Design de interiores e sua versatilidade!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Margo Selby, Margo Selby Margo Selby Interior design
Loading admin actions …

Os arquitetos e arquitetas tem um campo de atuação extremamente amplo a sua frente. Pode ir do detalhe de um pequeno objeto de decoração até o design de uma cidade inteira. Essa diferença de escala é um grande trunfo na profissão. Muitos destes profissionais se concentram na escala da convivência diária humana, a escala da casa, do escritório, da empresa e do pequeno comércio. O que nem todos sabem é que não é necessário uma graduação para exercer tal ofício nesta escala. O técnico em Design de Interiores vem, há alguns anos já, aparecendo como uma alternativa extremamente interessante para aqueles e aquelas que não desejam passar cerca de cinco anos estudando assuntos que não são se seu total interesse. Desta maneira, é possível realizar um curso técnico que trará uma habilitação em bem menos tempo. A seguir lhe trazemos oito das atribuições que competem a um técnico em design de interiores e todas as possibilidade a seu alcance!

Audio-visual

A televisão, a internet e demais tecnologias tomam conta de boa parte de nossas vidas. São, muitas vezes, a oportunidade de descanso da frenética rotina ou mesmo um momento de aprendizado, onde atenção e conforto são necessários. Desta maneira, o designer de interiores deverá sempre estar atento às mudanças de tecnologia e maneira como estabelecer um ambiente interessante para que sejam extraídas destas inovações o seu maior potencial.

Escritórios e ambientes corporativos

Cada vez mais o marketing é necessário para o sucesso de uma empresa. E dentro do marketing também está a aparêcia em que os ambientes da empresa serão mostrados aos potenciais clientes. Mais do que isso: é comprovado cientificamente que ambientes mais confortáveis em sua temperatura, acústica e beleza produzem trabalhadores e trabalhadoras mais ativos e mais felizes com suas funções, gerando assim um benefício para todas as esferas.

A pequena decoração

Não menos importante do que ambientes e salões de grande porte, as pequenas decoraões executadas de aneira sensível e atentas ao que acontece ao seu redor, são essenciais para a composição de um trabalho digno, de um local agradável. Portanto, são habilidades que o design de interiores adquire no curso técnico e que desenvolve ao longo de sua atuação profissional.

Ambientes diferenciados

O curso técnico em design de interiores tende a apresentar não só as facetas mais comuns e, por vezes, caretas dos ambientes tradicionais. A ousadia e audácia também fazem parte do rol de habilidades adquiridas no curto período do curso. Desta maneira paredes vermelhas e móveis peludos, como neste projeto da Bender Arquitetura, não estão fora do cardápios que um designer de interiores pode oferecer para seus clientes.

Composição de quadros e enfeites

O técnico em design de interiores não irá apenas operar com o mobiliário de grande porte em um cômodo, mas sim com todos os seus elementos e isto inclui quadros e demais enfeites. Eles podem ser um desastre se colocados de maneira desarrumada e não pensada. Mas, para aqueles que sabem montar uma bela composição, podem ser a solução para uma parede lisa sem graça ou para algum ambiente que exija um pouco mais de cor, por mais que seja feita através de elementos pequenos, mas que, entretanto, possuem boa presença na composição geral.

Vegetação

Um assunto polêmico. Para alguns, os designers de interiores não deve ser meter com esta questão, enquanto, para outros, é algo que deve ser dominado. Aqui encaramos que, sim, devem ser encarados e agregados aos conhecimentos do técnico em design de interiores. Normalmente ele irá trabalhar com plantas de sombra ou meia-sombra, portanto é importante dominar quais espécies vegetais se adaptam melhor a estas condições e de que maneiras podemos usá-las: pequenos jardins internos, vasos, quadros, etc.

Composição geral

A composição geral é um dos aspectos mais importantes que um técnico em design de interiores vai aprender no curso técnico e que nunca irá parar de desenvolver durante sua vida. A relação de harmonia e contraste das cores devem ser colocadas lado a lado em importância com a alternância de cheios e vazios, bem como as texturas que irão se destacar e em que lugares irão fazer isso. Estas habilidades não surgem da noite para o dia e só se revelam com a prática e com a observação atenta dos olhos e demais sentidos.

Tapeçaria, roupa de cama, mesa e banho

Muito negligenciado por arquitetos e arquitetas, o técnico em design de interiores está preparado para assumir esta fatia de mercado: a escolha da composição dos jogos de tapeçaria, cama, mesa e banho. A tarefa não é tão simples quanto parece, pois exige o conhecimento de cada um os materiais dos quais estes elementos são feitos, bem como a sua utilidade, durabilidade e a função estética que irão desempenhar em cada ambiente. Uma fatia de mercado interessante, porém, muito exigente.

Para mais fantásticas ideias de composição de ambientes e design de interiores clique aqui!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine