes cachepôs mantém as plantas também mais próximas, onde a densidade das folhas marca muito bem o espaço.

35. Opção com muita personalidade

Um pequeno vaso com a também pequena bromélia foi suficiente para trazer beleza ao cenário do lar. Simples e tropical, mas de grande personalidade.

36. Painel retangular vertical

Por fim, trouxemos este belo painel alongado verticalmente que poderá ser bem organizado em qualquer pequena parede de sua casa, marcando a decoração com elegância e criatividade.

37. Com quadro de bambu

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine