7 formas de ter a casa sempre fresca | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

7 formas de ter a casa sempre fresca

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
modern  by monica khanna designs, Modern
Loading admin actions …

Portugal teve um verão muito quente e a verdade é que há muitas pessoas que não estão preparadas para estas ondas de calor. Estar numa casa quente dificulta a nossa vida. Não é confortável, não se consegue dormir e, por vezes, até se perde o apetite. Numa casa com crianças ou idosos, especialmente, é essencial manter o ambiente fresco, dentro dos possíveis e, nesse sentido, há algumas medidas que podem ser tomadas. 

Agora, que começou o horário brasileiro de verão, é bom você preparar sua casa para deixá-la mais confortável. Então, confira algumas maneiras que tornarão o ambiente mais fresco. 

1. Feche as janelas durante as horas mais quentes

Mantenha as janelas e as persianas fechadas durante as horas mais quentes, sobretudo se a sua casa tem uma boa exposição solar. O sol entra ao longo do dia e não irá contribuir para refrescar o ambiente. É aconselhável abrir mais tarde quando o sol estiver mais suave.

2. Desligue as luzes que não são necessárias

Todos sabemos que as luzes produzem calor pelo que se deve evitar ter as luzes ligadas durante dias muito quentes. Para além do calor que emanam, também atraem insetos. Se possível, introduza as LED, energéticamente mais eficientes e mais decorativas.

3. Desligue os aparelhos que não estão em uso

Para poupar energia e reduzir a produção de calor, desligue os aparelhos quando não estiverem sendo usados. Uma sala com televisão, computadores ou aparelhos de música aumentam a sensação de calor no ambiente, então desligue!

4. Cozinhar nas horas menos quentes

Cozinhar aumenta, inevitavelmente, a temperatura da casa. Faça o jantar mais tarde e aproveite essa hora mais fresca para adiantar o almoço para o dia seguinte. E você também pode manter a janela da cozinha aberta durante o preparo da refeição.

5. Use ventilador no teto

modern  by monica khanna designs, Modern
monica khanna designs

Chattarpur Farmhouse New Delhi

monica khanna designs

Os ventiladores de teto são ótimas alternativas, no lugar do ar condicionado. Além de mais ecológicas, são também econômicas e eficazes para refrescar o ambiente. Consultar especialistas pode ajudá-lo a reconfigurar o ambiente e a determinar os melhores pontos para instalar os ventiladores.

6. Instale sistemas de ventilação em áreas úmidas da casa

Salt + Pepper House Modern Bathroom by KUBE architecture Modern
KUBE architecture

Salt + Pepper House

KUBE architecture

A umidade é um problema recorrente em muitas casas. Para manter sob controle, use sistemas de ventilação, especialmente em ambientes mais úmidos como o banheiro. Os desumidificadores são um excelente apoio. 

7. Proteja-se do sol com persianas

Como já mencionamos, é útil ter persianas ou cortinas que impeçam que o calor entre de forma tão forte dentro da sua casa. Proteja as janelas durante o dia. No caso das persianas, pode ajustar as lâminas gradualmente.

Temos mais dicas para manter sua casa com uma bela iluminação natural, confira o livro de ideias: 10 cozinhas com muita luz natural para se inspirar.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!