15 escadas lindas com degraus flutuantes

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

15 escadas lindas com degraus flutuantes

Nicole Nunes—homify Nicole Nunes—homify
 Corridor & hallway by BANG arquitectura,
Loading admin actions …

A variedade que temos para desenhos de escada é verdadeiramente fabulosa, mas existe um modelo que vem ganhando popularidade graças a sua inovadora forma—a com degraus flutuantes, fixados apenas à parede.

Quando caminhamos sobre cada degrau parecemos flutuar devido justamente a seu design, que se parece sustentar a si mesmo. Na verdade, os degraus têm apenas um ponto de apoio, que geralmente se encontra disfarçado, fazendo com que cada patamar pareça suspenso apenas esperando que caminhemos sobre os mesmo.

Quer conhecer as qualidades deste tipo de escada e se inspirar? Então nos acompanhe nesta leitura. Os 15 benefícios das escadas flutuantes feitas pelos nossos profissionais arquitetos!

1. Adaptam-se a cada espaço e são majestosas

As escada que parecem flutuar e que agora são protagonistas deste livro de idéias, necessitam apenas um ponto de apoio em um de seus extremos para garantir a solidez necessária e disfarça-la o suficiente para passar despercebida. Por isso, são perfeitas para áreas difíceis de projetar, como esquinas, e assim eliminam a possibilidade de que pareçam áreas abandonadas, sem decoração, uso e interesse. 

2. De vidro para espaços elegantes

Nos demais estilos de escadas pode ser complicado alcançar os alinhamentos que se adequem a área onde está alocada, devido a sua estrutura que já vem inclusa e fazer-la tão exata às dimensões disponíveis, parece fácil mas não é. Por outro lado, com as escadas de degraus flutuantes pode-se seguir ao pé da letra a forma do local, pois cada degrau da escada se sustenta.

3. Ideal para espaços reduzidos

As escadas de estilo tradicional, ou seja, aquelas que tem suporte e guardacorpos em ambos os lados, por conta de sua forma e estrutura, necessitam de um espaço considerável, aspectos que a fazem mais complicadas de se adequar em espaços reduzidos. Para isso, as escadas flutuantes são uma boa alternativa, pois a estrutura se constitui com a parede e até o guarda corpo de um dos lados pode ser eliminado—com as medidas de segurança necessárias.

4. Semi flutuante ao jardim

Outro formidável benefício que temos em nossas mãos ao optar pelos patamares que simulam flutuar, é a possibilidade de criar desenhos peculiares, claro que não significa que os outros estilos de escada não tenham tal qualidade; o que queremos enfatizar é que dado ao fato de que cada patamar parece se auto sustentar, a aparência visual é muito mais interessante.

5. Degraus flutuantes de metal

Lembrando que simplicidade não é o mesmo que monotonia, assim que não tenha medo de apelar para tal estilo que torna cada degrau independente, pois asseguramos que o design obtido não será sem graça, mas cheio de personalidade.

6. Como uma linha desenhada flutuando sobre a parede

Provavelmente você já ouviu dizer que o comprimento e altura de cada patamar, e logo da escada como um todo, tem relação direta com sua solidez, o que é verdade, já que sem tais relações a escada poderia colapsar. O plus que as escadas com degraus soltos nos dá é que praticamente não há estrutura, pois a mesma acontece graças a parede na qual está apoiada. Assim fica a possibilidade de inovar em forma e tamanho de cada degrau. 

7. De concreto

Com este sétimo ponto não queremos dizer que este tipo de escada está proibido para casas com crianças, mas queremos deixar claro a necessidade de prever uma proteção precisa em seus extremos, caso contrário pode ser perigosa para os pequenos. Assim, que tais escadas são um elemento perfeito para que não tem filhos, porém não precisa ser descartada para quem tem, desde que as medidas de segurança sejam consideradas.

8. Traz um toque de modernidade

Em relação a sua aparência, não podemos deixar de mencionar que seu design no qual cada degrau parece ser independente e sólido, quase sem suporte, é excelente para dar um toque moderno necessário em qualquer lar independente de seu estilo. Para adequar a escada ao ambiente, apenas pode-se variar seus materiais e acabamentos. 

9. Capacidade para incluir múltiplos materiais

Por mais que se acredite que pelos patamares deste tipo de escada terem apenas um suporte, seja necessário usar matérias maciços como aço, metal ou madeira, mas a verdade é que não é bem assim; desde que a escada seja calculada corretamente, pode-se utilizar diferentes materiais como vidro e pedra.

10. Não deixa a segurança de lado

Como já mencionamos, seu design é muito mais simples graças a aparente ausência de estrutura e proteções chamativas. Mas vale lembrar que isso não significa que não haja segurança para seus usuários. Mesmo que discretas, as proteções devem existir. Veja como este exemplo de corrimão é eficaz e discreto.

11. Sem divisão de espaços

Outra ótima vantagem de tais escadas é que podem, sem problemas, funcionar sem corrimãos desde que tenha uma parede na qual seu usuário pode se apoiar. Tal aspecto, deixa livre toda a área a sua volta já que não há a necessidade de construir paredes para a sustentar.

12. Guardacorpo quase imperceptível

Já que falamos em seguranças nestas escadas, vale destacar que também há a alternativa de utilizar guardacorpos em vidro, assim seu desenho não muda visualmente e sua escada ficará ainda mais interessante. 

13. Ideal para exteriores

Quando temos um belo jardim, com um desenho perfeito e muito bem cuidado, preferimos ter todas as escadas dentro de casa, para que não roubem a cena. No entanto, tente utilizar uma escada flutuantes e verá que se mescla perfeitamente com o entorno, tenha em mente que sua estrutura é delicada e discreta. 

14. Com discrição a cima de tudo

O fato de que cada um de seus patamares necessitam apenas de um ponto de apoio, permite que sua forma, tamanho e acomodação sejam muito mais discretos, o que ajuda a ser colocada até em pequenos espaços ou nos que se quer mostrar o mais livre possível. Confira! 

15. Permite que se enfatize sua forma

Encerramos com um benefício que nos faz desfrutar de sua forma mesmo sem ser de fato uma escada flutuante. O truque está em criar uma estrutura de cimento ou concreto e fecha-lo com um material diferente, para que pareça que nada esteja abaixo. Garantimos que parecerá com que os degraus flutuem!

E para ganhar ainda mais ideias para sua escada, confira mais dicas!

 Houses by Casas inHAUS,

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!