13 churrasqueiras tradicionais que todas as casas deveriam ter!

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Casa Imbassaí, Jamile Lima Arquitetura Jamile Lima Arquitetura Patios & Decks
Loading admin actions …

A churrasqueira é talvez um dos elementos mais marcantes numa casa. A verdade é que nem sempre nos lembramos disso. Afinal todos temos memórias felizes recentes ou de um passado mais longínquo à volta de um bom churrasco. Eu tenho. Muitos desses marcaram a minha infância e provavelmente a sua também. Desde do cheiro que se espalha pelo ar, que estimula as nossas papilas gustativas e tantos outros sentidos. Já pensou que através do simples cheiro conseguimos detectar o que se está a grelhar?! É verdade, seja a sardinha ou o frango no churrasco, não há como falhar. Simplesmente, porque marcam diariamente a nossa vida.

E como remontar nos tempos ao relembrar momentos felizes do nosso passado é algo que nos aquece o coração, decidimos reunir 13 churrasqueiras sensacionais como é claro, mas sobretudo que tivessem marcas de outrora. Aquelas que têm um design mais tradicional e que nos relembra a casa de campo dos nossos avós ou bisavós. No fim de contas, apostar em elementos mais rústicos e tradicionais está na moda, não é verdade? Então, veja qual destas churrasqueiras seria ideal para matar aquela saudade de tempos passados…

1. Em pedras serás!

Não há dúvida que o material-chave das churrasqueiras tradicionais é a pedra, tornando-as mais rústicas, autênticas e sólidas, como se permanecerão toda uma vida. Existe outra força nestas churrasqueiras em pedra. Além de não precisarem ser pintadas, poupará dinheiro e tempo na manutenção, pois o seu ar envelhecido e usado torna-as com mais vida. 

Para as manter limpas ou retirar alguma gordura dos grelhados precisará de usar uma escova, um produto químico próprio e água. É importante manter uma limpeza regular, para não se tornar demasiado difícil no final. 

2. Debaixo de um alpendre ficarás

A churrasqueira cabe em vários lugares de casa, não havendo desculpas para não ter uma. Além disso, um país privilegiado no clima, como Portugal, seria uma pena de não desfrutar de um bom churrasco, não é verdade?!

Debaixo de um alpendre, numa varanda, num pátio ou num jardim pode projetar uma churrasqueira tradicional, como é o caso deste exemplo português. Aqui criaram todo um espaço agradável e convidativo, ideais para momentos entre amigos e familiares. 

3. De várias cores te pintarás

Uma churrasqueira mesmo com um design tradicional pode ser pintada com cor, como vemos neste exemplo.

Se tiver uma churrasqueira em casa e estiver farto da tonalidade da mesma, é só trocar a cor para dar logo um ar renovado. Até, há quem pensará, que comprou uma nova churrasqueira! Arrisque.

4. Em design embutido te projetarás

Como vê uma churrasqueira tradicional tem mais do que um design, uma cor e um feitio. Encontram-se, variadíssimos tamanhos no mercado, de modo a ir ao encontro de todos os gostos. 

Esta churrasqueira embutida é um exemplo discreto e que ocupa pouquíssimo espaço. Se forem estes os seus requisitos, então a solução pode passar por um modelo assim. 

5. Em aliança com o moderno te erguerás

Gosta do estilo tradicional, mas também moderno? Então esta imagem é a inspiração perfeita para concretizar os seus ideais. Como vê, é perfeitamente possível combinar os dois estilos num só espaço, por um lado temos uma churrasqueira e forno a lenha bem tradicional, por outro temos uma cozinha exterior e um jardim bem contemporâneo. 

É assim, na vida há casamentos felizes!!

6. Num espaço pequeno jubilarás

Não se acanhe. Ter um espaço pequeno já foi mais uma dor de cabeça. Hoje em dia encontramos respostas para todos os tipos de espaços. Sim, mesmo para uma churrasqueira tradicional numa varanda. Mas atenção, antes de a instalar é importante informar-se nos seus condomínios, possivelmente precisará de uma reunião, para adquirir o acordo de todos os moradores. 

7. Muito estilo terás

Uma churrasqueira tradicional tem muita pinta e dúvidas acerca disso já não temos, depois de tantos belos exemplos como estes, é impossível não ter ficado convencido.

Aqui, temos um espaço cozinha/sala de jardim bem completo e atrativo. A churrasqueira tradicional e o forno a lenha, de cor amarela, são como o sol brilhante deste lugar.

8. De cor monocromática de revestirás

E como uma churrasqueira fica sempre com manchas de fumo e salpicos de alimentos, quem não quiser ter grandes stresses com a manutenção pode perfeitamente optar por uma churrasqueira monocromática de cor preta. De certeza que tudo se manterá discreto e até invisível!

9. Num formato completo existarás

Para quem tiver espaço no exterior da sua casa, como o jardim ou o alpendre, pode optar por uma churrasqueira tradicional e não só! Como neste exemplo, que tem tudo o que é preciso para confeccionar os sabores de outrora, desde do forno a lenha, à panela em cima do fogo! 

Não há sabores iguais a estes…

10. Os dias e as noites aquecerás

Uma churrasqueira prepara diferentes alimentos, desde de carne, peixe e mesmo legumes, e o sabor torna-se autêntico. 

À volta de uma churrasqueira tudo fica mais quente, mesmo os nossos corações parecem encher-se de calor, seja de verão, de inverno, de dia ou de noite. E achamos que este exemplo será mais um para vos encher a vista e as medidas da sua casa, o que nos diz?

11. O tradicional manterás

Aqui não é só a churrasqueira que é em pedra, mas todo este lugar, que se tornou tão genuíno e tão mágico. Os candeeiros de cor e outros detalhes vibrantes trazem o lado contemporâneo, para nunca esquecer o tempo em que estamos.

12. Os momentos animarás

À volta de uma churrasqueira há sempre bom ambiente. Não é só o som dos garfos e das facas a roçarem os pratos, ecoam também as gargalhadas e as vozes das piadas. 

Os momentos churrascos serão sempre bem-vindos. Afinal o tradicional nunca se pode perder!

13. E companhia sempre terás!

E finalmente, uma boa companhia, entre amigos e familiares, nunca pode faltar. Temos mesa para todos! Onde há mesa para quatro, também há para cinco ou seis. Além disso, numa churrasqueira tradicional cabe sempre mais qualquer coisa para grelhar.

Agora resta pensar o que grelhar… O que nos diz?

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine