Apartamento de 53 m² com ideias geniais que o vão encantar

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
homify Modern Living Room
Loading admin actions …

Decorar um apartamento pequeno é um trabalho atractivo, mas desafiante. Com apenas 53 m², este apartamento deveria ter, segundo as exigências dos proprietários, ambientes elegantes, sofisticados e confortáveis. O apartamento integra, no seu pouco espaço, uma pequena varanda, os ambientes sociais—que incluem a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha—dois quartos e duas casas de banho. 

Hoje, convidamo-lo a vir conhecê-lo em detalhe e a retirar ideias para aplicar na sua própria casa.

Acompanhe-nos.

1. Aposte em tons claros na decoração

A nossa primeira sugestão é que aposte na criação de contrastes na decoração dos seus ambientes. Na imagem, podemos ver como a paleta cromática clara reforça a sensação acolhedora transmitida pelo espaço. Todavia, para além das cores claras, também se usaram detalhes em negro como é o caso dos candeeiros suspensos e dos quadros na sala de estar e na sala de jantar que foram suspensos para embelezar a decoração. 

2. Um quadro em grande formato cria uma sensação de amplitude

Decorar com quadros é sempre uma opção interessante. As paredes despidas tornam os espaços algo impessoais e frios. Na sala de estar deste apartamento, evidencia-se uma tela a preto e branco que não só decora o espaço, como também põe em destaque uma das paredes principais—a que está atrás do sofá. Para reforçar a presença deste elemento, a parede foi revestida com um papel de parede com linhas verticais que, por sua vez, empresta textura ao ambiente. São detalhes que fazem a diferença. 

3. Os espelhos ajudam a potenciar a luz e as dimensões dos espaços

Não raras são as vezes em que, nos apartamentos pequenos, os espaços surgem integrados. Esta é uma boa solução quando se procura obter ambientes mais espaçosos que conectam visualmente diferentes áreas da casa. Contudo, há quem prefira espaços independentes para que cada ambiente tenha a sua própria personalidade. Neste projecto, podemos ver como uma grande parede separa os espaços da sala de estar e da cozinha. Mas, não é uma parede qualquer. A parede é totalmente revestida com espelhos que oferecem maior amplitude e distribuem a luz de forma mais homogénea. 

4. Um jardim vertical ocupa pouco espaço e transforma uma varanda pequena

Para os que adoram plantas, mas têm pouco espaço para as ter em abundância, há a hipótese de instalar jardins verticais. É o caso da varanda deste apartamento. O jardim vertical tem uma presença forte no espaço, tornando-o mais elegante e fazendo-o funcionar melhor em termos térmicos e acústicos.

5. Candeeiros com design moderno para realçar a sala de jantar

Por mais pequena que seja, uma sala de jantar pode oferecer soluções que a destaquem. Uma boa opção é contar com candeeiros de design moderno suspensos a todo o comprimento da mesa. 

6. As luzes embutidas são mais funcionais

As luzes embutidas e suspensas são mais funcionais uma vez que desimpedem espaço útil no chão. Para além disso, são uma opção moderna capaz de criar uma atmosfera muito agradável e tranquila, sendo, assim, mais propícia ao repouso.

7. Uma elegante jarra com flores transformará a decoração de uma casa de banho pequena

Num apartamento pequeno, o mais certo é a casa de banho ser também pequena. Dito isto, não cremos que a decoração deva ser negligenciada. Na imagem, podemos ver como as flores vermelhas alteram por completo a sensação que o espaço, predominantemente branco, transmite. Uma boa solução para oferecer profundidade ao ambiente é a eleição de um grande espelho. Simples e muito elegante.

8. Uma cozinha bem distribuída

Uma cozinha bem distribuída em cores claras como o branco dá a sensação de ordem e de limpeza. Os móveis lineares configuram um desenho simples que pode ser útil para a inserção de uma lavandaria à semelhança da que vemos na imagem.

9. Uma lavandaria em tons neutros e bem organizada

Na nossa nona imagem, vemos a lavandaria da casa que apresenta detalhes encantadores como as cestas de vime e as pequenas plantas, essenciais para transformar uma decoração comum numa decoração elegante e de excepção.

10. Detalhes cálidos e acolhedores para a sala

Numa sala pequena não tem que se abdicar de elementos que nos são tão queridos como uma bela lareira. Organizando bem o espaço, tudo é possível.

11. Uma mesa elegante e perfeita

Na decoração do nosso espaço, há detalhes que lhe determinam a essência e unicidade. Elementos decorativos tão simples como jarras de flores tornam, de imediato, uma mesa muito mais especial.

12. Cores neutros para um quarto tranquilo

Nos quartos pequenos, incorporar cores neutras e acolhedoras, como o branco e o bege, é uma boa opção para criar uma atmosfera relaxante e calma.

13. E por que não um escritório?

Para muitas famílias, não pode faltar um espaço de trabalho em casa. Use o seu lado mais prático e crie uma configuração que o permita ter o tão desejado escritório. Neste projecto, a secretária surge suspensa. 

14. Portas de vidro no roupeiro

As portas de vidro colmatam a sensação de exiguidade e obrigam a que mantenhamos o interior organizado.

15. Uma sensacional casa de banho em branco

Mantendo o conceito de luminosidade e de amplitude, esta casa de banho mantém firme a proposta do branco, tendo sido decorada de forma refinada e convidativa.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine