Moradia unifamiliar ideal para quem não gosta de viver em apartamentos

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
RESIDÊNCIA, Vettori Arquitetura Vettori Arquitetura Modern Terrace
Loading admin actions …

Há pessoas que não se adaptam a apartamentos. São pessoas que precisam do contacto com a terra, de espaços amplos para cultivar um jardim ou apanhar banhos de sol. Só uma casa com áreas livres e abertas pode oferecer estes dois prazeres da vida.

Hoje, a homify mostra-lhe uma casa simples, mas plena de aconchego e de funcionalidade com amplas áreas livres. Cada recanto do jardim é ocupado por alguma vegetação de aspecto exuberante. A moradia, localizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, foi projectada pelo estúdio Vettori Arquitetura que projectou com linhas simples e elementos tradicionais um edifício elegante, prático e acolhedor que evidencia a simplicidade e o estilo tradicional. 

A posição da casa no terreno libertou espaço para a criação de um jardim convidativo e exuberante que serve como área de descanso e de lazer. Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta casa simples e aconchegante? 

Então, veja as imagens.

A fachada

Elementos curvos, como as marquises sinuosas e os caminhos enviesados, contrastam com as linhas rectas do edifício. 

A fachada traseira da residência evidencia a implantação inusitada do imóvel. A casa foi implantada no terreno de forma oblíqua em relação à divisa do lote. Esta solução, de girar o plano da residência, resultou na criação de uma área livre e aberta e permitiu uma maior exposição da fachada à incidência da luz natural. Tal como na parte frontal da residência, na parte traseira, o paisagismo criou um espaço amplo, convidativo e exuberante, para o qual os espaços sociais se abrem e se integram. O jardim posterior é um espaço de descanso e de contemplação, servindo como área de lazer dos moradores.

Fachada principal

A fachada principal da casa é marcada pelos elementos tradicionais como o telhado inclinado de telhas cerâmicas, pela marquise de forma curva que protege a entrada principal, pela garagem ampla de linhas rectas e pelo jardim frontal exuberante com diversas espécies de vegetação que dão um toque gracioso e um carácter convidativo ao edifício. As superfícies exteriores combinam as cores cinza e branco que oferecem personalidade e elegância ao edifício.    

Sala de estar

Hora de desvendar o interior da residência. A área social acomoda a sala de estar e a sala de jantar, ambientes integrados que estimulam a convivência e contribuem para a difusão da luz natural. O piso de porcelanato, na cor branca, dialoga com as superfícies brancas das paredes e empresta elegância e funcionalidade ao ambiente. A sala de jantar é composta por uma mesa de jantar de estilo clássico, por cadeiras com estofos brancos e por um pendente metálico que dá um toque de requinte e de charme ao ambiente.

sala de estar conta com uma estante de madeira feita à medida com nichos abertos que servem para expor objectos decorativos e retratos da família. As duas poltronas com estampas florais, na cor azul, e um tapete com riscas coloridas dão toques de cor e de personalidade ao espaço.

Cozinha

O projecto de interiores procurou funcionalidade e a qualidade dos materiais nos acabamentos. Na cozinha, o piso porcelanato dialoga com as superfícies brancas das paredes e com os armários planeados construídos em madeira. A cozinha propicia tudo que é necessário para um quotidiano prático e simples. O espaço está organizado em forma de ’U’. O granito que reveste as bancadas dá um toque de elegância e de sofisticação ao ambiente que conta ainda com uma pequena sala de almoço.

Quarto

O quarto é o espaço dedicado ao descanso e à privacidade. O que é essencial num ambiente com esta função para que vejamos as nossas necessidades satisfeitas? Para quem prioriza apenas a sensação de conforto e de aconchego, materiais com um bom acabamento e móveis de qualidade são importantes para garantir o nosso bem-estar.

Neste quarto, o piso de madeira garante uma sensação de aconchego, as paredes na cor cinza proporcionam suavidade à atmosfera e o mobiliário é sólido e confortável. Não podia, claro, faltar a luz natural que limpa o ambiente e traz ânimo às pessoas. Os têxteis são sempre essenciais para levar cor aos espaços. Aqui, o verde oferece personalidade e vivacidade ao quarto. O espaço amplo, acomoda duas camas sem prejuízo da comodidade. 

Alpendre

alpendre é um elemento tradicional do programa de necessidades da arquitectura brasileira, aparecendo em casas dos mais variados estilos e padrões. Trata-se daquele espaço aberto, geralmente com vista para o jardim, e protegido por uma cobertura, que pode variar dependendo do estilo do edifício. Aqui, uma marquise de desenho sinuoso protege o espaço do alpendre cuja calçada segue o desenho da marquise de betão e permite a criação de um espaço aberto e integrado ao jardim que serve como uma extensão da área de convívio onde os moradores podem receber convidados e relaxar, contemplando a vista agradável para o jardim. O mobiliário simples, feito de uma estrutura metálica e fibras naturais, garante a funcionalidade do espaço e o conforto dos moradores.

Casa de banho

A casa de banho sobressai pelos revestimentos cerâmicos de cores predominantemente neutras. A área do chuveiro é revestida com pastilha branca a formar um desenho original. Os detalhes em azul dão um toque de cor e de personalidade ao ambiente. O lavatório conta com armários de madeira, uma bancada de granito preto, uma cuba de apoio redonda, na cor branca, e um amplo painel espelhado, que realça a elegância e a praticidade da divisão.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine