Telhados: 10 estilos, 10 soluções!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Klassisches Einfamilienhaus, Mechelk Bedachungstechnik GmbH Mechelk Bedachungstechnik GmbH Classic style houses
Loading admin actions …

Os protagonistas deste artigo são os telhados! Eles definem o estilo da casa que cobrem! 

A primeira questão que surge a quem deseja construir uma casa é: Com ou sem telhado?. É uma questão de estética e necessidade que direciona todo o projeto, toda a estética da casa. E se a escolha recair sobre uma casa com telhado abre-se todo um mundo de hipóteses à sua frente. Que tipo de telha escolher? Com ou sem beiral? São algumas das questões a que deve responder, tendo em conta o aspeto que deseja para a casa. As respostas são condicionadas por questões financeiras, de localização , de gosto pessoal. Por exemplo, uma casa com telhados inclinados é ideal para uma zona chuvosa, mas um beiral irá aumentar-lhe o custo.

 Já tem uma casa com telhado? Comprou para renovar? As decisões não são menos importantes! Pode pôr telha, mas inovar no material. Ou pode ser futurista e ecológico e colocar um telhado original, biológico, de plantas e relva. É preciso ponderação e inspiração.

Hoje em dia as opções para colocar no telhado da sua casa são muitas, das mais clássicas às mais vanguardistas. A partir de materiais naturais como ardósia e colmo, até produtos artificiais, tais como o metal, o cimento, ou polímeros plásticos, existem muitos tipos e estilos de coberturas à sua escolha. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens, mas todos podem adicionar um elemento diferenciador à sua casa.

 Seja para construir ou renovar, espreite as nossas ideias de telhados e mãos à obra. Afinal a última coisa que queremos é que o céu nos caia sobre a cabeça!

Um telhado muito tradicional

Este telhado de Lisboa é um clássico das nossas cidades, um design bem português. É da autoria dos especialistas da CS Coelho da Silva, SA., de Juncal para o Centro Cultural da Alameda em Lisboa. Antes de falarmos da cobertura, falemos da estrutura:—o telhado tem as superfícies inclinadas, típicas de zonas chuvosas e forma lindíssimas caixas de águas furtadas num estilo clássico que não desilude! A cobertura é de telha lusa tecno em vermelho natural, para perpetuar o aspeto típico da casa. Esta telha é feita de argila que, embora seja um material pesado e quebradiço, pode durar muitos anos e é resistente ao fogo, não requerendo muita manutenção. Esta telha é a mais generalizada em Portugal, sendo tradicionalmente considerada uma invenção lusitana.

Campestre em ardósia

A ardósia é uma pedra natural e um dos mais antigos materiais de construção conhecidos. É fragil e quebra com facilidade, para além de ser um dos materiais mais caros para aplicar num telhado e ter de ser aplicado por especialistas. Mas vamos ser sinceros:—fica lindo! Dá uma ar clássico e requintado à casa… A sua rugosidade e aparência irregular dão um toque de antiguidade rústica que fascina. Mas também tem outras vantagens. Por ser feita de um material natural é ecológica, e também é muito duradoura e resistente ao fogo. Se gosta do estilo campestre com muito glamour, este é o telhado para a sua casa!

Clássico inspirador

Este pormenor é de um telhado clássico de uma vivenda campestre. O sótão tem águas furtadas e portanto superfícies bem inclinadas. Mas a originalidade aqui é proporcionada pelo formato em escamas da telha de ardósia, combinada com telhas de argila pretas. Este tipo de telhados é muito típico do norte da europa e nos nossos dias os telhados totalmente de ardósia fazem parte do património cultural de alguns países. A solução mais aproximada, ou quando é necessária uma recuperação com um orçamento mais baixo, é misturar sois tipos de materiais, com cores aproximadas.

