Reabilitação de um edifício com Alma Portuguesa!

Catarina Rodrigues—Homify Catarina Rodrigues—Homify
Prédio Turístico em Santa Catarina, Lisboa, alma portuguesa alma portuguesa Kitchen
Loading admin actions …

Lisboa, uma cidade cosmopolita e multicultural que tem vindo a desenvolver-se de forma alucinante no que toca ao turismo. Consequentemente a arquitectura e o sector da construção recuperaram o seu ritmo natural, muito em parte, graças a esta mudança. O paradigma mudou e ao invés da construção pura e dura, hoje em dia procura-se cada vez a reabilitação dos espaços antigos e tradicionais. O objectivo destes processos reabilitativos é devolver uma nova vida a edificações que foram, de alguma forma, afectadas pelo passar do tempo. 

O projecto que hoje iremos ficar a conhecer é precisamente um desses casos em que um prédio antigo foi reabilitado para aluguer e turismo. O resultado final? Espectacular! O trabalho foi dos profissionais Alma Portuguesa que, como o próprio nome indica, procuram inserir em todos os seus projectos um toque criativo e relacionado com o nosso país.

Uma casa portuguesa

O projecto cujas imagens iremos de seguida observar pertencem a um prédio antigo localizado no centro da cidade de Lisboa. O objectivo era re-adaptar este edifício para usos contemporâneos, nomeadamente para aluguer e fruição turística. As obras no prédio foram bastante profundas e um dos principais objectivos foi a manutenção e recuperação de todas as estruturas e peças tradicionais como é o caso das gaiolas pombalinas, azulejos, elementos em pedra, etc.

Interiores com história

Como já referimos, todos os trabalhos desta equipa de profissionais portugueses reflectem de alguma forma a alma portuguesa e a sua história e herança cultural. Desde a escolha dos materiais, cores, mobiliário e artesanato o objectivo é sempre o mesmo: conferir uma alma portuguesa ao espaço. 

A pintura e a reciclagem fazem também parte dos métodos de reabilitação utilizados para as caracterizações destes ambientes interiores onde o novo e o antigo convivem no mesmo lugar.

Detalhes e tradição

Uma vez que o objectivo desta habitação é directamente relacionado com o turismo, procurou-se criar um ambiente interior repleto de símbolos, tradições e artesanato tipicamente português, levando o habitante numa viagem pela história do país.

Nesta cozinha os azulejos são um elemento constante e fulcral na caracterização espacial. Conjugados com outros elementos modernos ou reabilitados, conformam uma composição única e apelativa que não nos deixa indiferentes!

Viajar no tempo

Como podemos ver pelas imagens ficar nesta casa é como viajar no tempo e na História. A decoração e os detalhes são únicos e à medida que vamos conhecendo os espaços vamos apreciando todos os pequenos pormenores que tornam esta habitação tão única. 

Ao longo das divisões é possível encontrarmos mobiliário vintage, loiça portuguesa, azulejos, pinturas a óleo, frescos, tectos em madeira, lustres de cristal e crochet feitos à mão.

Contemporaneidade e tradição

Ao mesmo tempo, encontramos também espaços que se distinguem pela sua modernidade estética como é o caso desta pequena sala-de-estar. O pavimento em madeira e o sofá cinza de linhas rectas, conferem-lhe um estilo moderno mas simples, que conjuga na perfeição com todos os elementos tradicionais presentes ao longo de todos os espaços.

Quarto perfeito

Nos vários quartos da habitação, e temática portuguesa e tradicional é uma constante. Todos os quartos possuem um tema estando este directamente relacionado com a História e tradição do nosso país: sendo eles os quartos: Fernando Pessoa, Elétrico 28, Crochet, Azulejos e Descobrimentos.

Rústico e tradicional

Estamos no quarto imediatamente adjacente ao que vimos na imagem anterior e a verdade é que ambos são distintos na sua personalidade e caracterização interior.

Neste caso gostaríamos de realçar o detalhe da estrutura em gaiola que foi recuperada e mantida à vista. A estrutura efectua também a divisão para um outro quarto, cujo interior vimos na imagem imediatamente anterior.

Descobrimentos

O quarto dos Descobrimentos é um dos nossos favoritos, não só pela temática em si, mas também pelo facto dos tons e mobiliário seleccionados serem incrivelmente especiais e únicos. Gostaríamos ainda de referir a luz e a sua importância na caracterização deste espaço. A cidade de Lisboa possui uma luz única! A forma como esta entra pela janela e ilumina todo o quarto chega a ser emocionante. Concorda?

Eléctrico 28

O Elétrico 28 é um dos mais emblemáticos símbolos da cidade lisboeta. O seu percurso começa no Martim Moniz e acaba em Campo de Ourique, no Cemitério dos Prazeres. O 28, como muitos lhe chamam, está representado nesta divisão, através de uma grande pintura que aqui assume uma presença muito especial.

Casa-de-banho

Terminamos numa das casas-de-banho da habitação onde diversas peças de mosaico hidráulico artesanais em estilo patchwork revestem o pavimento e embelezam todo este espaço. O lavatório em pedra e ferro foi especificamente concebido para este lugar e quando conjugado com os restantes elementos cria uma atmosfera distinta e sofisticada.Nos vários quartos a partilha do que é nosso é uma constante: destaque para os quartos de Fernando Pessoa, Elétrico 28, Crochet, Azulejos e Descobrimentos.

Este é sem dúvida um espaço cheio de alma e história que certamente surpreende quem por lá passa!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine