Decoração de estilo moderno

Daniela Alves Daniela Alves
Una Residencia Minimalista y Moderna con una gran Piscina, DUE Architecture & Design DUE Architecture & Design Modern Bedroom
Loading admin actions …

É um conceito amplamente usado e uma estética que serve muitas vezes de tela para outras influências e estilos. Mas afinal o que define o estilo e a decoração modernos? Em poucas palavras: a elegância, a sofisticação, a funcionalidade, a harmonia. Numa recusa completa da ornamentação e do acessório, no cenário moderno o espaço desempenha um papel importantíssimo e o mobiliário define estrategicamente e de forma muito inteligente o mapa das divisões.

Os ambientes modernos são clean e organizados, privilegiam as cores neutras — por vezes com algumas introduções cromáticas contrastantes. A decorá-los a simplicidade dos móveis de traços futuristas, onde prevalecem as linhas rectas e as silhuetas elegantes. Nos pisos, a madeira, a pedra ou betão polidos são os mais comuns e, nas paredes, um domínio quase absoluto do branco.

Hoje reunimos um catálogo de atmosferas modernas, adaptados às várias divisões da casa pelos nossos especialistas Homify.

Neutralidade

Um estilo que privilegia uma paleta de cores neutras, como o cinza, o branco, o bege, por vezes pontuadas por cores um pouco mais fortes, como o preto, e que rejeita os padrões excessivos. No estilo moderno valorizam-se a  sobriedade e a elegância, adjectivos que quando materializados deixam pouco espaço para o acessório. Esta sala cumpre lindamente os requisitos. No seu coração, a definir o espaço de estar, o enorme sofá, monocromático, de linhas rectas.

Sofisticação

Nesta sala reina a sofisticação e predomina a modernidade. Destaque para o piso em madeira — próprio do estilo moderno e para o tapete, no tom cinzento, outra cor muito comum. Em oposição à mesa e ao restante mobiliário mais austero, de linhas direitas, as cadeiras escolhidas introduzem outro desenhos. Linhas curvilíneas e até arrojadas que criam um ambiente confortável, sem ser excessivo, ou sem cruzar as fronteiras do conceito de estilo moderno.

O branco

O branco é a cor preferida deste estilo. Este quarto harmonioso rima claramente com o conceito de modernidade e é  um excelente aproveitamento de espaço numa divisão. Sublinhe-se ainda outra característica que normalmente associamos à decoração moderna: estruturas em bloco, prateleiras e armários embutidos a proporcionar arrumação e, mais uma vez, a poupar espaço. Uma opção muito aplicada também em salas de estar, onde os móveis de TV ou aparadores, normalmente monocromáticos, servem de apoio aos equipamentos ao mesmo tempo que permitem armazenar tudo o que não queremos à vista, abrindo o espaço.

Amplitude

Área de acção de sobra é outra característica do estilo moderno, consequência aliás da sua essência simplista. As regras modernam mandam limitar a quantidade de móveis, criando liberdade de movimentos. Aqui, a noção de espaço é também criada pelas paredes, rasgadas com enormes janelas, abrindo-se para o exterior.

Design

O design de produto é outro habitué do estilo moderno. Esta Alpha Chair foi desenhada por Felix Schwake para a Rechteck Designmöbel e é uma presença marcante em qualquer divisão. Uma peça que apesar de bastante arrojada não perturba a ordem visual estabelecida. Antes, dá-lhe carácter.

Espaço

Se a sua casa é moderna, a tendência é que o estilo se espalhe pelas restantes divisões da sua habitação. O quarto das crianças conjuga-se na perfeição com este estilo e pode ser uma solução inteligente também para casas com pouco espaço.

Iluminação

A iluminação é algo importantíssimo na decoração de estilo moderno e os candeeiros são por vezes autênticas obras de design. A luz desta sala foi toda ela pensada e concebida pelo estúdio Bolz Licht & Design GmbH. A par do magnífico candeeiro que ilumina a mesa de jantar, destacamos os focos de luz cuidadosamente instalados em zonas estratégicas na sala de estar. Detalhes cheios de luz, que criam um ambiente confortável, sem comprometer o estilo moderno. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine