Casinha de 135 m² tem boas soluções para aproveitar espaço | homify

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Casinha de 135 m² tem boas soluções para aproveitar espaço

Marina Mantovanini—Homify Marina Mantovanini—Homify
Modern Houses by homify Modern
Loading admin actions …

Você tem um orçamento pequeno para construir a sua casa? Neste artigo, vamos mostrar um projeto original com uma grande meta: a casa tinha que ser construída em apenas um nível e além das áreas tradicionais de serviço, tais como a cozinha e o banheiro, a residência devia abrigar 3 quartos, 1 escritório e 1 garagem dupla—tudo em 135 metros quadrados que deviam ser bem distribuídos.

O projeto foi realizado na França pelos profissionais do Atelier Potentiel. Nas imagens a seguir, você poderá ver uma casa que ainda precisa refinar alguns detalhes como terminar o seu jardim, mas que também pode realçar muitas de suas qualidades espaciais.

Que tal olhar um pouco mais de perto esta casa?

​Cada espaço com a sua hierarquia

À primeira vista você já pode descrever esta casa com apenas uma olhada, já que a hierarquia dos espaços é evidente. A ideia de criar os telhados em diferentes níveis faz com que a casa tenha seus ambientes bem divididos até para quem olha pelo lado de fora. O fato dos telhados serem em declive é também algo perfeito para evitar o acumulo de água. Por conta da idade dos moradores, era preciso que a casa fosse construída em apenas um nível.

​Conexão direta entre a garagem e a entrada da casa

A entrada é muito simples, mas agradável. Uma pequena cobertura protege este espaço da chuva e do sol e integra o acesso à garagem com a porta da frente, o que torna a chegada ainda mais prática. A geometria do telhado reflete uma escala menor em relação aos outros espaços.

​A relação entre os espaços

A maneira como os arquitetos articulam geometricamente os espaços é que torna evidente a hierarquia entre eles. No centro está localizado o volume correspondente à área social da casa. Ele tem um destaque maior em relação a outros espaços, que são áreas mais íntimas, e apresentam uma escala menor.

O seu orçamento também está pequeno? Veja como decorar sua casa gastando pouco.

Luz em abundância

O espaço interior, mesmo sem mobília, mostra como o formato dos telhados gera uma linda entrada longitudinal de luz, e com as janelas, compõe uma grande sala de estar. No que diz respeito às cores, a decoração tende ao monocromático e usa o branco para as paredes, o preto nas esquadrias das janelas e o piso cinza que traz sobriedade ao ambiente.

​Para entender melhor a arquitetura da casa

O layout da casa é muito bem definido. Eles conseguiram salvar uma grande área ao evitar os longos corredores que geram cantos residuais e realizam pequenas intervenções nos acessos. A sala é o núcleo da casa e um verdadeiro espaço social e a posição dela mantém a privacidade dos quartos.

Feita para uma família

Nesta foto podemos ver a diferenciação volumétrica de seus usos. O espaço social, que é a área de maior atividade, está conectado com as atividades domésticas comuns como cozinhar. Nas laterais estão a garagem e a lavandaria—as duas áreas estão vinculadas à parte externa da residência. Este esquema de casa simples, mas muito bem distribuída, demonstra que não é preciso dispor de uma infinidade de metros quadrados para  construir uma casa perfeita para uma família.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!