Uma casa tradicionalmente moderna | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Uma casa tradicionalmente moderna

Rafael Valente Batista Rafael Valente Batista
Minimalist house by Marques Franco Arquitectos Minimalist
Loading admin actions …

A obra de arquitectura que lhe trazemos hoje a conhecer faz parte do conjunto de trabalhos do atelier  MARQUES FRANCO ARQUITECTOS sediado em Viana do Castelo. 

Esta é uma obra de reconstrução de uma habitação localizada no centro da cidade com vista para o rio. Com o intuito de reconstrução, e não reabilitação, o programa da casa original foi fortemente alterando surgindo 2 Lojas no piso térreo, duas habitações de tipologia T2 no piso intermédio e dois T0 no ultimo piso.

A Fachada

Sendo uma habitação localizada no centro da cidade de Viana do Castelo, ela representa um estilo característico da arquitectura local, sendo por isso importante manter o traçado original da fachada. Para tal poucas modificações foram realizadas à fachada principal da habitação, mantendo esta as suas características. Apenas a caixilharia foi substituída mas manteve a forma original.

O acesso vertical

Devido à intervenção de modificação do programa original da casa o acesso vertical de acesso às residências teve de ser pensado de forma diferente ao já existente. Para tal uma das formas de tornar este acesso mais publico e externo, diferente ao acesso anterior, que servia para uso particular e interno, passou pela utilização de um material bastante corrente e característico do norte do país, o granito. Este demonstrou-se bastante eficaz para o resultado pretendido.

O T2

Esta era uma casa que apresentava uma morfologia bastante compartimentada e de pequeno tamanho, típico de construções mais antigas, onde todas as divisões da casa se ligavam entre elas, um pensamento bastante característico onde todas as divisões possuíam o mesmo tamanho podendo servir para vários fins.

Assim a intervenção destes arquitectos passou pelo arejamento das divisões e ampliação dos espaços, sendo que algumas divisões, como a sala e a cozinha possam intervir mutuamente sem paredes.

A casa de banho

Se este era um projecto que pretendia dar modernidade a uma casa antiga é na casa de banho que encontramos este apontamento. De pavimento de madeira e peças de louça sanitária branca o moderno entrou sem dúvida neste espaço.

O T0

Esta é uma tipologia de habitação que cada vez mais se tem mostrado como um óptimo espaço para viver. A imagem que lhe trazemos realça algumas ceratectásicas fundamentais desta tipologia.

Nesta concepção de tipologia os espaços mostram-se amplos e arejados, comunicando todos entre si. A grande cozinha é capaz de suportar a mesa de refeições de ainda a sala de estar.

Um vista sobre o rio

Mudando um pouco a perspectiva encontramos este espaço que se revela bastante charmoso. Com uma pequena elevação de cota relativamente ao piso da cozinha consegue-se criar um pequeno espaço de lazer ou trabalho com uma luz e vista incrível sobre o rio sem ser necessário paredes para a divisão dos espaços.

Se gostou desta tipologia, veja aqui outras formas de conceber este tipo de espaços.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!