6 fachadas pequenas, mas impressionantes! | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

6 fachadas pequenas, mas impressionantes!

Luciana P Luciana P
modern  by Módulo 3 arquitectura, Modern
Loading admin actions …

Ter uma casa de frente pequena pode dar uma sensação de limitação na hora de pensarmos em uma fachada bonita e apresentável. Mas apenas poucos metros são suficientes para criar uma fachada de estética impecável, que chame boa atenção e, ainda por cima, que se mantenha original.

Uma frente pequena e chamativa pode esconder grandes surpresas por trás. Inclusive garante um desafio especial de criatividade, quando precisamos traduzir nossa personalidade em uma área compacta, dosando cada elemento. Esta é a hora de buscar alternativas pouco habituais, ousar nos materiais e ideias e, principalmente, buscar pelo apoio de profissionais qualificados. 

Com estes passos, será possível conquistar uma fachada única, que vai além do óbvio e busca por um design interessante e receptivo. Brilhe com estilo, inspirando-se nestas 6 fachadas pequenas que separamos nesse livro de ideias!

1. Simples mas encantadora!

Começamos com uma fachada comum, mas que não se privou de nenhum encanto.

Com um estilo clássico e poucos metros de frente, esta casa recebeu uma fachada estilosa e detalhes que adicionam valor ao conjunto. A parede de tijolinhos aparentes com pintura branca é um grande acerto para pequenos espaços. E funcionou muito bem com sua estética monocromática, onde os detalhes dos revestimentos não se perdem e combinam perfeitamente com a cor natural da madeira.

Podemos apreciar a grande iluminação que esta fachada recebe, que foi aproveitada ao máximo graças às janelas amplas e aberturas em vidro. Algumas plantinhas e uma caixa de correio são os poucos elementos adicionados para trazer ainda mais harmonia. Gostaria de viver aqui?

2. Em poucos metros, muita atenção!

Unique Side Extension with Kitchen and Bedroom / Office Space: Wellesley Avenue, Hammersmith Modern Houses by Affleck Property Services Modern
Affleck Property Services

Unique Side Extension with Kitchen and Bedroom / Office Space: Wellesley Avenue, Hammersmith

Affleck Property Services

E agora conhecemos uma casa realmente compacta, mas com grandes surpresas. À primeira vista, podemos apreciar como, apesar de seu tamanho, a fachada se destaca em meio às outras construções vizinhas. Isso devido ao seus materiais e cores, em uma fachada que não passa despercebida. 

Uma fachada de madeira sempre chama a atenção e, nesse caso, combina perfeitamente com o branco. A fachada possui também diferentes profundidas, com a planta térrea maior que a do segundo andar. Desta forma, adquiriu-se leveza e aproveitamento da luz solar. Vamos ver mais de perto?

E quando somos convidados a entrar…

Side extension build in timber frame Modern Houses by Affleck Property Services Modern
Affleck Property Services

Side extension build in timber frame

Affleck Property Services

Quando abrimos as portas desta casa engenhosa, encontramos uma fachada de madeira, com grandes janelas. Trabalhou uma forma inteligente de proteger a privacidade, onde se construiu um muro que pudesse bloquear o visual a partir da rua. Como dissemos, o andar de cima tem sua fachada distanciada, para trazer ainda mais privacidade, profundidade e aproveitar a luz natural. 

Sem dúvida, esta casa foi construída não só para a comodidade dos moradores, mas também se pensou em uma estética de quebra dos padrões clássico. Assim, foi possível alcançar um estilo moderno e acolhedor. Uma ótima ideia para uma fachada em um terreno tão estreito, pois uma casa não precisa de muito para brilhar.  

3. Uma casa que não precisa de muito para brilhar

Facade Renovation / Repairing Cracks Rustic style house by RenoBuild Algarve Rustic
RenoBuild Algarve

Facade Renovation / Repairing Cracks

RenoBuild Algarve

Nessa casa, podemos ver como a simplicidade se apoderou da fachada. Trata-se de um grande retângulo em tonalidade clara, rodeado por revestimento em pedras. 

A pedra é um recurso amplamente utilizado em fachadas, especialmente em estilos como este em que a simplicidade é uma das características principais. Ela oferece textura e destaca as paredes, podendo ser adicionada em detalhes ou paredes completas. É um recurso que convêm tanto para diferenciar o estilo, como para trazer durabilidade e resistência à fachada. Esta pequena fachada combina delicadeza e rusticidade em um acerto pontual para completar o visual das paredes lisas.

4. Altura e elegância

Uma fachada que parece verticalmente infinita, com uma base estreita, foi trazida à luz através da invenção dos arquitetos da Kentaro Maeda. Eles se empenharam em criar a melhor e mais leve aparência para uma casa com uma pequena área de frente. 

Seu protagonismo se manifesta de cima para baixo, onde as grandes janelas imperam. Elas permitem a entrada ampla de luminosidade, sem revelar nada dos interiores da casa. O grande retângulo vertical da estrutura resguarda a entrada, uma porta simples com o refúgio necessário para quem chega. 

O cinza claro foi capaz de trazer elegância e minimalismo ao conjunto. A conquista desse resultado harmonioso deve-se, principalmente, à dosagem de elementos e aposta na suavidade e racionalidade. 

5. Uma fachada pequena, mas completa!

Mais uma vez encontramos uma fachada que brinca com os volumes e, nesse caso, também com a funcionalidade. Esta fachada com uma frente pequena reúne ideias criativas para a entrada e para a garagem.

Se tivéssemos que dividir essa fachada, poderíamos fazê-lo em três partes. Em primeiro lugar, no bloco superior que se sobressai, demoramos nossa atenção desde o primeiro momento, mostrando uma linda combinação de parede branca e madeira. Ele não possui janelas e traz um excelente jogo de dinamismo e dimensões. A segunda parte é a garagem, que aproveita uma parte da fachada para se abrigar. A melhor solução para unir estética e funcionalidade, dando conta do caminho que conduz à entrada da casa. 

A última parte é a porta de entrada, deslocada para a extremidade. Traz tons de bege e um estilo simples e acolhedor, intrigando-nos sobre o que pode haver por dentro. 

6. Uma estranha harmonia

Nossa última fachada também apresenta uma arquitetura estreita, ainda que traga um estilo bastante original. Suas faces se orientam diferentemente entre si, contradizendo a direção da rua. Certamente, seu objetivo era de se aproveitar ao máximo as correntes de ar e a luz do sol. Isto se converteu em uma fachada única, com um volume superior que mostra sua extremidade projetada para frente. 

Esta fachada tem sua entrada totalmente envidraçada, o que gera um contraste interessante com o restante da fachada, de volumetria sólida e poucas janelas. 

Uma fachada que nos chama a atenção, mas ao mesmo tempo que nos encanta por sua graça, dinamismo e harmonia que apresenta entre os contrastes de branco e o verde das plantas.

Descubra mais fachadas interessantes:

8 desenhos de fachadas sensacionais!

Antes e depois: 5 fachadas – 5 transformações incríveis!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!