Um campo de golfe no telhado

Esta cobertura de um prédio não é bem um telhado, pois não tem telhas. Os construtores optaram por uma solução ecológica e bastante prática:—para rodear o espaço da piscina na cobertura usaram relva! Esta opção tão original permite poupanças energéticas e protege o edifício por baixo, mas sobretudo proporciona aos habitantes do edifício um espaço verde sem saír de casa! É dois-em-um!

Paineis solares em vez de telhas

A preocupação com o meio ambiente está na ordem do dia, e a arquitetura sustentável tem cada vez mais mercado. Neste condóminio o conceito é levado à letra e a ideia é que as casas sejam quase autosuficientes em termos energéticos, ao mesmo que são construídos em materiais naturais, como a madeira e a argila, o que baixa a sua pegada ecológica. Mas concentremos a nossa atenção no telhado. As telhas de cobertura foram substutuídas por paineis solares direcionados de forma a terem a maior exposição à luz do sol possível. Esta solução contribui largamente para a autosuficiência das habitações ao baixar o consumo externo de energia. Mas não precisa de substituir toda a superfície do telhado… basta uma, ou duas.

Um jadim no telhado

Esta solução tão engraçada chega-nos do Reino Unido, de uma empresa especializada em telhados orgânicos. É literalmente ter um jardim no lugar do telhado! Gosta desta ideia e tem uma casa que se adequa? Força, faça um jardim no telhado. Mas calma, não comece já a plantar! Este telhado requer uma estrutura adequada, que deve ser instalada sobre a cobertura da casa, e impermeabilização, entre outros requisitos. Mas é muito mais fácil do que pode parecer. Siga sua veia ecológica!

Moderno com toque clássico

Este telhado, tão bem enquadrado no ambiente e dando continuidade às coberturas da envolvente, parce tradicional e até antigo. Na verdade é feito com telhas de cimento bem modernas! Estas telhas são baratas, resistentes e duradouras, e podem ter o acabamento que mais agradar, podendo parecer barro, madeira e até ardósia. Esta escolha depende só do orçamento, mas prova que mesmo com um baixo orçamento se podem fazer telhados espetaculares.

Telhas de madeira

Este telhado é muito bonito e é comum em alguns sítios, normalmente em casas amigas do ambiente. As telhas de madeira dão um ar rústico e acolhedor às casas que cobrem. A madeira é usada como cobertura de casas há muitas centenas de anos, com mais ou mesnos sucesso. Normalmente de cedro, deve ser escolhida pela sua resistência à deterioração e ser tratada quimicamente, para ganhar resistência ao fogo. Os telhados feitos com este material têm uma duração relativamente curta, em comparação com os outros materiais, e requer muita manutenção.

Um telhado de colmo

Não é costume encontrar este tipo de telhados, tão giros, em Portugal. A razão é o risco de incêncio que o colmo representa em sítios com baixa humidade relativa, como é o caso do nosso país durante o verão. Em caso de incêndio o colmo arderia, mesmo com retardadores de chamas. Em países mais humidos e frios poder ser uma solução interessante, mas há que ter em conta que tem uma duração de apenas quatro anos e precisa de muita manutenção. Se gosta mesmo, e não quer estes inconvenientes, já há soluções alternativas de colmo sintético.

Parece ardósia, mas é plástico

Este telhado feito de polímero plástico parece feito de ardósia. Na verdade este material pode ter o aspeto que desejar, é muito versátil. É leve, durável e requer muito pouca manutenção. E também tem um baixo custo, pelo que é vantajoso em casos de baixo orçamento. Pode considerar-se amigo do ambiente, pois pode ser feito de materiais reciclados. No entanto o acabamento pode ser um pouco artificial.

Telhados de vidro a que pode atirar pedras

E para finalizar, um telhado de vidro! É costume dizer não atires pedras se tens telhados de vidro, mas neste caso pode atirar. Bem, não muito grandes, também partem, mas isso acontece com qualquer telhado! Este telhado, em paineis de vidro móveis, pode abrir e fechar conforme a necessidade de arejamento. Uma boa opção para conseguir luz natural… se não houver vizinhos por perto.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine