Janelas grandes: por que tê-las?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Apartamento Guarujá, Andréa Gonzaga Andréa Gonzaga Modern Living Room
Loading admin actions …

As janelas grandes são detalhes da arquitetura de uma casa ou apartamento que podem oferecer uma infinidade de vantagens e benefícios em um lar. Dentro da lista de funções estão o isolamento acústico, integração de diferentes ambientes, ventilação e iluminação natural. Muito além de um objeto somente funcional, a janela também assume um papel importante na decoração. As janelas de vidro estão em alta em diferentes estilos de decoração, principalmente em ambientes com conceito moderno.

As janelas grandes de vidro são elementos que podem fazer toda a diferença no resultado do projeto arquitetônico. Estes artefatos são capazes de decorar o ambiente de uma forma natural e leve. Dependendo o modelo da janela grande localizada no ambiente em questão, ela pode aumentar a sensação de amplitude ou reduzi-la. 

Desta maneira, a janela deve harmonizar perfeitamente com o estilo da decoração e o espaço que ela vai estar disposta. Há uma infinidade de modelos de janelas grandes que podem ser adotadas. Os materiais mais utilizados para confeccioná-las são o vidro, a madeira, o aço e o ferro.

Aqui, você pode ficar por dentro de algumas dicas, vantagens, desvantagens de mais informações sobre as janelas grandes. Com isso, poderá se decidir entre adotar em sua casa esta ideia ou não.

Por que janelas grandes?

As janelas grandes podem proporcionar bons focos de luz e ar fresco, como encontramos nesta sala de estar projetada pela arquiteta Viviane Dinamarco. Desta maneira, o clima de conforto e aconchego pode ser instalado nas residências. Estas aberturas no meio da arquitetura são também responsáveis por deixar o espaço refrescante e não tão afetado pelo calor no verão. As janelas grandes e fixas não são usadas para ventilar, mas sim, são úteis na iluminação de um cômodo. As janelas grandes de correr podem poupar espaço e funcionam bem com diversas opções de cortinas. A iluminação natural proporcionada pelas janelas grandes pode ser um bom que transforma o clima de um local, principalmente se este for uma sala de estar.

A parede toda de janela

As janelas grandes em vidro que ocupam toda uma parede de um ambiente são responsáveis por proporcionar mais luz e um clima arejada no lar. Além disso, essas janelas de tamanho generoso podem trazer beleza ao ambiente, oferecendo um jardim como paisagem ou até mesmo um por do sol no céu. Na versão colorida ou refletora, elas podem ajudar a reduzir um pouco da luz e do calor, o que traz alguns benefícios nos meses de verão. Além disso tudo, uma parede toda em vidro é capaz de trazer um efeito visual, que oferece uma sensação de que o cômodo é maior do que ele realmente é.

Para limpar

Para ficar com uma boa aparência, as janelas grandes em vidro precisam de uma limpeza que acontece de forma frequente. Em um cenário ideal, essa limpeza deve ser feita mensalmente. Esta tarefa, que de longe parece árdua e longa, pode ser menos dolorosa e mais simples do que parece. O processo pode ser longo devido ao tamanho que a janela possui. A maneira como se essa limpeza é feita e o uso de produtos corretos na quantidade adequada, podem garantir que vidros e superfícies espelhadas fiquem belos, sem manchas e sem aspecto embaçado. 

Custos

Apesar de o vidro temperado ser um material com alta durabilidade, as janelas grandes podem exigir manutenção com o passar do tempo. Além disso, a instalação de uma janela com dimensões grandiosas pode ter um custo alto devido ao preço do vidro, especialmente por conta de seu vasto e largo tamanho. A mão de obra do processo para instalar também não é das mais baratas. No entanto, adotar este tipo de abertura pode trazer diversas vantagens para uma casa. Com o uso das janelas grandes, o uso do ar condicionado pode ser evitado em alguns momentos do verão, o que alivia um pouco o preço a se pagar pela conta de luz.

Vantagens

Um das maiores vantages de se adotar uma janela grande em sua casa é o isolamento e redução pela metade da transmissão de calor. Se a camada do vidro da janela for composta por gases como o Árgon ou o Crípton, tendo mais espessura, o isolamento é ainda maior. Entretanto, o vidro duplo incolor deixa passar a radiação infravermelha, o que provoca aquecimento na divisão. O calor fica retido no interior devido ao efeito isolante do vidro. Esta adição é bem vinda no inverno. Já no verão é essencial o uso de cortinas ou persianas para deixar o ambiente mais refrescante e arejado. Caso se interesse por dicas e ideias em relação a modelos de janelas grandes, você pode conferir Deixe o sol entrar: janelas para a sua casa.

Desvatagens

As janelas grandes de vidro podem trazer algumas vantagens que também podem ser desvantagens, em alguns momentos. Uma delas é o caso da iluminação natural. Quando se quer um ambiente mais escuro e íntimo, é necessário adotar cortinas mais grossas. Para preencher todo o espaço que uma janela grande ocupa, a cortina deve ser feita sob medida. Além disso, as janelas grandes podem limitar o uso alguns artigos decorativos na composição de um ambiente, como quadros e papéis de parede. As janelas grandes com batentes pode oferecer toda a sua abertura para ventilar o cômodo. Contudo, ocupam mais espaço e podem limitar a escolha dos móveis.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine