Uma casa ecológica muito confortável

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Uma casa ecológica muito confortável

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
by homify Minimalist
Loading admin actions …

É cada vez mais comum as pessoas procurarem casas ecológicas que tenham mínimo impacto ambiental e orçamental. Estas casas são altamente eficientes no uso energético pelo que se gasta muito menos dinheiro a pagar contas no final do mês. É certo que, para que isso aconteça, se tem que fazer um investimento inicial—como para instalar painéis solares, por exemplo -, mas o que as pessoas desconhecem é que rapidamente reavêem esse dinheiro. 

Hoje, vamos conhecer uma casa passiva. O conceito de casa passiva surgiu na Alemanha, no fim da década de 1980. Contudo, só hoje se pode dizer que tem vindo a ganhar expressividade. As casas passivas ou, em alemão, ’PassivHaus’ são casas muito bem isoladas e com níveis elevados de selagem térmica, concebidas, especialmente, para diminuir as perdas ou os ganhos de calor para níveis deveras reduzidos. Estamos, então, a falar de edifícios super-eficientes e super-blindados. 

Vamos conhecer o projecto.

Exterior

A casa passiva que vê na imagem utiliza engenharia de ponta e produtos patenteados, tais como painéis solares fotovoltaicos. Como foi construída com um método que integrou os sistemas de isolamento na construção das paredes, os custos de construção mantiveram-se baixos. Por fora, é uma casa perfeitamente normal. Bonita, sim. Mas, nunca imaginaríamos a tecnologia de que faz uso. A fachada é branca e moderna e as janelas abrem-na para o exterior. Contudo, as janelas são super-eficientes. 

Vamos vê-la por dentro.

Sala

Começamos pela sala. A sala tem janelas do chão ao tecto que a ligam ao terraço. A utilização de sistemas passivos como janelas de alto isolamento, portas de 88 mm e um sistema de ventilação de recuperação de calor faz com que este seja um ambiente de alto desempenho. A iluminação é indirecta e subtil, excepto no centro da sala, sobre a mesa. 

A decoração reduz-se ao mínimo, apanágio do estilo asiático. 

Cozinha e sala de jantar

Integrada com a sala está a cozinha e a sala de jantar. A casa passiva põe o Homem em contacto com a natureza, pelo que a escolha de materiais ecológicos é preponderante. A madeira foi o material escolhido, compondo um ambiente quente e estável. Não há nenhum desconforto em termos de circulação, pois esta área organizada numa lógica de plano aberto está bem distribuída. 

Casa de banho

A casa de banho tem um tamanho generoso. Nesta divisão, foram integrados sistemas de controlo da humidade e que contribuem para a poupança energética. Em termos decorativos, tem como principal destaque o ladrilho a revestir as paredes e o espelho a criar uma maior sensação de amplitude. As cores são sóbrias e modernas.

Escada

A casa tem dois pisos. Mostramos-lhe, na imagem, a escada que liga ambos. Os vãos de escada são, não raras as vezes, escuros e desinteressantes. Não é o caso deste que, através da madeira, oferece uma sensação calorosa e aconchegada. Para além disso, tem uma janela rasgada na horizontal para deixar entrar luz natural tanto quanto possível. Como vê, uma casa bem isolada não é uma casa com poucas janelas. Tem tudo a ver com a qualidade dos materiais e com as novas tecnologias.  

Quarto

As pessoas passam muito tempo na sala de estar, pelo que esta é uma peça fundamental no interior. Nesta casa, a sala de estar vira-se para sul para se tirar o máximo proveito da luz do sol. Numa casa normal, isto podia ser uma desvantagem, pois o ambiente sobreaqueceria. Nas casas passivas, devido ao isolamento, isto não acontece, pelo que a temperatura ambiente é sempre estável a agradável. Conforto térmico ao máximo. 

Terraço no segundo andar

O segundo andar tem um terraço generoso que se evidencia pelo seu design limpo e moderno e pela balaustrada de vidro. Mais uma vez, a madeira vem trazer uma sensação de aconchego.

Corredor

No corredor, encontra-se uma descrição detalhada da casa passiva. Numa casa como esta, com excelente isolamento térmico, pode-se passar o Inverno com equipamentos de aquecimento mínimos. Se ficou curioso, entre directamente em contacto com os construtores responsáveis por este projecto.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!