Uma casa térrea fantástica! | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Uma casa térrea fantástica!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Modern Houses by A.As, Arquitectos Associados, Lda Modern
Loading admin actions …

A arquitetura moderna que surgiu no início do século XX, dominando o discurso e a produção arquitetônica daquele período, rejeitava o historicismo e principalmente a ornamentação, considerada superficial e supérflua. Ironicamente, meio século após o seu declínio como disciplina dominante, a arquitetura modera ainda é fonte de inspiração. Alguns princípios modernos permanecem atuais e sua releitura tem gerado uma arquitetura original e de qualidade. 

O projeto desta casa térrea, localizada na Quinta da Beloura, região de Portugal, é a prova da existência de uma arquitetura contemporânea autêntica e promissora, inspirada nos princípios da arquitetura moderna e nas novas possibilidades do nosso tempo. O projeto de autoria de A.AS, Arquitetura Associados, LTDA, possui uma implantação estratégica, que visa à criação de pátios internos, ajardinados e ensolarados, para os quais os ambientes sociais e íntimos se abrem, tirando proveito das vistas e do contato com a natureza. A transparência e a cobertura plana e branca de escala monumental realçam o aspecto moderno da edificação.

Confira mais detalhes e imagens deste projeto residencial fantástico e surpreendente, que prioriza as qualidades naturais dos materiais de revestimento, como a pedra e o vidro, e o uso da luz natural como elemento construtivo e ornamental.

Fachada principal

O pavilhão alemão, desenhado por Mies Van der Rohe, para a Exposição Internacional de Arquitetura de Barcelona, em 1929, certamente influenciou a concepção do projeto da Casa da Quinta da Beloura. A Casa é composta de dois blocos retangulares, que abrigam espaços organizados de forma linear. Os dois blocos são dispostos no terreno de modo a criar dois pátios internos. Um bloco abriga os ambientes íntimos, que se abrem para o pátio jardim, enquanto outro bloco abriga os ambientes sociais, que se abrem para a piscina e o amplo gramado. A residência se destaca pelos traços retos, pela ampla cobertura plana, apoiada sobre muros revestidos de pedra, que reforçam sua horizontalidade, e pela transparência, devido ao emprego de amplos planos envidraçados. 

Materialidade

Apesar da simplicidade formal e das linhas retas e discretas, a Casa da Quinta da Beloura possui uma materialidade marcante, que busca valorizar as qualidades naturais dos materiais, como a pedra e o vidro. O contraste entre as pedras naturais e o vidro servem para realçar as qualidades materiais e estéticas de ambos. A pedra torna o vidro mais expressivo, como o vidro torna a pedra mais exuberante.

Living room

Os ambientes sociais estão integrados e abrem se para o pátio interno mais amplo, onde se situa a piscina e o deck de madeira. Sob a proteção da cobertura plana imponente, o living room integra-se ao espaço externo através de amplas aberturas de vidro, situadas em ambos os lados, tirando proveito das vistas para a paisagem dos jardins circundantes e otimizando o aproveitamento da luz e da ventilação naturais. A depuração estética da decoração, sem excessos decorativos, realça o estilo moderno do projeto.

Para obter mais informações de projetos de salas de estar deslumbrantes, leia este artigo.

Cozinha e sala de jantar

Na cozinha prevalece a funcionalidade e luminosidade. A cozinha se destaca pela predominância de cores claras dos móveis planejados de madeira, do piso e das paredes, realçando o estilo minimalista e sofisticado do ambiente, integrado à sala de jantar. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar redonda, denominada Mesa Tulipa, e conjunto de cadeiras Tulipas, ícones do design contemporâneo, que evidenciam toda a elegância e sofisticação do ambiente. A ampla abertura de vidro, do teto ao piso, traz a paisagem do jardim para o interior do ambiente, que ornamenta a sala de jantar como uma obra de arte.

Quarto

Um dos blocos da residência abriga os espaços íntimos, incluindo dormitórios e banheiros. O seu arranjo no terreno tornou possível a criação de um pátio interno, marcado pelas texturas dos muros de pedra e pelo jardim. Os dormitórios portanto abrem se para o pátio e jardim, trazendo a natureza e luz natural abundante para o ambiente. Além disto, a privacidade do jardim garante a intimidade dos moradores. Nos quartos o piso de madeira reforça a sensação de aconchego e os amplos planos de vidro, sem esquadrias, realçam a sensação de continuidade espacial com o deck de madeira e com o jardim.

Mais informações sobre projetos de quartos modernos, você encontra aqui.

Área de lazer

A casa comprova que a interpretação da história da arquitetura, seja do período renascentista, barroco, clássico ou moderno, é capaz de reinventar o modo de projetar e o modo de sentir a arquitetura. Este projeto moderno, além de apontar caminhos futuros, presta uma homenagem ao que a arquitetura moderna deixou de mais valioso, a simplicidade formal e estética e uma configuração espacial funcional e pragmática. Além de todo o requinte dos traços modernos e dos interiores minimalistas, a Casa da Quinta da Beloura possui atrações deslumbrantes, como o campo de golfe privativo, que domina boa parte da paisagem do quintal, e uma imensa piscina, rodeada pelo deck de madeira. De dia, os ambientes sociais tiram proveito das vistas privilegiadas para o pátio da piscina, enquanto à noite a piscina se ilumina como um objeto decorativo e brilhoso, que realça o requinte e luxo da residência. Em meio a tantas atrações, fica difícil escolher o que fazer nesta residência e qual opção curtir.

Em busca de mais projetos residenciais paradisíacos, então conheça esta casa rústica espetacular.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!