Tapetes de quarto de que vai gostar

Agata Alencoao Agata Alencoao
Casa em Cabeça Santa (Penafiel, Portugal), NORMA | Nova Arquitectura em Madeira (New Architecture in Wood) NORMA | Nova Arquitectura em Madeira (New Architecture in Wood) Rustic style bedroom Solid Wood Multicolored
Loading admin actions …

Para criarmos um ambiente de conforto e bem estar em qualquer que seja a divisão, há um truque muito simples que saberá com certeza, o uso de um tapete. Os tapetes são o tipo de peça que conferem vida a qualquer divisão onde estejam, num corredor, numa sala ou num quarto, não há como falhar.

Por estarmos tão conscientes da diferença que faz, em qualquer divisão, decidimos escrever este artigo sobre tapetes de quarto. É raro o quarto que não tenha tapete e a razão é muito simples, sair da cama e pisar uma superfície quente é totalmente diferente de pôr os pés directamente no chão. Para além do lado do conforto há também o lado decorativo, um tapete bem escolhido faz toda a diferença, bem sabemos.

Se está a pensar comprar ou mudar o tapete do seu quarto então dedique um pouco do seu tempo a ler este artigo, as sugestões que temos para lhe dar irão com certeza levá-lo para um mundo de conforto. Comecemos então!

Formas geométricas

As formas geométrica são um padrão muito popular no universo dos tapetes e a razão está à vista, se olharmos para este quarto uma das primeiras coisas que nos chama a atenção é certamente o tapete. As formas geométricas podem dar muito a ganhar a um quarto nomeadamente pelo movimento que criam ,que acaba por conferir ao espaço muita dinâmica. Quanto a nós o exemplo que lhe damos é precioso. Um quarto que joga apenas com o preto e o branco—o que poderia incorrer no risco de se tornar um pouco aborrecido!—e a decoração do mesmo surge fabulosa, de um extremo bom gosto e elegância, até mesmo a forma como está colocado o tapete no chão é diferente e bem conseguida.

Explosão de vermelho

Começamos com o exemplo mais colorido de todo o artigo! Tudo neste quarto é de cores vivas e garridas. A vibração da cor que sentimos ao olhar para a fotografia começa precisamente no tapete que para além de exibir em todo o seu esplendor a cor vermelha, ainda exibe uns círculos coloridos. Compreendemos que não seja uma escolha que toda a gente faça—a imponência das cores é de facto exacerbante—contudo, serve este exemplo para lhe mostrar a imensa diferença que um tapete pode fazer num quarto de dormir, concordará, quando lhe dizemos que este quarto sem este tapete, não seria a mesma coisa.

Em branco

Um tapete branco é uma escolha clássica para a decoração do seu quarto, que precisamente por ser clássica, dificilmente falhará. No contexto deste quarto  a verdade é que vários tapetes se adaptariam uma vez que a decoração é muito simples e não recorre a cores que se imponham demasiado. Ainda assim o branco é a escolha segura que como referimos, resulta sempre. Já todos sabemos das potencialidades que esta cor tem!

Tapetes de arraiolos

Mostramos-lhe agora o nosso tão famoso tapete de arraiolos, por esta é que não esperava conte-nos lá? É verdade, não quisemos deixar passar a oportunidade de trazer para o nosso artigo uma parte tão importante da nossa tradição portuguesa. A questão é que um tapete de arraiolos ficará sempre bem, onde quer que seja colocado, a beleza dos padrões que estes tapetes exibem dificilmente é destronada—então se tivermos a noção do trabalho que cada uma destas peças dá!—e facilmente é conjugada com um tipo de decoração que penda mais para o clássico do que para o moderno. Da forma como é usado no exemplo que lhe apresentamos, fica sem dúvida muitíssimo bem. Se prefere um tipo de decoração mais simples para o seu quarto, aposte num tapete desta envergadura.

Estilo clássico

O exemplo que agora temos para si insere-se num tipo de decoração totalmente clássica a puxar para o imponente. Aqui regressamos ao vermelho mas como pode ver este exemplo nada tem que ver com o primeiro que lhe demos, nem a percepção da cor é a mesma, e a razão é muito simples, este é um tipo de decoração quase barroca—vamos chamar-lhe assim!—em que todas as peças têm uma presença muito demarcada. No caso dos tapetes de quarto o padrão é facilmente tido como pertencente a uma linha nada moderna. Para quem é apreciador de um estilo decorativo mais neste género, acreditamos que este seja um bom exemplo pelo qual se possa guiar.

Ultra contemporâneo

Porque aqui na homify gostamos de ser controversos—à nossa maneira!—passamos agora para um efeito totalmente diferente e ultra contemporâneo. Se o exemplo anterior exibia muitos elementos num espaço só, o exemplo de agora é bastante mais contido. Indo directamente para o tapete de quarto, em apenas dois segundos percebemos que ele é  apenas, uma superfície negra que serve de apoio à área envolvente da cama. A jogar com diversos tons de cinzento é no tapete, enquanto objecto decorativo, que todos os elementos acabam por ganhar coesão.

Tapetes bordados

S's HOUSE, dwarf dwarf Scandinavian style bedroom

Voltando a um padrão mais dinâmico, temos mais um exemplo muito diferente de todos os que lhe temos mostrado até aqui. Um tapete  com motivos florais bordados. Este é um exemplo bem fora do vulgar, que na nossa opinião, não só é belíssimo, como vai ser com certeza a figura principal do seu quarto. Como pode ver, ao nível da decoração não existem assim tantos elementos e no entanto, este quarto não poderia ter um ar mais simpático e acolhedor.

Sempre o minimamlismo

Acho que já todos chegamos à conclusão que nos dias que correm é impossível falar de decoração a um nível abrangente sem que tenhamos obrigatoriamente que passar pelo minimalismo. Neste artigo somos chegados a esse momento. Um quarto muitíssimo simples onde preto e branco são as cores que vemos e onde um tapete de quarto, também ele branco—mas com a particularidade de exibir uma textura—acaba por tornar o espaço mais quente, mais cosy.

A condizer

Este é exemplo serve especialmente para lhe mostrar como uma colcha e um tapete de quarto a condizer são suficientes para fazer a decoração de um espaço destes. A cor principal é o lilás  que empresta ao tapete o seu tom e o mistura com outros, num padrão divertido e dinâmico. Muito simples e eficaz!

Conjunto de tapetes

A terminar mostramos-lhe um conjunto de tapetes felpudos que envolvem a cama e garantem que não saímos dela, a ter que tocar com as pontas dos pés no chão. Se gosta realmente de tapetes de quarto e estes lhe transmitem uma sensação de conforto, opte por escolher um tipo de tapete que se adeque à decoração do seu quarto e use e abuse deles, o resultado está à vista!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine