Pavimentos naturalmente em pedra ou cerâmica

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Pavimentos naturalmente em pedra ou cerâmica

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
Eclectic style bathroom by Ana Rita Soares- Design de Interiores Eclectic
Loading admin actions …

A questão que se coloca neste artigo dedicado a pisos revestidos a pedra ou cerâmicas, tem a ver com o conforto sempre associado à estética. Iremos mostrar-lhe diferentes divisões de uma habitação onde foi aplicado no pavimento, pedra ou material cerâmico. Embelezando os espaços não deixando ainda assim comprometer em relação ao conforto e comodidade. Para isso seleccionámos apenas exemplos nacionais, mostrando que também nós, portugueses, conseguimos criar atmosferas dignas de revista.

Cerâmica que parece madeira

É no Be Loft da autoria de Ana Rita Soares que é aplicado como pavimento, não só na zona de banho, mas em todo o apartamento, chão cerâmico a imitar madeira.

Já não é uma tendência recente, este piso cerâmico que imita madeira, mas continua a ser um dos materiais mais usados em interiores modernos e contemporâneos. Existem várias marcas no mercado que já o fazem, e as cores, os acabamentos e os preços variam de marca para marca. 

Foi inteligente a ideia de usar a aparência e aspecto característicos da madeira em revestimento cerâmico. Pois assim, além de uma menor manutenção, este pode ser aplicado sem problema em zona com águas, como a casa de banho ou cozinhas. E também ainda numa varanda ou terraço, no exterior. A sensação de frio inerente a pisos cerâmicos ou de pedra, perde-se com a sensação quente e natural da madeira.

Piscinas e spas

Eldery Residential Building Modern Houses by Atelier Lopes da Costa Modern
Atelier Lopes da Costa

Eldery Residential Building

Atelier Lopes da Costa

Na zona da piscina é importante o revestimento circundante ser de material anti escorregadio. É uma zona que devido a água constante em contacto com o piso não pode haver a possibilidade de se escorregar por causa do piso ser extremamente polido. É algo que tem de ser em conta inicialmente e deve ser um dos aspectos mais importantes a ter ao longo do projecto de um espaço dedicado a zonas húmidas e molhadas.

Sendo um piso com irregularidades evita acidentes de grave grau. Mas o piso com estas características além de não ser tão frio ao toque tem a desvantagem de ter que ser limpo e mantido com regularidade, se não poderá com o tempo, aparecerem indícios de musgo e acumulação de calcário com cor desagradável.

Suite

Se calhar esta divisão da casa seria a ultima onde pensaria aplicar um chão com estas características.  Ninguém gosta de acordar e sentir logo o frio do chão nas plantas dos pés. Mas imagine uma casa localizada geograficamente num clima quente ou até mesmo numa casa de praia. O chão desta imagem pode ser aplicado em todo o apartamento aumentando assim a sensação de amplitude, conseguindo uma mesma linguagem em toda a zona habitacional.

É fácil de limpar e manter, além de que a sua cor num tom neutro condiz com qualquer decoração mais arrojada ou mais clássica que queira optar. A imagem faz parte de um projecto na Quinta do Lago, onde as temperaturas são sempre amenas.

Mármore

É numa casa de banho de dimensões reduzidas que é aplicada quase em toda a sua área, placas de mármore. O objectivo é tornar a cada de banho com a aparência de dimensões maiores e de linhas mais modernas. 

A cor e os raios presentes em cada placas tornam-os únicos e especiais.

Hall

Golfe Leste - Lote n.º 15 - Quinta do Lago House by JSH Algarve – Arquitectura
JSH Algarve – Arquitectura

Golfe Leste—Lote n.º 15—Quinta do Lago

JSH Algarve – Arquitectura

É com um jogo de placas de forma quadrangular de 2 tons que este hall de acesso é revestido. Em todo o projecto, foram as placas cerâmicas as escolhidas para revestir o piso de todas as divisões. Mas sempre numa mesma cor, ao contrário desta zona de passagem de acesso a zonas privadas. 

Quando o mesmo material é aplicado (como o da foto) em grandes superfícies e com acabamento brilhante o aspecto e o estilo que faz transparecer é moderno, clássico e contemporâneo.

Cozinha

XIEIRA HOUSE II Modern Kitchen by A2+ ARQUITECTOS Modern
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

É no projecto Casa Xieira II do gabiente A2 + Arquitectos que é aplicado como pavimento um revestimento de cor escura e em placas cerâmicas quadradas. Parece-se quase com piso de cimento autonivelado envernizado, dando este aspecto de uma superfície só. A opção de colocar massa nas juntas da mesma cor do piso cerâmico é uma tendência moderna que tem vindo a ser usada cada vez mais. Mais uma vez, estamos perante um espaço que com pavimento cerâmico, não aparenta ser frio apesar do jogo cromático escolhido. A luz artificial usada por ser num tom amarelo confere ao espaço um aspecto quente e confortável.

Zona de acesso

Casa da Atalaia de seu estilo rústico/moderno tem nos seus interiores um revestimento de chão que se adequa na perfeição às características inerentes a este estilo. A cor branca e as linhas rectas contrastam com o piso de tijoleira, com as sombras de palhinha e o parque de acesso a automóveis de areia/terra de cor castanho alaranjado.

Na imagem as paredes brancas e as madeiras das portas lacadas a branco opõem-se ao chão rústico e à escultura em forma de osga de grande dimensão—animal típico do Algarve. O clarão de luz natural que se vê entrar pelo tecto deve-se à clarabóia que foi estrategicamente colocada para deixar entrar claridade.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!