19 armários e closets ideais para espaços pequenos

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

19 armários e closets ideais para espaços pequenos

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Minimalist dressing room by Pia Estudi Minimalist
Loading admin actions …

Contar com um espaço para guardar a roupa e os acessórios de forma prática é, sem dúvida, um ponto a favor da nossa casa e, já agora, do nosso bom humor. A roupa merece ser bem tratada: cada coisa no seu sítio, na sua gaveta, num compartimento, no cabide adequado. Porém, nem sempre há espaço suficiente. O que fazer quando isso acontece? 

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos algumas soluções de roupeiros e closets para espaços pequenos. Prepare-se para anotar as inúmeras sugestões que lhe vamos dar em termos de design, de estilo e de modernidade. 

Acompanhe-nos. 

5. Roupeiro in situ

Na imagem, temos um roupeiro que partilha o mesmo ambiente do quarto. Neste caso, foi também feito à medida por devia adaptar-se às formas da casa com o telhado inclinado e às paredes mais baixas. O trabalho foi bem sucedido e a clarabóia traz um generoso fluxo de luz natural, tornando o espaço mais bonito e funcional.

1. Tipo camarim

Divino este closet que inclui um toucador moderno com espelhos de luzes tal como usam os artistas. O espaço revela puro bom gosto. As estantes com cestos em vime mantêm tudo organizado e os cabides todos iguais mantêm harmonia visual. 

2. À medida

Uma opção muito boa quando há pouco espaço é fazer um roupeiro à medida. Isto ajudá-lo-á, também, a planear todo o quarto e a pensar na distribuição exacta dos móveis. Um conselho: quando um espaço é pequeno, aproveite-o na vertical.

3. Roupeiro multifuncional

No caso de ter um estúdio com ambiente aberto, tire partido do seu roupeiro para fazer dele uma peça de relevo dentro do espaço. Escolha um armário multifuncional com um design discreto e talvez com uma cor idêntica à da parede para ficar mais dissimulado. Se for espelhado, tanto melhor, pois os espelhos ajudam a ampliar os espaços.

4. Organização máxima

Na imagem acima, vemos um roupeiro com um estilo mais masculino, de tonalidades mais sóbrias e escuras e estruturado de forma a cumprir os requisitos de pessoas muito meticulosas. Este sistema de organização tira o máximo partido de cada centímetro disponível.

6. Roupeiro embutido

Os roupeiros embutidos aproveitam como poucos o espaço reduzido, adaptando-se a qualquer recanto que tenha em casa: um vão de escada, um corredor entre os quartos, entre outros. É muito útil para, por exemplo, guardar roupa de outra estação.

7. Resolver usando um espaço mínimo

Hoje em dia, são muitos os apartamentos tipo estúdio e com poucos metros quadrados. Isto acontece sobretudo nos grandes centros urbanos onde convivem executivos, profissionais e estudantes. Na fotografia acima, mostramos-lhe uma forma prática de resolver a escassez de espaço, sem se perder a flexibilidade.

8. Invisíveis

Uma tendência forte no que toca ao mobiliário actual são as portas minimalistas para zonas de arrumos. Estas portas, quando fechadas, parecem meros painéis decorativos, pois não têm puxadores.

9. Aproveitar paredes

Nunca deixe de alimentar a sua criatividade, muito menos na hora de decorar a sua casa. Veja que bem que ficam os puxadores usados nas paredes. Sim, foi isso mesmo que leu. Pode comprar puxadores de gavetas e colocá-los na parede para os usar como cabides. 

10. Integrados

Por que não ter o armário na sala de estar? Pode-se fazer isso com discrição, escolhendo um modelo nas mesmas cores da sala. Simples e genial.

11. Luzes e cor

O espaço para se vestir deve ter sempre um espelho e uma boa luz. Alguns roupeiros vêm com luzes incorporadas de forma muito original.

12. Retráctil

Pensava que já tinha visto tudo? Ainda não. Os roupeiros com varões retrácteis são geniais para conseguirmos arrumar e retirar melhor à roupa. Uma solução muito prática que se adapta a vários tipos de armários. 

13. Texturas

O que lhe parece a ideia de personalizar o seu roupeiro com um painel autocolante como o que vemos na fotografia? Pode dar uma textura ao seu armário com stencils, acrílicos, estampados ou pátina. Dica: a geometria nunca passa de moda. 

14. Aproveitar até ao último recanto

Se tem pouco espaço, não desperdice nem um centímetro da sua casa. Pelo contrário, dê-lhe utilidade. Este roupeiro, por exemplo, surge ao lado de uma escadaria, num espaço que, muitas pessoas teriam deixado vazio.

15. Design feminino e elegante

Aproveite o seu espaço sem renunciar ao estilo. Veja como neste pequeno recanto se fez uso das cores e das luzes para se criar um ambiente de pura feminilidade e romance.

16. Adaptação total

Não desespere se o seu espaço for irregular. Com um armário embutido, conseguirá aproveitar todo a área que tem disponível.

17. Adeus, portas!

Em vez das portas, pode usar cortinas. Espessas, finas, semitransparentes, com ou sem padrão. Não há limites no que ao estilo diz respeito. Esta é uma excelente opção para quartos pequenos pois as cortinas, ao contrário das portas, não abrem nem para a frente, nem para trás. Para além disso, é esteticamente muito agradável. 

18. Complementos

Se já tem um roupeiro, mas é cada vez mais pequeno para servir as suas necessidades, expanda-o por via de um camiseiro, cómoda ou estantes. A ideia é que partilhem do mesmo estilo para que o conjunto fique harmonioso. Use um espelho para unificar as diferentes peças.

19. Básico sobre o neutro

O branco fica sempre bem e pode criar profundidade no seu espaço, recorrendo a diferentes tonalidades de branco como o off-white, madrepérola, branco cisne, entre outros. 

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!